Pplware

LG G6 – Ainda vale a pena?

Recentemente, recebemos no Pplware o smartphone LG G6. Sendo um modelo que ainda não tínhamos tido oportunidade de analisar e já com quase um ano no mercado, impôs-se a questão, será que este smartphone ainda vale a pena?

Analisámos alguns aspetos, comparámos com o que de mais recente existe no mercado e tirámos as nossas conclusões.


LG G6 – As especificações

O LG G6 foi lançado em fevereiro de 2017 como um dos primeiros smartphones com ecrã infinito com proporção 18:9, uma tendência que acompanhou todo o ano que passou. Este ecrã tem 5,7 polegadas e ocupa assim uma área de 78,6% do painel frontal, em termos de resolução apresenta 1440 x 2880 píxeis.

No que respeita ao processador, a LG equipou-o com um Snapdragon 821 e com uma GPU Adreno 530. Vem com 4 GB de RAM e depois tem disponíveis versões de 32/64/128 GB. Atualmente, associamos estas características a um equipamento de gama média/alta.

Para a fotografia e vídeo, o G6 vem com uma câmara dupla na traseira de 13 MP, sendo que um dos sensores tem abertura f/1,8 e estabilização ótica de imagem e o outro sensor, com tem uma abertura f/2,4. A câmara frontal é de 5 MP com abertura f/2,2.

Foi lançado com Android 7.0, mantendo esta versão até ao momento, tendo ainda interface de utilizador própria LG UX 6.0 UI. Tem Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, Bluetooth 4.1, USB Tipo-C, e para segurança conta com o Knock Code e com sensor de impressões digitais na traseira. A bateria é de 3300 mAh.

No que respeita à construção, temos uma estrutura metálica, com uma frente e traseiras completamente em vidro… com proteção Gorilla Glass 3. Sendo que a traseira é ligeiramente curva e a frente é completamente plana. Uma das grandes novidades que este smartphone trouxe na altura à LG foi o facto de vir com certificado IP68, sendo assim à prova de água e poeiras. Como dimensões, mede 148,9 x 71,9 x 7,9 mm e pesa apenas 163g.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,7″ de resolução 1440 x 2880 píxeis, proporção 18:9
Processador
  • CPU: Snapdragon 821 – Quad-core (2×2.35 GHz Kryo & 2×1.6 GHz Kryo)
  • GPU: Adreno 530
Rede
  • Single SIM LTE/HSPA+/GSM (com suporte da banda 20 LTE)
Sistema Operativo
  • Android 7.0 (Nougat)
Memória
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 32/64/128 GB
  • Memória externa: até 256 GB
Câmara
  • Principal (traseira): 13 + 13 MP
  • Secundária (frontal): 5 MP
Sensores
  • Acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio, impressões digitais
Dimensões e peso
  • 148,9 x 71,9 x 7,9 mm, 163 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
  • GPS
  • Bluetooth 4.2
  • USB: USB Tipo-C/OTG
Bateria
  • 3300 mAh
Cores
  • Mystic white, astro black, ice platinum, terra gold, marine blue
Preço

 

Ainda vale a pena?

Para responder a esta questão avaliámos 5 pontos essenciais:

  1. Ecrã
  2. Desempenho
  3. Câmara
  4. Autonomia
  5. Construção e Design

 

1. Ecrã

Estamos perante um smartphone LG e a LG tem um historial muito positivo no que respeita à qualidade de ecrãs, e este não podia ser mau.

O LG G6 tem um ecrã de 5,7 polegadas, com uma resolução 1440 x 2880 píxeis, ou seja, tem uma proporção de 18:9. Este ecrã ainda apresenta os cantos arredondados, acompanhando bem a estrutura do próprio smartphone, algo que acaba por ser visualmente mais agradável.

Este ecrã vem com tecnologia Always on, que apresenta alguma informação mesmo com o ecrã desligado, como as horas, a data e algumas notificações. Inclui ainda a tecnologia Knock Code que permite bloquear e desbloquear o ecrã apenas com toques no ecrã. Uma vez que o sensor de impressões digitais está colocado na traseira, sobre o botão de power, esta forma de bloqueio/desbloqueio é muito útil.

Este ecrã apresenta uma qualidade excelente, com cores bastante realistas, com grande definição nos contornos. A avaliação neste ponto não podia ser mais positiva e comparando com os mais recentes smartphones do mercado, o G6 neste aspeto, continua a ser um dos melhores.

 

2. Desempenho

Tendo um processador lançado em 2016, o Snapdragon 821 não podemos dizer que estamos perante um topo de gama. Este Android situa-se no segmento médio/alto e é aí que o temos que avaliar neste momento. Vem também com Android, na versão 7.0, com interface de utilizador LG UX 6.0 UI e tem 4 GB de RAM.

