Pplware

Análise: UMi Super

A UMi é umas das marcas de smartphones que tem vingado neste universo tão competitivo. Uma das suas mais recentes apostas é o UMi Super.

Durante as últimas duas semanas, este foi o meu companheiro do dia-a-dia e agora é a altura de lhe mostrar tudo o que este smartphone tem para oferecer.

1 – Características Gerais

O UMi Super é um smartphone com ecrã 2.5D (ou seja, apresenta uma ligeira curva nas extremidades) de 5,5″, com resolução FullHD (1080 x 1920 píxeis) e protecção Gorilla Glass 3. Tem um SoC octa-core SoC Helio P10 da Mediatek, vem com 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão através de cartão microSD até 128 GB, neste caso abdicando de um dos cartões SIM.

A bateria é de 4000 mAh, o que lhe confere uma autonomia fantástica. Vem com a versão Android 6.0 Marshmallow, cuja interface é quase idêntica à do Android puro. Tem sensor de impressões digitais e uma câmara principal de 13 megapíxeis.

 

2 – Na caixa

Veja o conteúdo da caixa e todo o design através do vídeo preparado aquando do unboxing.

Especificações completas

Ecrã
  • IPS de 5,5″ de resolução 1080 x 1920 píxeis FullHD
Processador
  • CPU: MediaTek Helio P10, 2 GHz octa-core
  • GPU: Mali-T860MP2
Rede
  • Dual-SIM LTE/HSPA+/GSM (dual stand-by)
Sistema Operativo
  • Android 6.0 (Marshmallow)
Memória
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 32 GB
  • Memória externa: microSD até 128 GB
Câmara
  • Principal (traseira): sensor de 13 MP, com flash LED duplo
  • Secundária (frontal): sensor de 5 MP
Sensores
  • Impressão digital, acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio
Dimensões e peso
  • 150,8 x 75 x 8,5 mm, 185 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n
  • GPS, A-GPS
  • Bluetooth: v4.1
  • USB: USB Tipo-C
Bateria
  • 4000 mAh
Cores
  • Dourado e Cinza

 

3 – Design

O UMi Super tem um design comum à gama onde se insere, elegante, de linhas rectas, com uma construção cuidada toda em alumínio. Este não pertence ao grupo dos smartphones mais finos leves do mercado, mas é por uma boa causa: a sua bateria de 4000 mAh faz com que necessite de uma espessura de 8,5 mm e pese 185 g, mas nada que seja exagerado ou longe do que muita concorrência oferece.

As laterais são planas e acompanham a cor prateada da capa traseira. Os botões físicos de volume e power encontram-se na lateral direita. Do lado esquerdo está posicionada a ranhura para os cartões (2 micro-SIM ou micro-SIM/microSD) e um terceiro botão físico personalizável.

Em baixo encontra-se o altifalante e a porta USB Tipo-C. De notar que o som reproduzido pelo altifalante é de grande qualidade e bastante bem ajustável e, ao contrário da maioria dos equipamentos, se a saída de som for bloqueada com a mão, por exemplo, a qualidade e volume de som não são comprometidos. Em cima encontra-se a porta de áudio para jack de 3,5 mm.

Na frente, em cima, são visíveis os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante e a câmara de 5 megapíxeis. Em baixo existem os botões capacitivos comuns de Menu, Home / Aplicações recentes (que também serve como LED de notificações) e o botão para Retroceder.

Na traseira encontra-se a câmara principal, acompanhada pelo flash LED duplo, de dois tons, e um segundo microfone. Colocado ainda na traseira encontra-se o sensor de impressões digitais.

 

4 – Interface e desempenho

O UMi Super vem com a versão 6.0 do Android Marshmallow, cuja interface de utilizador se assemelha ao Android puro, apresentando apenas algumas opções extras adicionadas para aceder às configurações do LED de notificações e do botão extra personalizável.

Aplicações e funcionalidades

As aplicações inclusas neste UMi Super são poucas e as mais comuns do Android. Tem um Navegador, a Play Store, Gmail e outras aplicações Google, uma aplicação de Câmara, Galeria, Lanterna e Gestor de Ficheiros, entre poucas outras.

