WRC 8 marca o regresso de uma das mais importantes séries de Rally dos videojogos e que lança com esta versão um verdadeiro “Assalto ao Poder”, atribuído por muitos ao seu grande rival, DiRT.
Já com um historial de respeito no que toca a jogos do género, a BigBen Interactive (desenvolvido por Kylotonn) tem vindo a lançar ao longo dos últimos meses, diversas iniciativas com o objetivo de tornar WRC 8, o melhor simulador de Rally do mercado. Será que conseguiu?
O Pplware já acelerou em WRC 8 e…
Com efeito, o lançamento de WRC 8 é claramente um passo que a BigBen Interactive fez claramente no sentido de atingir o pódio dos simuladores de Rally.
O jogo, que saiu para o mercado agora em finais de agosto, teve inclusive, uma fase de experimentação com alguns dos melhores jogadores eSports de WRC que deram o seu aval (e/ou sugestões) ao jogo, em abril passado. Isto ocorreu durante os Dias da Comunidade, onde esses profissionais do asfalto virtual, puderam testar (na altura) uma versão alfa de WRC 8 e dar então o seu feedback sobre o jogo.
Na altura, Jonathan ‘Jonno’ Holmes, finalista da competição eSprots WRC em 2017 e 2018 referiu “As primeiras impressões são francamente positivas. Consegue-se perceber claramente que houve uma evolução no jogo comparativamente com WRC 7. A Kylotonn conseguiu novamente desenvolver o próximo nível do jogo.”.
WRC 8 surge, portanto, como uma clara evolução em relação ao seu antecessor, mas convém fazer uma distinção clara. Trata-se de uma evolução e não de uma transformação. O jogo na sua essência continua a seguir as mesmas fórmulas base, o que é normal, visto ser um jogo de Rally.
Quando se começa WRC 8, percebe-se isso mesmo. Ao jogador são apresentadas as tradicionais opções de jogo. O habitual Modo Carreira, os Treinos e os tradicionais modos Offline e Online. Esta recorrência a estes modos pode ser considerada uma espécie de zona de conforto dos programadores de simuladores automóvel mas, bem vistas as coisas, tal facto não é (de todo) negativo.
WRC 8 é, talvez até mais que os anteriores jogos da série, um título bastante exigente e que puxa pelo jogador. É inclusive por isso mesmo que, achamos melhor fazer uma sugestão a todos os jogadores (em particular aos menos experientes em jogos de Rally). Comecem pelos Treinos, antes de se aventurarem, quer pela carreira, quer pelos modos online.
Consoante o nível do jogador será também importante avaliar se é melhor começar a Carreira pelo WRC2 ou pelo Junior. Isto pois este segundo modo permite uma melhor adaptação à condução de Rally.
São cerca de 10 modalidades distintas de Treinos (com badges respetivos) que cobrem praticamente todos os cenários que se encontram quer no online, quer na campanha. Por isso, será o ponto ideal para se começar.
Até mesmo jogadores habituados a outros simuladores automóveis (GT Sport, por exemplo) WRC 8 vai-se apresentar como um valente desafio. Em parte isto pode ser explicado pelo novo sistema de física desenvolvido para o jogo. A condução, mesmo depois de relativamente dominada, é extremamente desgastante e exige conhecimento do carro, das pistas, dos tipos de piso e muita atenção a tudo o que se passa na pista.
Um alerta para todos os jogadores mais casuais que irão sentir claras dificuldades podendo sentir-se frequentemente frustrados, mas ultrapassando esta fase terão um bom jogo à vossa espera.
A condução em alcatrão, neve ou cascalho encontra-se bastante diferenciada e o controlo dos carros varia, e de que forma, a esses mesmos tipos de piso. Isso leva invariavelmente a que o jogador tenha de aceder muitas vezes às opções de personalização e tuning dos seus carros, durante as etapas.
