Uncharted, já é um dos maiores e melhores títulos de ação/aventura de sempre na historia dos videojogos e com Uncharted: The Nathan Drake Collection, veio revalidar esse titulo, oferecendo toda a melhor forma de jogar esta franquia. Os jogos, mantendo-se fieis aos originais, estão brilhantemente remasterizados e agora com 60 frames por segundo, tudo é mais fluido oferecendo uma jogabilidade ainda melhor.
Uncharted: Drake’s Fortune
Com a nova remasterização, ninguém vai notar a idade deste jogo. Ainda que não chegue ao ponto de um jogo PS4 nativo, o trabalho desenvolvido neste upgrade, aliado ao novo frame rate é o suficiente para dar outra alma a este grande titulo.
Já em relação a inovações na jogabilidade, pouco há para dizer, fora a eliminação do controlo sixaxis que era algo frustrante na antiga plataforma. É verdade que os dois jogos seguintes da franquia, quase fazem esquecer este pioneiro, devido às melhoras substanciais em todos os aspetos, no entanto a magia de Drake’s Fortune está no ponto e a forma como balanceia tão bem a ação, plataforma e aventura faz com que seja reconfortante, poder voltar ao inicio da historia desta forma bem trabalhada.
Uncharted 2: Among Thieves
Não desfazendo a qualidade do primeiro jogo da trilogia, Among Thieves está a outro nível. Admito que foi dos três, o jogo que mais me divertiu e com este upgrade visual, faz frente a muitos jogos nativos.
Ainda que tenham sido feitos esforços para balancear a mecânica de disparo nos três jogos, Among Thieves faz-se sentir mais preciso que o anterior, fazendo com que seja mais instantânea e agradável a experiência de combate. Poder reviver aqueles momentos do jogo como por exemplo, os passados nas ruínas do Nepal, fazem perceber que esta remasterização foi levada ao detalhe, desde os destroços até aos personagens, é estonteante.
Uncharted 3: Drake’s Deception
Por fim temos, Drake’s Deception, um jogo que é em tudo mais ambicioso que os anteriores. Neste jogo o foco em Nathan, nas suas relações e seu passado, é maior e mais profundo que nos anteriores jogos e Uncharted deve muito também ao seu enredo e a Drake. Quanto à beleza do jogo, engane-se quem achou que Drake’s Deception não tinha muito por onde melhorar, desde inicio, são perceptíveis e notórias as melhoras, dos personagens às texturas, reforçando aquele aspeto cinemático que Uncharted já vem implementando desde inicio.
Será injusto dizer que este pacote é “apenas” isto? Realmente The Nathan Drake Collection é “apenas” um upgrade visual aos antigos jogos da franquia. Penso que o único suplemento que mereça destaque, seja o novo modo de “Speed Run” que nada mais é que, a introdução de um contador no canto do ecrã. Seria injusto esperar mais conteúdo novo? Por exemplo, concept art da franquia, bios dos personagens etc. Não que isto tenha muito impacto, mas talvez Uncharted, o grande exclusivo da PlayStation devesse ter mais conteúdo no seu remake.
Veredicto
Esquecendo o conteúdo extra, que presumivelmente seria de esperar, este pacote entrega três dos mais brilhantes jogos já criados, de uma forma que nunca os tínhamos visto. Dito isto, quem já jogou Uncharted antes, deve agora voltar a jogar, porque vão sentir toda a magia dos anteriores, mas com um facelift digno da qualidade da franquia. Quem ainda não teve oportunidade de jogar, deve fazer por ter esta coleção, pois como já disse, estão aqui três dos melhores jogos de sempre que nos vão ficar na memória por muito tempo, e desta forma também podemos fazer todos um prologo para o novo Uncharted que chega já em Abril.