Pplware

Análise: Umidigi Z2 Pro Ceramic Edition

A Umidigi está no mercado com o objetivo que muitas marcas têm hoje em dia, principalmente as mais pequenas: oferecer tecnologia ao consumidor a preços mais justos. Foi isso que prometeu com o seu Umidigi Z2 Pro… e cumpriu!

O Umidigi Z2 Pro é um smartphone que reúne ideias e conceitos dos players de topo no mercado, e o resultado final tem tudo para ser vencedor.


Ecrã com notch muito semelhante ao do iPhone, opção de cor Twilight da Huawei, opção de versão em cerâmica da Xiaomi, carregamento sem fios que é atualmente um “must-have” nos smartphones de topo, 128 GB de armazenamento interno para que não tenha problemas de espaço, 6 GB de RAM para garantir fluidez na utilização, NFC e ainda oferta de capa de silicone e base de carregamento sem fios… O que falta na receita?

É claro que poderia continuar a desenvolver a lista de coisas interessantes que gostamos de ver num smartphone, mas isto foi o que a Umidigi considerou para criar este Z2 Pro na versão Luxury Ceramic Edition.

O Umidigi Z2 Pro vem equipado com um ecrã LCD de 6,2″ de resolução FullHD+ (1080 x 2246 píxeis) e densidade 403 ppp. Traz o novo SoC da MediaTek, o Helio P60 octa-core (4 x 2.0 GHz Cortex A73 + 4 x 2.0 GHz Cortex A53) que já traz uma unidade de processamento de Inteligência Artificial, e a GPU Mali G72 MP3 a 800 MHz. O armazenamento de 128 GB é expansível com cartão microSD, num slot híbrido com o SIM2.

A câmara traseira tem um módulo de câmara dupla (16 + 8 MP) com um sensor S5K2P7 e abertura f/1.7. Este é o mesmo sensor que equipa modelos como o OPPO R15, LG V20 ou Nokia 7.

Suporta ainda carregamento rápido através de ligação com fios e também sem fios, o que é uma vantagem neste universo tão competitivo dos smartphones. Traz uma bateria de 3650 mAh que pode ser carregada até 90% em 80 minutos.

 

Construção e Design

O Z2 Pro tem um irmão gémeo, o Z2, que em termos de design são precisamente iguais, variando apenas em algumas especificações. A construção é assim em metal e a traseira é de cerâmica, com um nível de resistência a riscos muito superior ao Gorilla Glass 5, tal como a Xiaomi disponibilizou na sua série Mi Mix. Os acabamentos são boleados, a traseira é ligeiramente curva nas extremidades para uma maior ergonomia, e o ecrã tem um vidro com acabamento 2.5D.

Quanto às dimensões, o Z2 Pro tem 153,4 x 74,4 x 8,3 mm e pesa 165 g. O espaço para o ecrã é bem aproveitado, a moldura em torno do ecrã é fina para a gama onde se insere, ainda que em baixo seja um pouco marcada de mais. O notch alberga os sensores de proximidade e luminosidade, o altifalante e as câmara frontais.

Na lateral esquerda a marca colocou o slot de cartões, com a possibilidade de inclusão de dois cartões nanoSIM ou de um cartão nanoSIM + microSIM; em baixo existe a grelha de áudio e a porta USB C; à direita os botões de volume e power; e em cima apenas o microfone secundário para gravação em stereo.

Seguindo também a tendência dos topo de gama, o jack 3.5mm foi deixado de parte e é fornecido um adaptador USB C > jack 3.5mm. Nesta altura do “campeonato”, quando se está a tornar numa tendência a eliminação do jack 3.5mm, já não é um pormenor que mereça reparo negativa.

Na traseira existe a câmara dupla ao centro, com o flash LED à esquerda das duas câmaras. O sensor de impressões digitais encontra-se abaixo e funciona de forma muito eficiente. Ao fundo está a inscrição da marca Umidigi.

 

Ecrã

O ecrã do Z2 Pro é de 6,2″, com resolução FullHD+ (1080×2246 píxeis) e com uma proporção de 19:9. O ecrã, parecendo grande, não significa que o smartphone tenha uma tamanho exagerado, pois o aproveitamento da área frontal para o ecrã é muito bom. A representação de cores está muito bem conseguida, a saturação está equilibrada e é notório que se trata de um painel de qualidade.

O desempenho em ambiente exterior revelou-se adequado, sem que a visualização fique demasiado prejudicada com a incidência direta do sol.

Quanto à zona do entalhe, não é tirada grande vantagem dela. Em utilização normal, é visível o relógio do lado esquerdo, e os níveis de rede Wi-Fi, móvel e bateria do lado direito. Se houver uma notificação, não há nada que identifique a sua existência (atualmente passa-se o mesmo com o Xiaomi Mi 8, por exemplo). Ao expandir a barra de notificações, toda a área lateral do entalhe fica vazia, sem qualquer utilidade.

Isto demonstra mais uma vez que há uma dificuldade geral, transversal ao mundo do Android, em lidar e tirar partido da área junta ao entalhe. Há fabricantes que trabalham um pouco mais este pormenor, mas a Umidigi tem por onde melhorar.