Modo Carreira faz do jogador um Team Manager
Além dos Treinos referidos acima, o jogo apresenta um típico Modo Carreira (redesenhado para esta edição de 2019). Este é o modo para todos os que apreciem construir uma dinastia em seu nome no mundo do Rally virtual sem preocupações online.
Apesar do jogo ser o representante oficial do WRC, creio que não faria mal, adicionalmente ao arranque da Época com a ordem real das etapas, haver uma outra forma de gerar aleatoriamente a ordem das corridas. Poderia ser interessante e ajudaria jogadores menos experientes na abordagem ao jogo, pois, por exemplo, começar na neve da Suécia poderá ser considerado um arranque bastante difícil.
Encetando o modo carreira, o jogador é apresentado mais como um Team Manager que um piloto. Além da óbvia componente de condução, o jogador terá ainda preocupações com as partes de management da sua equipa. Isto faz com que parte do seu trabalho passe por fazer uma gestão adequada da sua equipa técnica (mecânicos, agentes, …), calendarização dos eventos em que participa, ou a escolha dos desenvolvimentos que a sua equipa de R&D faz.
Passe o exagero, o modo Carreira de WRC 8 assemelha-se a um misto de F1 e o Football Manager.
A Carreira deste ano apresenta como principal novidade o facto de permitir dois pontos de entrada na Carreira. Nas versões passadas, os jogadores começavam pela Junior WRC e tinham de ir subindo até ao WRC. Nesta edição os jogadores podem escolher entre entrar diretamente no WRC2 (com os respetivos carros) ou na categoria Junior WRC e assim evoluindo normalmente.
O departamento de R&D tem vindo a registar-se no ADN dos jogos de simulação e em WRC 8 a história mantém-se. Conforme a nossa progressão nas diferentes corridas, vamos ganhando pontos de R&D que por sua vez permitem desbloquear uma série de novas tecnologias ou melhorias para o nosso carro. Algo semelhante ao sistema R&D de F1 2019, por exemplo.
Por outro lado, e para que a equipa se mantenha unida, é necessário mantê-los motivados, pois caso contrário a produção de trabalho (e qualidade) deteriora-se.
WRC 8 não é para jogadores que queiram levar o Rally de ânimo leve. Nada disso. O jogo é exigente em vários aspetos e, além das várias horas necessárias para o dominar existem outros aspetos que têm de ser respeitados.
Um desses aspetos é, claramente, o nosso co-piloto e respetivas indicações que, como sempre foi nesta série (e nos restantes jogos de Rally) de crucial importância. Fazer a correção demasiado tardiamente pode levar a uma ida à valeta e… Stage Over.
Com efeito, a importância do co-piloto é tal que a BigBen decidiu (e bem) introduzir a possibilidade de se definir o tempo de antecipação com que o co-piloto dá as dicas.
E, como não poderia deixar de ser, também a vertente mecânica estará ao dispor do jogador permitindo-lhe as tradicionais opções mecânicas aos seus veículos. É claro que isto será uma opção a ser explorada claramente pelos jogadores mais entusiastas, tamanhas as opções e respetivos impactos na condução.
Ainda no modo Carreira, a reputação que vamos adquirindo com as corridas torna-se importante na medida que irá servir para manter os patrocinadores e fabricantes moralizados e do nosso lado.
Uma novidade introduzida em WRC 8 foram os Extreme Conditions Events. Estes eventos são etapas para as quais o jogador parte de forma bastante deficitária, com um carro semi-destruído e sob condições atmosféricas bastante agressivas. Todos os que gostem de desafios acrescidos, este é um bom palco para mostrarem a sua raça a habilidades automobilísticas.
E por falar em condições meteorológicas, a equipa da BigBen introduziu este ano condições realmente dinâmicas e extremas. Isto faz com que, de uma forma extremamente empolgante, uma etapa de um Rally sofra, em tempo real, alterações visíveis de tempo, tornando as coisas bem mais… interessantes.
