Pplware

Análise Overwatch (PC): um FPS que ainda dá que falar

Blizzard quando publica os seus jogos atira de imediato a fasquia para cima, ficando popularmente conhecida por produzir excelentes jogos de RPG e estratégia. Overwatch foi uma aposta no género de jogos FPS que, mais de um ano depois do seu lançamento, continua a dar que falar.

Inicialmente foram muitos aqueles que tiveram alguns receios, dividindo inclusivamente os fãs da marca, mas no final os resultados foram surpreendentes. Vamos conhecer melhor a versão PC?


Antes de avançar, gostaríamos de agradecer à SCDKey que nos ofereceu a chave PC deste jogo para testes. De momento existe um valor muito mais em conta apresentado pela SCDKey, se calhar vale a pena dar uma vista de olhos:

Logo no arranque, ainda com a apresentação da versão beta do Overwatch, estava o sucesso predestinado tendo atingindo a impressionante marca dos 9,7 milhões de jogadores em todo o Mundo. Sem dúvida que estamos perante um jogo simples de jogar, eficiente em todos os seus requisitos técnicos mostrando a tudo e a todos que este videojogo era uma excelente aposta de mercado. Foi possível agradar a gregos e troianos, fãs do género.

Criado para várias plataformas, como PC, PS4 e Xbox One, o jogador vai poder encontrar uma oferta de partidas em modo multiplayer com possibilidade de criar duas equipas com seis personagens. Mesmo à semelhança de outro título também famoso: o Team Fortress 2, é inegável a inspiração neste mesmo jogo.

Overwatch é completamente assente em modos competitivos online e as equipas se enfrentam em combates frenéticos, caóticos e por vezes bastante táticos, de modo a conseguirem conquistar os objetivos dos mapas, para alcançarem a vitória.

História

A história acontece num futuro fictício, onde a humanidade vivia pacificamente com os Omnics, uns robôs munidos de inteligência artificial, que serviam para melhorar a qualidade de vida das pessoas, fábricas e do mundo no geral.

Várias ocorrências levaram ao abandono, por parte dos humanos, destes robôs. No entanto, se os videojogos nos ensinaram alguma coisa, é que nunca se deve abandonar robôs, principalmente, os que possuem uma inteligência artificial que se desenvolve sozinha. Previsivelmente os Omnics revoltaram-se e incorreram numa ofensiva à humanidade, para contra-atacar, os humanos criaram uma equipa chamada Overwatch, que era formada por os melhores guerreiros do planeta.

Esta equipa conseguiu derrotar os Omnics e expandir-se globalmente, acabando por ser extinta anos depois, após várias acusações de abuso de poder. Os Omnics que restaram pós-guerra com os humanos, aproveitaram para fazer uma caça aos antigos membros da Overwatch e tentar novamente apoderar-se do planeta. E é aqui que os antigos heróis da Overwatch entram em ação, decididos a lutar pela humanidade uma vez mais.

Objectivos ou Modos Overwatch

Os objetivos de cada partida são vários. Entre eles estão incluídos o objetivo de proteger uma carga até o seu ponto de destino ou, por exemplo, conquistar ou defender determinados pontos do cenário (como o famoso modo Captura de Bandeira – “Capture the flag”), tradicionalmente conhecidos entre os FPS.

Apesar de não apresentarem aquela originalidade que seria de esperar, tais objetivos claros e simples tornam este videojogo atraente, mesmo para aqueles que não estão acostumados com o género. Por isso já sabem, pode ser jogado tanto por novatos como veteranos.

Este jogo não segue o tradicional mata-mata onde vence quem abater mais oponentes, criando assim uma dinâmica onde é preciso decidir – sozinho ou com a nossa equipa – uma tarefa que requer maior relevância dentro do combate, forçando assim grandes confrontos entre jogadores, sempre com um objetivo em comum.

Personagens Overwatch

O elenco de personagens é espantosamente diversificado. São 21 personagens ao todo e nenhum herói se assemelha a outro, cada um tem as suas armas, poder especial, habilidades e aparência, a Blizzard fez um excelente trabalho para garantir que cada um destes fosse útil no campo de batalha, dependendo obviamente da situação.

Os heróis estão divididos em quatro categorias: ofensivos, defensivos, tanks e suporte.O problema vai ser escolher uma vez que raro é encontrar personagens que tenham habilidades e/ou características similares. Este detalhe torna tudo mais desafiante e aliciante a escolha sobre qual delas se encaixará melhor dentro da estratégia da nossa equipa.

As personagens estão divididas em quatro classes básicas:

  1. Ofensivo,
  2. Defesa,
  3. Tanque,
  4. Suporte.

Detalhe de classes

Ofensivas – Grande parte das suas habilidades são direcionadas para o confronto direto. Esta classe é a mais indicada para a linha da frente do seu grupo. Geralmente são as personagens mais rápidas.

Defensivo – São personagens mais adequadas para a defesa de uma determinada área, possuindo habilidades que causam grande dano numa área de ação maior.

Tanque – Mais resistentes, maiores e devastadores, a sua principal função é aniquilar tudo ao seu redor. Alguns também possuem capacidades de defesa, mas devido ao seu tamanho são mais lentos que as restantes personagens.

Suporte – Tem como objetivo garantir a vida dos nossos aliados em combate, possuindo habilidades que envolvem a recuperação de energia, ressuscitação e melhorias provisórias.

Comparativo

A grande diferença de Overwatch para os outros FPS do mesmo estilo é a sua mecânica: é possível criar infinitas estratégias dentro de uma partida. O Overwatch consegue fazer com que cada uma das suas personagens tenha vantagens e desvantagens de forma a poder equilibrar o jogo. Muitas vezes as personagens de suporte, por exemplo, conseguem ser tão eficientes quanto as personagens ofensivos. O trabalho de equipa pode ser importante para tirar melhor proveito e os golpes especiais também contribuem muito para isso.

Na parte visual do jogo, a procura pelo realismo foi deixada de parte. Em vez de cenários e personagens similares ao que vemos no dia-a-dia, existe um ambiente mais virado para o desenho animado, com serviço à la carte de humor seja nos heróis ou nos vilões.

Tecnicamente podemos dizer que o jogo é fantástico! A qualidade de imagem é limpinha e a framerate mantêm-se estável nos 60fps, mesmo nos momentos mais intensos, não há absolutamente nada a apontar neste campo, é a qualidade que a Blizzard nos habituou. O matchmaking também é competente, sendo rápido a encontrar partidas qualquer que fosse o meu nível, existindo apenas por vezes uma grande discrepância no nível de jogadores encontrados.

Em resumo, não há duvida que o Overwatch é um jogo muito bem conseguido. A grande variedade de personagens, e as formas de interação entre jogadores, tornam-no uma experiência única. O seu ano de existência ainda atrai jogadores e com o preço a que pode ser adquirido ainda mais.

Recordo que já escrevemos sobre a SCDKEY e os resultados pelo seu bom serviço na obtenção de excelentes preços é fantástica para a comunidade. Não nos cansamos de agradecer esta licença que nos ofereceu sem pestanejar os olhos assim que a pedimos. Neste momento, e face às promoções, podemos recomendar uma visita à página de promoções onde irão poder encontrar outros títulos como Halo Wars 2 Xbox One Key Windows 10 GLOBAL – disponível por 15,29 euros, Gears Of War 4 Ultimate Edition XBOX LIVE Key – disponível por 15,29 euros ou mesmo o Windows 10 Global – disponível por 14,39 euros.

Exit mobile version