 

Botão personalizável

Este é o botão físico extra que se encontra na lateral esquerda do smartphone. Com um clique longo, permite que sejam alteradas as definições de som; com um clique simples, é possível aceder a uma qualquer aplicação instalada no smartphone, por exemplo, à câmara fotográfica para que seja possível aceder de forma mais rápida.

 

Sensor de impressões digitais

O sensor de impressões digitais integrado no UMi Super permite apenas desbloquear o smartphone. Este sensor está colocado na traseira e reconhece a impressão digital de forma bastante rápida e eficiente, a 360 graus.

 

Ecrã

A resolução FullHD, de 1080 x 1920 píxeis, é a ideal para um ecrã de 5,5 polegadas e, neste caso, as cores, o contraste e a definição são bons. Em exposição à luz solar a visualização de conteúdos também não fica comprometida.

Desempenho

O UMi Super foi capaz de desempenhar de forma competente todas as tarefas a que foi proposto. De uma forma geral, o desempenho pode ser classificado como bom, contudo, foram detectadas falhas na ligação Wi-Fi, de forma esporádica. Foram ainda detectados outros problemas antes da última actualização de software, mas que esta veio resolver, pelo que os problemas de Wi-Fi também deverão ser resolvidos em breve. De notar que, desde que o smartphone chegou ao Pplware, já foram lançadas duas actualizações para correcção de bugs.

No que concerne à utilização de GPS, a que tantos leitores solicitaram análise, devo dizer que, apesar de não detectar nem fixar tantos satélites quanto outros equipamentos da mesma gama, a navegação não ficou prejudicada, tendo sido testado em vários percursos.

Através do benchmark do AnTuTu conseguiu uma pontuação de 50628, o que corresponde bem às suas especificações e desempenho, de uma forma geral.

 

5 – Câmaras

O UMi Super vem com uma câmara principal de 13 magapíxeis, que conta com o auxílio de um Flash LED de dois tons, e a câmara frontal é de 5 megapíxeis. A aplicação da câmara conta com os vários modos fotográficos comuns, bem como vários filtros para dar um toque especial às fotos.

A qualidade fotográfica, não sendo excelente, é a esperada para um equipamento com as características do UMi Super. Em ambientes com boa luz, as fotografias são bastante boas sendo capaz de se adaptar facilmente à diferente luz capada. Em ambientes mais escuros apresenta algum grão nas fotos, como seria de esperar.

No momento de focar, a câmara é um pouco lenta, mas na hora de captar a imagem é bastante rápida. Veja alguns exemplos de fotos captadas com o UMi Super em diferentes ambientes.

 

6 – Veredicto

O UMi Super é um smartphone que surpreende sobretudo pela sua autonomia. Para quem valoriza este aspecto, encontra neste smartphone uma excelente opção, sendo garantidos 3 dias de utilização comum onde, no meu caso em particular, corresponde a muita navegação na Web (cerca de uma hora diária), acesso a várias redes sociais, consulta e gestão de e-mail, alguns minutos de chamadas, conversas através de diferentes aplicações e alguns minutos de YouTube. De notar que nos dias em que foi testado o desempenho do UMi Super em jogos e câmara fotográfica, onde a utilização foi mais intensiva, a autonomia baixou para os dois dias.

No que respeita ao desempenho do UMi Super, esperava um pouco mais de rapidez na execução de algumas tarefas. Ainda assim, é bastante aceitável, principalmente tendo em conta o seu preço, sendo capaz de desempenhar de forma competente todas as tarefas a que foi proposto. É bom que a marca continue a lançar actualizações que vão corrigindo os pequenos bugs que esta versão ainda tem, mas o esforço para tal é notório, tal como foi descrito anteriormente.

O UMi Super pode ser encontrado à venda em diversas lojas online por menos de 200€, e além disso pode ainda conseguir um cupão de desconto de 50 dólares, que pode desde já subscrever aqui. Além do desconto ainda se poderá habilitar a outros prémios UMi.

Fica igualmente o nosso agradecimento pela cedência do equipamento para a realização dos testes e a respectiva análise.

UMi Super

Exit mobile version