Pplware

Análise: Wiko View2 – a tentativa de afirmação da marca

A Wiko já teve os seus momentos áureos no mercado nacional, antes das marcas chinesas marcarem a sua presença. No entanto, a Wiko continuou o seu caminho de inovação e a série View é a prova disso mesmo.

O Wiko View2 surge com a tendência notch, num ecrã 19:9 e design inspirado nas grandes marcas. Conheça todos os seus pormenores através da nossa análise.


A Wiko é uma marca francesa que dispensa grandes apresentações. Chegou ao mercado nacional com opções a preços mais acessíveis que marcas com nomes sonantes e rapidamente conquistou uma grande parte do público. Há que dizer, que vários problemas associados à assistência técnica e à falta de atualizações afastaram alguns consumidores, mas o que é certo é que a marca parece que está com uma nova força.

Com a linha View, onde se encontram os modelos View (o bestseller da marca nesta linha), View XL, View Prime e o mais recente (em análise) View2, a Wiko mostrou que quer continuar a fazer parte do mercado e das preferências dos consumidores, segundo as tendências atuais.

 

Características Gerais

O Wiko View2 tem um “ecrã infinito” de 6 polegadas, com proporção 19:9 e uma resolução de 720 x 1528 píxeis. Este ecrã, protegido com vidro Gorilla Glass e acabamento 2.5D, tem um pequeno notch, que apenas alberga a câmara e ocupa 80,5% do painel frontal.

O seu processador é um Qualcomm Snapdragon 435, octa-core 1,4 GHz Cortex-A53, e traz uma GPU Adreno 505. Vem com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, expansíveis através de cartão microSD até 128 GB. Vem equipado com Android na versão 8.0 (Oreo), é dual-SIM LTE com suporte da banda 20 (slot de cartões híbrido).

A câmara traseira é de 13 MP com abertura f/2.0 e tem um flash LED, já a câmara frontal é de 16 MP com abertura f/2.0.

Ao nível de sensores, o Wiko View2 vem equipado com acelerómetro, bússola, giroscópio, sensor de proximidade e luminosidade e sensor de impressões digitais. Tem Bluetooth 4.2, Wi-Fi 802.11 b/g/n e ainda NFC. A bateria é de 3000 mAh sem tecnologia de carregamento rápido associada.

 

Na caixa

Especificações completas

Ecrã
    IPS LCD 6″ (720 x 1528 píxeis), densidade ~ 282 ppi
Processador
    Snapdragon 435, CPU Octa-core 1.4 GHz Cortex-A53
    Adreno 505
Rede
    GSM/HSPA/LTE (com suporte da banda 20)
Sistema operativo
    Android 8.0
Memória
    3 + 32 GB
Câmaras
    Principal (Traseira): 13 MP (f/2.0, PDAF) flash LED
    Secundária (Frontal): 16 MP (f/2.0)
Dimensão e peso
    154,5 x 72 x 8,3 mm , 153 g
Som
    Jack 3,5mm
Conectividade
    Wi-Fi 802.11 /b/g/n
    GPS com A-GPS
    Bluetooth 4.2
    USB (micro USB)
Outros
    Sensores: acelerómetro, bússola, giroscópio, sensor de proximidade e luminosidade e sensor de impressões digitais
Bateria
    Li-Po 3000 mAh não removível

 

Hardware e Design

O Wiko View2 tem uma construção em metal, com a frente em vidro Gorilla Glass e a traseira em plástico. Destaca-se desde logo a leveza deste modelo, bem como o conforto na utilização, uma vez que a traseira é ligeiramente curva e as laterais boleadas.

O ecrã de 6″ tem o acabamento dos cantos curvo, acompanhando a silhueta de todo o smartphone e inclui um notch apenas com a câmara frontal. Acima da câmara existem os sensores de luminosidade e proximidade e o altifalante colocado de uma forma muito elegante, quase imperceptível. Abaixo do ecrã é notório o mau aproveitamento do painel frontal. Caso este espaço estivesse distribuído entre a parte superior e inferior talvez não houvesse necessidade de colocar um recorte, até porque este nem está muito bem adaptado ao sistema.

Na lateral esquerda a Wiko colocou o slot de cartões híbrido (2 nanoSIM ou nanoSIM + microSD); do lado direito encontram-se os botões de power e de volume; em baixo a grelha de áudio, com o altifalante do lado direito, e a porta microUSB; em cima está colocado o jack de áudio de 3,5 mm e o microfone auxiliar para gravação de som.

A traseira é em plástico com um acabamento espelhado na cor antracite. A câmara está posicionada no canto superior esquerdo, num módulo que faz parecer que é câmara dupla, mas este módulo apenas alberga uma câmara e o respetivo flash LED. Ao centro encontra-se o sensor de impressões digitais e a inscrição da marca.