Em primeiro lugar, passo a apresentar alguns testes de benchmark:

Resultados de benchmark

Os valores dos testes são reveladores da gama onde se encontra atualmente o LG G6, estando muito próximo do Huawei Mate 9, Huawei P10 ou Leeco Le Pro3 Elite, modelos já aqui analisados. Não sendo uma bala na execução de tarefas e apresentando alguma falta de fluidez na troca de algumas aplicações e na sua própria utilização, não deixa nenhuma tarefa por executar, respondendo perfeitamente às exigências impostas a um modelo destes.

Há que falar aqui na sua interface, que é bastante diferente daquilo que o Android puro oferece. As aplicações não se encontram em gaveta, sendo organizadas por pastas e por ecrãs. As definições têm também uma organização própria que a LG já utiliza há muitos anos, separando as várias opções por 4 separadores: Redes, Sons e Notificações, Ecrã e Geral.

Algo que gostaria de ter visto a esta “altura do campeonato”, era uma atualização do Android, para uma versão mais recente, algo que não aconteceu, quase um ano depois de ter sido lançado.

Por isso, para o desempenho em geral leva ponto positivo, mas para as atualizações de software leva ponto negativo.

 

3. Câmara

Este é o tópico que talvez mais relevância tenha para os utilizadores de smartphone de uma forma geral. O smartphone é a câmara fotográfica de muitos e conseguir boas fotografias é um requisito na hora de comprar.

O LG G6 tem uma câmara dupla traseira com dois sensores de 13 MP. Um dos sensores tem uma lente grande angular com abertura f/2,4, este sensor ideal para fotos de paisagens. O outro sensor tem uma lente com abertura f/1,8, com estabilização ótica de imagem em três eixos, esta é ideal para fotografar pessoas e ambientes mais escuros. Existem dois LEDs auxiliares que servem de flash. A câmara frontal tem 5 MP e uma abertura f/2.2.

No que respeita às fotografias com o módulo traseiro, os resultados são bastante positivos em ambientes com boa luz natural, mas em ambientes escuros a imagem fica um pouco distorcida com contornos pouco definidos.

Se optarmos pelo sensor auxiliar aquele com lente grande angular, é captada uma maior área a uma distância maior, no entanto, tem aquele efeito “olho de peixe”. Em paisagem o resultado até é interessante, mas a fotografar várias pessoas, as da ponta tendem a ficar distorcidas (o mesmo se passa com a câmara das selfies, quando se altera entre o modo uma pessoa ou várias).

É possível gravar a 2160p a 30fps no máximo com a câmara traseira e a 1080p a 30fps com a frontal. Os resultados também são satisfatórios para a gama.

Mas vamos a alguns exemplos:

Resumindo, ainda vale a pena, no que respeita às câmaras? Conseguido ainda bons resultados, existem modelos mais recentes ao mesmo preço que conseguem melhores.

 

4. Autonomia

O LG G6 tem uma bateria de 3300 mAh com tecnologia de carregamento rápido. Esta demora a carregar 23% em meia hora e carrega na sua totalidade em 1 hora e 40 minutos, dos 2 aos 100%.

A autonomia não é nada de extraordinário. O Snapdragon 821 não é um processador propriamente económico, quando comparado aos mais recentes do mercado e com uma utilização intensiva não se consegue sequer atingir um dia de utilização. Ainda assim, durante os vários dias de utilização do G6 como smartphone principal, foi possível, muitas vezes atingir os dois dias de utilização.

 

5. Construção e Design

Este é um aspeto também bastante valorizado e a LG tem aqui um bonito smartphone que se enquadra perfeitamente entre os melhores existentes atualmente no mercado. No entanto, o ecrã não tem acabamento 2.5D o que para mim me causa alguma estranheza… até as marcas mais baratas já apostam nesse tipo de acabamento por ser muito mais elegante.

A proteção Gorilla Glass de ambos os vidros também é de estranhar que venha apenas na versão 3, dado que aquando do seu lançamento, já existia a versão 5. Resultado: com uma utilização cuidada, na traseira já são visíveis alguns pequenos riscos. A proteção oleofóbica também não é das melhores, estando constantemente cheio de dedadas.

Ponto positivo para o design, ponto negativo para a construção.

 

Veredicto

Atualmente, para quem compra exclusivamente no mercado nacional, o LG G6 apresenta-se ainda como uma opção válida. Com bons resultados em todos os aspetos analisados e mais valorizados pelos utilizadores. No entanto, o mercado estrangeiro, já consegue, para o mesmo preço, oferecer opções mais interessantes, ao nível do topo de gama.

O LG G6 encontra-se atualmente disponível no mercado nacional, a partir de 384,99€, ou na Amazon.es a partir de 395€.

Exit mobile version