Pplware

Análise: Star Wars Pinball (Nintendo Switch)

Quem não gosta de uma boa jogatana de pinball (ou também conhecido por flippers)? Pois bem, para todos os que responderam que sim e tenham uma Nintendo Switch, eis uma boa nova: Star Wars Pinball chegou.

Sim, o jogo dos Zen Studios acabou de chegar à consola da Nintendo e o Pplware já teve oportunidade de o experimentar, com a ajuda da Força.

Venham ver um pouco mais…


Os Zen Studios são, para quem não conhece, um dos maiores impulsionadores de jogos de pinball do mercado com variados exemplos de lançamentos e para as mais variadas plataformas (Star Wars Pinball já foi lançado para Xbox e Playstation). Jogos com temáticas sobre Alien Isolation, Deadpool, Jurassic World ou X-Men são alguns dos melhores exemplos dos jogos dos Zen Studios.

Pode-se dizer portanto que estes estúdios de desenvolvimento têm uma comprovada experiência nestas andanças e como tal, não será de esperar nada menos que um bom jogo com este Star Wars Pinball.

Tal como poderão ver nas seguintes linhas e imagens, os jogos da Zen são uma das melhores experiências de Pinball que se pode ter, para apreciadores do género. Misturando mesas de flippers (mais ou menos tradicionais) com elementos 3D relacionados com os temas abordados, cada jogo acaba por ser uma experiência extremamente bem conseguida e diferente de qualquer outro jogo de flippers.

Como é óbvio, este jogo centra a sua acção no rico Universo Star Wars. São 19 as mesas existentes no jogo e referentes a variados capítulos da saga Star Wars (incluindo os filmes Solo e Rogue One):

É impressionante a forma extraordinariamente criativa como a Zen conseguiu fazer com que simples mesas de flippers de um momento para o outro ganhem … vida!

Personagens ganham vida e começam a disparar uns contra os outros, Tie Fighters levantam voo e iniciam bombardeamentos massivos, Jedis começam combates de Sabres de Luz, Stormtroopers disparam lasers em todas as direcções… tudo isto em cima de uma simples mesa de pinball. Impressionante e um regalo para os olhos.

Mas para os ouvidos também! Isto pois a banda sonora original da saga marca presença no jogo em toda a sua magnitude e os efeitos especiais usados são também os usados nos filmes. Até mesmo as vozes dos actores, que não são os reais, estão competentes qb. Um autêntico o cocktail de sensações, imagens.

Além dos triggers, bumpers e outras componentes num pinball normal, em Star Wars Pinball as mesas têm adicionalmente mini jogos escondidos que se vão revelando à medida que vamos avançando. E isto é interessante pois permitiu à Zen Studios criar uma espécie de Modo Campanha para o jogo.

Se tivermos em consideração que se trata de um jogo de flippers torna-se difícil perceber o conceito mas a ideia está engraçada. Basicamente, trata-se de ir avançando de mesa em mesa e no entretanto, ir resolvendo alguns desses mini jogos presentes.

Conforme referi, não se trata de algo de outro mundo mas, isso sim, uma forma de criar algum conteúdo extra (e conectado) para as diferentes mesas e ao mesmo tempo criar uma sensação de evolução.

É claro que esse modo Campanha é apenas uma curiosidade pois o grosso da diversão vem precisamente dos jogos por si só e da luta pela presença nos leaderboards. E neste capitulo o jogo está brutal. O gozo que se retira de cada jogo, nas diversas máquinas, justifica claramente o tempo (e dinheiro) dispensado em Star Wars Pinball.

Pelo caminho é possivel ao jogador ir ganhando Holocron Shards que permitem por sua vez a aquisição de bónus e poderes extra para usar durante o jogo. Tratam-se de itens/opções que também podem ser compradas por micro-transacções e que ajudam a facilitar algumas mesas. Por exemplo multiplicadores de pontuação, opções de redução do tempo e muitos mais.

Tal como referi anteriormente, o jogo já saiu antes para Xbox e Playstation mas este lançamento da Switch permite uma mais-valia adicional: portabilidade. Efectivamente, com este lançamento, o jogo passa a ser completamente portátil podendo ser jogado em qualquer lado, via modo handheld.

Contudo, existe um catch: tamanho do ecrã. Quando em modo handheld o jogo assume a posição vertical. No entanto, e apesar dessa posição ser a mais indicada, existe o problema do ecrã ser pequeno e, com tanto a acontecer em simultâneo é complicado distinguir a bola (ou bolas) e ser fácil perder jogos desnecessariamente. Este é talvez o maior ponto fraco do jogo que, sofre com esta limitação da própria plataforma.

O jogo tem ainda uma opção de League Play que basicamente desafia os jogadores a baterem records de outros jogadores e assim, ajudar a eterna luta contra o Lado Negro da Força. Isto, pois ao inicio do jogo poderemos escolher qual o lado da Força que apoiamos e dessa forma, podemos contribuir para a derradeira vitória.

O vicio torna-se ainda maior visto haverem Leaderboards para todas as mesas do jogo, e é extremamente satisfatório tentar bater recordes atrás de recordes.

Este jogo deveria ter um Alerta de “Jogo extremamente Viciante” pois é tão fácil não largar os Joy-Cons…

Veredicto

Depois de jogar Star Wars Pinball, torna-se fácil recomendar este jogo a todos os jogadores que apreciem flippers e que sejam fãs do Universo Star Wars. O jogo está simplesmente um assombro e é muito bem-vindo à Nintendo Switch. Venham mais.

Exit mobile version