Saiba como interligamos um edifício com o Campus do IPG, através de uma simples ligação telefónica
Hoje em dia a Internet chega a quase todo o lugar…quase! No entanto, todos sabemos que existem locais para onde não foi pensada uma infra-estrutura de comunicação Ethernet mas que incluem redes/cablagem para as tecnologias que na altura de implementação estavam na moda (ex. Cabo coaxial, linha telefónica, etc).
Recentemente a Devolo lançou no mercado um equipamento fantástico, que permite ter Internet através de algumas tecnologias mais antigas. Depois do nosso Unboxing, hoje damos a conhecer a nossa análise com base na implementação desta solução no Instituto Politécnico da Guarda.
A Devolo tem no ramo empresarial mais um produto que aporta inovação e que nos deixou uma impressão muito positiva…o dLAN 500 AVpro UNI.
Este pequeno equipamento (mm:176x86x36) multi protocolo permite comunicações entre 2 pontos através da ligação eléctrica (Powerline), ligação coaxial, ou ligação de cabo telefónico (two-wire).
Este é um aparelho visualmente simples, de aspeto robusto, sem grande beleza é certo, mas que para o setor a que se destina não é relevante. Oferece 4 portas gigabit ethernet, sendo que a ETH4 suporta PoE (power over ethernet).
Simples também é o software de gestão fornecido, o Manage all dLAN, com poucas opções e poucas configurações necessárias.
Necessitando um mínimo de 2 aparelhos para cumprir o que se propõe, a instalação é praticamente “ligar e funcionar”.
Este é o equipamento ideal para efectuar a ligação entre 2 pontos, onde não exista, ou cujos custos sejam demasiado elevados para a implementação de uma infraestrutura de cabo ou wireless.
Assim, são oferecidas 3 tipos de ligações, colocando em cada ponta da rede, um destes aparelhos, sendo necessária a mesma configuração/ligação em ambos os lados:
- Powerline (PLC) – com ligação dos aparelhos da porta ‘power’ à tomada eléctrica e subsequente distribuição de rede via portas ethernet;
- Coaxial – com ligação dos aparelhos da porta ‘power’ à tomada elétrica, apenas para alimentação elétrica, e ligação via porta coaxial à entrada coaxial (TV/antena em casa/empresa) e subsequente distribuição de rede via portas ethernet;
- Two-wire (TP) – com ligação dos aparelhos da porta ‘power’ à tomada elétrica, apenas para alimentação elétrica, e ligação via porta TP (com 2 opções de entrada) à entrada TP (RJ11/ligação telefónica) e subsequente distribuição de rede via portas ethernet;
De referir que antes de se efetuar estas ligações, e consoante a configuração pretendia, terá de se carregar (com clip), no botão que alterna entre as ligações TP/Coaxial e PLC.
Caso de estudo
No caso de estudo em que aplicámos 2 destes aparelhos, tínhamos o seguinte cenário:
- 2 edifícios da mesma organização de ensino. separados em cerca de 700 metros, com vias públicas pelo meio, e sem infra-estrutura de rede UTP.
Limitações:
Passar cabo de rede seria muito dispendioso, e talvez mesmo não possível dado que pelo meio tem uma via pública (estrada) e em que para abrir uma vala poderia não ser obtido as obrigatórias licenças municipais.
Colocar comunicação através de antenas exteriores wifi, seria também dispendioso, e convenhamos com uma estabilidade de comunicação nem sempre bem conseguida (devido a vários factores).
Como eram edifícios da mesma organização, partilhavam a ligação eléctrica e a velhinha ligação de cabo telefónico TP, que entretanto já se encontrava desabilitada devido à migração para o VoIP (o que na zona que se pretendia ligar ainda não existia).
Testada ligação com 2 equipamentos, através da configuração powerline, a mesma não foi conseguida, o que se entende se se atender que eram mais de 700 metros em linha recta, e pelo meio as ligações eléctricas teriam muitas derivações.
Sobrou a ligação via cabo telefónico TP, que se testou, com sucesso. A comunicação de rede começou desde logo a funcionar, com boa resposta e com baixa latência.
O que foi possível realizar com estes dois equipamentos:
Num edifício distante fisicamente da “zona com rede”, houve a possibilidade, de uma forma simples e rápida, fornecer conectividade, agregando assim, em termos de comunicação, este edifício com o resto do campus. Assim, foi possível levar a rede VoIP a essa edifício assim com a rede wireless da instituição.
Passado 2 meses de teste, os resultados foram excelentes. Não foi reportado qualquer problema, nem qualquer quebra, a não ser 1 vez, por corte de energia eléctrica.
Veredicto
Foram testadas ambas as configurações, e se da parte do powerline, já não tínhamos dúvidas do bom funcionamento, pois outros produtos específicos da DEVOLO já foram testados pelo PPWARE com resultados positivos, ficámos sem dúvidas nas ligações via cabo coaxial e via cabo TP.
Em zonas onde exista cabo de rede (UTP/Fibra) ou ligação wireless, não será necessário este equipamento, a não ser para estender a rede a zonas sem cobertura. Mas pensando na realidade, ainda hoje das organizações (Empresas, Escolas, Museus), ou mesmo realidade doméstica, com edifícios com alguns anos em que não foi prevista ou insuficientemente prevista a rede informática, equipamentos como estes podem ser a solução que obviará custos maiores, resolvendo de forma simples e rápida a ligação/extensão da rede.