Pplware

Análise The Sims 4: Vampiros (PC)

The Sims 4 foi lançado em Setembro de 2014 e contínua a ser uma aposta séria e real da Electronic Arts, com desenvolvimentos contínuos e lançamentos regulares de novos conteúdos.

Caso hajam dúvidas, talvez a maior prova disto mesmo corresponda ao lançamento passado de 8 colecções de objectos para construção ou embelezamento do mundo Sims assim como 4 DLCs.

São eles “Retiro ao ar livre“, “Dia de Spa“, “Escapada Gourmet” e agora “Vampiros” que analisaremos aqui.

Antes de falarmos desta expansão é preciso denotar a atenção que a Eletronic Arts (criadora do jogo) deu às queixas do público alvo deste jogo. Assim no início deste ano, um pouco antes do lançamento deste DLC, eles disponibilizaram uma actualização com a adição de crianças e as respectivas implicações que isso traz ao mundo de Sims.

Neste título recheado de novidades acedemos a uma nova vizinhança que se chama “Forgotten Hollow” que contém 5 lotes para remodelação ou construção. Aqui encontraremos bons pormenores típicos de uma localização comummente associada a vampiros onde as casas têm agora mais materiais e objectos com esse tema além de outras características como manchas, rachadelas e criação de masmorras que dão um aspecto à casa mais ou menos sombria.

A criação das personagens tem também agora novas opções que alinham as personagens com o tema através de vestimentas, cabelos, olhos, dentes de vampiro,orelhas pontiagudas a lembrar o Légolas de Senhor dos Anéis e por aí fora que podem ser aplicadas até às crianças.

 

Graças a este DLC as personagens têm a possibilidade de se melhorarem no que toca a serem vampiros e atingirem o topo deste modo de vida. Para esse objectivo há várias maneiras de o conseguirem, seja através do Sim Google (motor de busca no computador do jogo a que as personagens acedem para se formarem), seja através de conversas ou lutas amigáveis com outros vampiros ou até indo a uma biblioteca e ler livros sobre o assunto. Este tipo de animações eventualmente farão com que a árvore de aptidões apareça e poderá assim aumentar os poderes que a nossa personagem vampira tem. Esses poderes têm de ser bem escolhidos e balanceados uma vez que cada poder tem também a sua fraqueza que a acompanha.

A personagem é agora um dois em um, uma vez que poderemos alternar entre a forma humana e a outra forma da escuridão (vampírica) para que se possa dar uso à vida imortal e ainda assim sobreviver aos raios solares durante o dia.

 

O gameplay também mudou, assim em vez de a vida da ou das personagens andar à volta da sua higiene, vida social e felicidade por exemplo, agora há também que acautelar a personagem quanto à sua sede de sangue (ou plasma, para a versão do jogo para jovens) e energia.

A Sede cresce de forma linear e poderá ser colmatada com uma sugadela de sangue a outro personagem que encontremos ou através de uma fruta própria para o efeito. A energia do vampiro decrescerá se for usada para para os diferentes poderes que o vampiro tem ou se estiver com o vampiro exposto à luz solar(pode em último caso levar à morte do personagem), para aumentar essa dita energia basta entrar para dentro de um caixão para dormir ou fazer amor com outra personagem.

The Sims 4 Vampiros é um jogo em que não são os gráficos a verdadeira razão de ter tanta popularidade mas sim a sua jogabilidade e as diferentes possibilidades de criação de uma casa, personagem e a sua vida num mundo paralelo a este. Tem imensos objectos novos para a casa, vestimentas e traços novos para o personagem ou família que criarmos e que dará imensas horas de jogo e de descoberta nesta nova expansão ainda que em comparação com a a expansão “Supernatural” do Sims 3 que veio com bruxas, lobisomens, fadas e zombies esta fica aquém, embora possa ser aumentada conforme aconteceu com os bebés.

O som está bastante bom para este jogo onde cada acção tem um próprio som que a dada altura basta ouvirmos para saber o que se está a passar. É pena os personagens não terem voz humana e conversarem normalmente ainda que seja engraçado o burburinho que fazem e a explicação de como está a correr a conversa.

Além das músicas de fundo existem alguns bons guias no youtube que mostram como e em que pasta da instalação se devem colocar as músicas que temos em disco para as ouvirmos enquanto jogamos.

 

Veredicto

Este é um jogo bastante criativo e embora que já tenha tido mais atractividade pela inovação continua bastante bem e recomenda-se. Há sem dúvida imenso para fazer no decorrer do jogo e há também imenso que foi feito e poderá ser feito por parte da EA.

Assim para quem gosta deste tema e deste tipo de jogos é de facto uma expansão a não perder, para quem não gosta do tema poderá ainda assim aproveitar a quantidade enorme de coisas a comprar para uma casa que são muitas e muito boas. Fora disso, dificilmente alguém pensará investir os 19,99€ para viver uma “vida paralela” simulada e depois transformá-la em vampírica….a não ser que estejas vivo à séculos, e gostes de chupar sangue! 😀

The Sims 4: Vampiros

Exit mobile version