 

Interface e desempenho

O Android no Wiko View 2 vem na versão 8.0 (oreo) tendo já recebido algumas pequenas atualizações de optimização e correção de bugs, durante as últimas duas semanas. A interface de utilizador é muito próxima daquilo que é o Android puro com ligeiras modificações, naturais.

Já traz consigo o pack de apps da Google e algumas ferramentas básicas, como calculadora, gestor de ficheiros, câmara, relógio e pouco mais… Esta é uma configuração base que agrada a muito utilizadores Android uma vez que não estão sujeitos a um número de aplicações absurdo das quais não irão tirar qualquer partido e que estão a ocupar espaço.

A experiência de utilização é boa. Não existe nenhum aspeto onde se destaque, mas o facto é que não é um smartphone lento, nem apresenta desfasamentos elevados entre o momento em que se pede uma ação e o momento em que ela é executada. Em alguns jogos, com mais exigências ao nível gráfico é notória alguma perda de desempenho. Tendo em conta o preço do terminal seria esperado um pouco mais, mas olhando ao hardware é compreensível que assim seja.

Nos testes de benchmark foram obtidos os seguintes resultados:

O sensor de impressões digitais funciona de forma perfeita, rápido no desbloqueio e sem dificuldades no reconhecimento. Ao nível do som, o modelo não reproduz som em stereo (também não era esperado que o fizesse) e apresenta o mesmo problema que tantos outros dentro da gama: agudos demasiado estridentes e graves pouco evidentes.

A qualidade do ecrã é muito boa, face às suas características. Apresenta um bom ajuste de luminosidade para diferentes ambientes, as cores são equilibradas, apesar de ter um pouco de contraste a mais, e há uma boa definição de contornos.

A questão do notch deixa muito a desejar. Claramente que ainda há necessidade por parte da Wiko em otimizar o conteúdo apresentado a este notch que ocupa menos área em largura, mas mais em altura do que é comum no universo dos smartphones. Por exemplo, em alguns jogos e no YouTube o conteúdo fica sempre abaixo do recorte, o que torna a experiência de visualização desagradável.

 

Câmaras

O Wiko View2 vem equipado com uma câmara traseira de 13 megapíxeis, com abertura f/2.0 e flash LED, e uma câmara frontal de 16 megapíxeis com abertura f/2.0. Tendo em consideração estas características e o facto de fazer vídeo a 1080p tanto atrás como à frente, é evidente que a marca quer dar destaque à selfie.

Como modos de captura, a aplicação Câmara oferece o modo normal, panorama, vídeo, retrato (com desfoque por software), modo beleza e lapso de tempo. Todos estes modos estão disponíveis tanto para a câmara frontal como para a traseira. Existem depois outros modos exclusivos da câmara traseira como o modo profissional, super píxel, noite e código QR. Permite ainda fazer zoom digital até 4x e disparo continuo.

Com a câmara frontal, os resultados são muito bons para a gama, mesmo numa situação completamente escura. Nestes casos, o ecrã pode servir de flash e, como é visível pelo exemplo, há uma melhoria notória.

O efeito desfocado é feito do modo retrato de uma forma suave, o que me agradou, mesmo não sendo perfeito. Esta é a prova de que as marcas que trabalham em gamas mais baixas não necessitam de colocar câmaras duplas como forma de marketing já que depois não servem o propósito.

Com a câmara traseira, os resultados também não desiludem. O único problema a apontar poderá mesmo ser a velocidade de disparo, que em alguns momentos é um pouco lenta.

Seguem alguns exemplos em diferentes ambientes:

 

Veredicto

O Wiko View2 é um modelo muito interessante, mas com o mercado chinês à nossa disposição, é inevitável colocar este Wiko de 200€ ao lado de modelos de marcas como a Xiaomi ou Umidigi que oferecem o mesmo desempenho (ou melhor) a preços mais baixos. No entanto, no panorama nacional, este encontra-se enquadrado na restante oferta.

Os grandes fatores positivos do Wiko View2 são a sua câmara, tanto em vídeo quanto em foto, e a sua autonomia, com uma bateria capaz de durar até dois dias de utilização moderada. O design, conforto de utilização e qualidade de ecrã também merecem uma avaliação positiva. No entanto, o recorte é algo que me traz muitas dúvidas quanto ao seu intuito.

O desempenho está um pouco abaixo do esperado tendo em consideração o seu preço, principalmente no desempenho em jogos que exigem mais poder de processamento e na navegação pelas redes sociais ou browser.

O facto de não trazer USB Tipo-C também é algo que nos dias de hoje começa a não fazer sentido no mercado dos smartphones em geral.

O Pplware agradece à Wiko a cedência do Wiko View2 para análise.

Exit mobile version