Outra das responsabilidades do jogador será a de planear o calendário para decidir quais eventos serão realizados entre as provas: treinos, desafios do fabricante, descanso, eventos clássicos etc…
As estatísticas disponíveis no final de cada jogada também ajudam os jogadores a refinar sua estratégia, comparar-se com os concorrentes e ajustar suas configurações conforme necessário para subir no ranking, actualizar seu carro e recrutar as pessoas certas para sua equipe.
Resumidamente, tornas-se fácil se concentrar no modo carreira, pois é a principal experiência de jogo, mas o jogo oferece muitas opções para diversão competitiva no online, incluindo eventos semanais online para conduzir uma determinada etapa de 1 rally.
Para os mais saudosistas, em WRC 8 os carros lendários do passado estão de volta:
- Alpine A110 1973 Champions
- Lancia Stratos 1974/1975/1976 Champions
- Ford Escort MkII RS1800 1979 Champions
- Lancia 037 1983 Champions
- Lancia Delta HF Integrale Evolution 1988/1989/1990/1991/1992 Champions
- VW Polo R WRC 2013/2014/2015/2016 Champions
- Lancia Fulvia HF 1972 International Makes’ Champions (precursor of WRC)
A inclusão da funcionalidade Split Screen lateralmente é uma mais-valia para o jogo e acaba por funcionar bem dado que as pistas de Rally são tendencialmente mais estreitas. Dessa forma não há necessidade de toda a largura do ecrã.
O Online encontra-se também bem doseado e sério como seria de esperar. Aqui não há, nem pode haver, a eterna confusão de modos online nos quais vários jogadores se atropelam para chegar em primeiro. Nada disso. Estamos a falar de Rally e como tal, cada qual tem o seu espaço e tempo. No entanto, e para manter a nossa performance em perspetiva, existe a inclusão de ghosts (fantasmas) no decorrer das provas que permite avaliar em tempo real a nossa vantagem/desvantagem. Nada de novo, mas extremamente útil.
O facto de se poder criar salas de multiplayer personalizadas faz também a sua aparição em WRC 8. Uma vez criadas as salas, é uma questão de as encher com concorrentes e partirmos para as diferentes stages de rally’s que selecionarmos.
Existem ainda os Online Weekly Events, que tal como o nome indica, surgem semanalmente e consistem em tentar bater os melhores tempos numa etapa de determinado Rally. No entanto, são eventos que ficam pouco tempo e parecem algo desgarrados. Seria interessante (tanto para WRC 8 como para outros jogos de Rally) que neste tipo de eventos houvesse uma ligação a algo maior. Tipo uma competição multiplayer, mas assíncrona, por exemplo.
E preparem-se todos os entusiastas de Rally, pois o ano de 2020 vai ter início precisamente em Monte Carlo (com pistas alteradas) e WRC 8 tem surpresas para todos! Faltam menos de 120 dias e a contagem decrescente está a contar… (tanto na realidade como na consola)
Graficamente o jogo encontra-se na maior parte das vezes, em relação a tudo o que se passa na pista e com o carro. A poeira a chuva, lama, os efeitos de luz, as sombras à noite … no entanto, surgem ocasiões em que as texturas parecem perder qualidade.
Um aparte apenas para a parte de baixo dos carros que, quando conseguimos capotá-lo dá para perceber que não teve o mesmo investimento de esforço que o resto do veículo.
Veredicto
WRC 8 deixa-nos com sentimentos mistos. Se umas vezes leva-nos a ficar bastante frustrados, por outras atingimos um certo ponto de que nos leva a encarar o jogo como magnífico. Para quem domina os jogos de Rally’s, este é o jogo oficial do WRC, com uma campanha que vale a pena ser jogada. Para os restantes mortais, se investem no jogo vão ter grandes recompensas, mas não sem haver umas estradas sinuosas e uns buracos que vos vão atrapalhando de vez em quando.