Pplware

Teste: Qual é o melhor Antivírus Gratuito

Qual será o melhor antivírus? Qual será, antes de mais, a pior ameaça que o computador enfrenta? Será a que está entre a cadeira e o ecrã?

Já muito se falou sobre o que melhor serve cada pessoa, até porque cada computador é um caso que não há nenhum outro no mundo igual, com as mesmas características e com o mesmo palco onde actua, é o maior desafio das empresas de segurança tentar servir milhões de milhões de máquinas todas elas com a sua idiossincrasia.

Já fizemos sondagens, já fizemos até sugestões sobre os melhores antivírus gratuitos e hoje vamos mais longe… respire fundo!

Este teste tem como objetivo testar o maior leque possível de antivírus gratuitos em diversas valências. Como tal foi feita uma pesquisa por antivírus gratuitos disponíveis no mercado, tendo-se, posteriormente, testado de forma individual numa máquina virtual.

Especificações

CPU – Intel core i5-3317U; 1.70 Ghz
RAM – 2 GB
DISCO – 24,8 GB
SO – Windows 7 SP1 Home Premium

 

Metodologia

O Windows 7 foi escolhido por ser ainda o sistema operativo mais utilizado, tendo sido actualizado por completo, seguidamente procedeu-se a um scan com o Hitmanpro para garantir que não existia malware presente que pudesse influenciar a detecção.

Todos os antivírus foram retirados dos sites oficiais, instalados de forma padrão, sem qualquer alteração e as suas bases de dados atualizadas. O teste teve início a 2 de Maio e término a 12 de Maio.

 

Objetivos

 

Antivírus em testes

 

Memória Usada

 

Teste Eicar – 8 amostras detectáveis

 

Tempo de Scan

Feita a infeção em tempo real, foi elaborado o gráfico abaixo, com as ameaças encontradas pelo Hitmanpro após scan completo do antivírus:

 

Taxa de detecção – pasta com 288 amostras

 

Considerações finais

A realização do teste foi muito interessante e permitiu um contacto com diferentes antivírus de partes opostas do mundo. Nenhum deles é perfeito, no entanto, há uns melhores que outros, alguns com fama e pouco proveito e vice-versa.

O combo Clamwin+Cam Sentinel é a ovelha negra do teste, não esperava outro resultado nas taxas de deteção que não o pior, é preciso saber dar o desconto pois trata-se de uma solução open-source sem os recursos de grandes empresas, apenas com alguns contributos limitados de voluntários ao longo dos tempos.

A prestação baixa do antivírus da Microsoft também não surpreende, há muito que a própria afirmou que existem outras alternativas melhores e não pretendia competir com as empresas já instaladas no mercado, sendo que o seu antivírus poderia ser visto como um complemento de segurança.

O Tiranium é uma solução indiana, embora pouco conhecida no ocidente, tem vindo a crescer com as suas prestações interessantes, apesar de ter pop ups de publicidade que aparecem fazendo lembrar as versões antigas do Avira free. Ainda não respeita os standards internacionais como é o caso do teste EICAR, no entanto mostra eficácia e leveza, surpreendeu! Ponto negativo vai para a sua interface, mas é uma questão de gostos.

O Qihoo apesar das últimas notícias mencionarem como poderia estar a influenciar os testes de comparativos antivírus internacionais, demonstrou uma taxa prestação interessante que rivaliza com antivírus ocidentais, apenas usando os seus motores originais, sem as opções de motores do Bitdefender e Avira ativados.

Por fim, a taxa de deteção não deve ser apenas o único ponto a ter-se em conta na escolha de um antivírus, é necessário verificar a sua performance tanto em tempo real a lidar com as ameaças como o seu consumo de recursos, procurando dessa forma uma solução flexível mas eficaz. Deixo ao leitor o poder da escolha, não pretendendo de forma alguma influenciar a mesma, espero que os resultados ajudem na decisão de escolha de uma boa solução.

Assim, para o leitor, qual é o melhor antivírus gratuito?

Exit mobile version