Pplware

Sodastream… testámos e adorámos o conceito

A tecnologia evolui até no conceito HORECA para dentro das nossas casas! Intrigado com o conceito HORECA? Basicamente é uma classificação para Hotelaria, Restauração e Cafetaria. Bom, mas então o que isso tem a ver com a nossa casa?

Agora tem tudo a ver, pois podemos ter nas nossas casas produtos que antes só nesses sítios eram possíveis produzir e consumir! Um bom exemplo disso é a Sodastream que permite gaseificar a nossa água e transformar essa mesma água lisa em água com gás… depois? Bom depois criamos o nosso refrigerante.

Testámos e adorámos o conceito Sodastream e é isso que vamos mostrar!

A marca pode-lhe parecer nova, provavelmente nunca ouviu falar, contudo, Sodastream está no mercado desde 1903. Claro que no meio de muitos colossos no que toca aos refrigerantes compostos, este conceito conseguiu impor-se como uma alternativa inovadora às tradicionais bebidas  gaseificadas de prateleira. O argumentário não poderia ser melhor.

Numa altura em que os refrigerantes tradicionais são apontados como altamente prejudiciais à saúde, estando directamente relacionados com a obesidade infantil e outros problemas de saúde, onde os açúcares são uma presença ameaçadora, este produto poderá levar o prazer da bebida gaseificada, os sabores igualmente refrescantes mas sem os exagerados corantes ou conservantes açucarados que prejudicam a saúde.

Tudo depende da sua escolha para adicionar à água com gás… até pode  escolher a tão tradicional limonada vinda directamente da fruteira.

 

Características

O equipamento que testamos foi a Sodastream Source Black que tem um preço de mercado de 129 euros. É fabricado num material plástico de excelentes acabamentos, existe em várias cores e traz 3 LEDs indicativos da carbonização da água.

 

Suporta garrafas de água de 1 litro de águas e de meio litro. O reservatório de CO2 está preparado para receber as garradas que gasificam até 60 litro de água. Há, contudo, outros modelos que suportam garrafas para maiores quantidades de gaseificação.

 

A máquina em si

É muito fácil de trabalhar. Depois de a retirar da caixa, colocar atrás a garrafa de COs, não precisa de ligar à electricidade, não precisa sequer de tirar uma formação de barman… tudo é muito intuitivo.

A garrafa de água usada terá sempre de ser a fornecida com a máquina, até porque tem a rigidez necessária à pressão exercida durante a operação de gaseificação. Depois não encha demais, tem lá a marca até onde deve colocar a água.

A seguir basta colocar no bocal da máquina que ao empurrar a garrafa contra a máquina, esta aperta o gargalo e segura-a na máquina. Esteja tranquilo que a garrafa não cai.

Vá, agora clique em cima da máquina, no frontal, até acender os LEDs, o barulho é normal e se quiser pouco gaseificada pare quando acenderem os primeiros LEDs, se quiser bem poderosa, então deixe chegar aos últimos LEDs e terá uma magnifica água com gás.

 

Sabores

Depois de ter a água já gaseificada (e nunca antes), escolha entre os muitos e deliciosos sabores disponíveis. Testamos vários, o nosso preferido foi a limonada, mas os outros, os dos frutos vermelhos são deliciosos também. Para os miúdos a Cola é dos mais requisitados e há ainda outros que vai querer ter sempre à mesa bem fresquinhos.

 

Dicas úteis para utilizar com qualidade

Há algumas dicas que são importantes. Uma delas é na lavagem da garrafa que permite fazer a gaseificação. Como esta não pode ir à máquina de lavar, também tenha cuidado com o levar a mesma à mão com detergentes que tenham abrilhantador, principalmente aqueles com algum tipo de produtos à base de cêras.

Uma garrafa macia irá fazer com que os CO2 facilmente se desprenda das paredes da garrafa e se perca pelo gargalo e o efeito de água gaseificada será efêmero, tal como acontece nos copos de imperial quando nos bares estes são lavados com produtos à base de abrilhantador, que deixam os copos macios no interior.

 

Outra dica é para nunca, em caso algum, gaseificar água com qualquer outro produto misturado, não junte os sabores antes de levar à Sodastream, será uma “explosão” que não vai gostar de ver. Não, não coloque cerveja “morta” para a ressuscitar, vimos casos que correu muito mal.

Use sempre e apenas água lisa, se possível fresca, resulta melhor para obter uma água com gás de muito boa qualidade. Depois, ao juntar os corantes de sabores, faça-o de forma a que escorram pelas paredes da garrafa, assim a mistura será suave e não irá resultar numa erupção de gás.

Exit mobile version