 

Interface e desempenho

O Z2 Pro vem com o Android na versão 8.1.0, versão esta que não tem grandes alterações face ao que é o Android puro, apenas com a adição de algumas funcionalidades. Por exemplo, inclui um “Smart Assistant” que oferece opções de gestão da bateria, um menu de gestão dos botões e de açoes por gestos, entre outras opções extra.

No home screen, à esquerda, encontra-se o serviço Assistente Google; e com um deslizar de baixo para cima tem-se acesso a todas as aplicações em gaveta, com uma barra de pesquisa por aplicação. Com um toque longo no ecrã, o utilizador terá acesso às definições do ecrã.

O desempenho do Z2 Pro fica a cargo do processador octa-core Helio P60 e da GPU Mali G72 MP3 a 800 MHz. Tem ainda 6 GB de RAM. Esta conjugação de fatores e forma como todo o sistema está otimizado resultam num desempenho de excelência, sem engasgos nem quebras na sua normal utilização.

As tarefas mais corriqueiras, como gestão de e-mail, navegação na Web, acesso às redes sociais, são cumpridas de forma muito eficaz e mesmo em jogos, que requerem maior capacidade de processamento, não desiludiu.

Eis os resultados de benchmarks:

Em navegação, através de apps como o Google Maps e Waze, o comportamento foi o esperado e ao nível de chamadas de voz a qualidade é muito boa.

 

Câmaras

A câmara dupla é algo em que a Umidigi tem vindo a trabalhar e os resultados começam a aparecer. Nos primeiros modelos onde foi incorporada a câmara dupla, não se via nada que este tipo de câmara acrescentasse, pelo contrário, a sua utilização piorava substancialmente a qualidade de uma fotografia.

Neste Umidigi Z2 Pro já é possível observar o efeito de fundo desfocado, recorrendo à câmara traseira, e embora o resultado não esteja ao nível do que existe de melhor neste segmento no mercado, já é um resultado que se revela interessante.

As especificações da câmara traseira revelam uma câmara com sensor duplo, de 16 MP + 8 MP, com abertura f/1.7 na câmara de maior resolução. Inclui um flash LED duplo, tem opção HDR e estabilizador eletrónico de imagem, sendo que grava vídeo a 1080p a 30fps.

Nas fotografias captadas com a câmara principal, os pormenores e contornos estão bem definidos nas várias cenas e ambientes. O modo HDR consegue bons resultados.

A câmara frontal é também dupla, com 16 MP + 8 MP e abertura f/2.0, com reconhecimento de face. Embora a qualidade das selfies seja boa, considerando a gama, a verdadeira utilidade das câmaras não está a ser aproveitada para o modo retrato e o fundo não é corretamente desfocado, tal como se pode ver nos exemplos abaixo.

Em condições de menor luminosidade, os resultados são bons, muito por culpa da grande abertura da câmara principal.

 

Autonomia

A bateria do Umidigi Z2 Pro é de 3650 mAh e o tempo de carregamento é rápido, estando enquadrado com os mais rápidos da gama onde se insere. Com apenas 35 minutos é possível carregar metade da capacidade, conseguindo 75% numa hora. O carregamento sem fios é um pouco mais lento e para as capacidades referidas precisa de 60 e 100 minutos, respetivamente.

Em termos de consumo, pelo menos um dia e meio é garantido para uma utilização moderada. Com uma utilização muito intensiva, poderá necessitar de um reforço de carga ao final do dia, mas para muitos utilizadores será possível atingir facilmente os dois dias de utilização.

 

Veredicto

Não há dúvida que a Umidigi conseguiu um equilíbrio interessante neste smartphone, a todos os níveis, e o que salta à vista de mais negativo é a zona do notch pouco trabalhada. É algo que esperemos que seja melhorado numa futura atualização, até porque a versão seguinte do Android já tem melhorias a este nível.

O ecrã tem excelente qualidade considerando a gama, tanto a nível de brilho como de reprodução de cores, o desempenho é bom e a autonomia é adequada. A construção é de topo e, para quem não conhece o smartphone ou a marca, não tenho dúvidas que o irá identificar como sendo um topo de gama.

A reprodução de som, essa sim, faz jus à gama, onde são ouvidos essencialmente os médios e agudos, mas sem exagero de agudos. O NFC e o carregamento sem fios são funcionalidades que acresentam interesse a este smartphone. O sensor de impressão digital é rápido e preciso.

No campo da fotografia, o utilizador pode contar com resultados adequados para a gama e que não surpreendem face à concorrência. O modo retrato, embora funcione na câmara traseira, na câmara frontal é inexistente e não estará a haver aproveitamento do conjunto de sensores.

O Umidigi Z2 Pro está disponível por pouco mais de 250 € nas cores Twilight, Carbon Fiber e Ceramic.

O Pplware agradece à Umidigi a cedência do Umidigi Z2 Pro Ceramic Edition para análise. Mais informação aqui.

Umidigi Z2 Pro

Exit mobile version