Pplware

Análise: Sony cyber-shot DSC-HX90

Actualmente o mercado das câmaras fotográficas tem escolhas para todas as necessidades e carteiras e a Sony tem sido um exemplo de marca que oferece diversas soluções adequadas aos utilizadores.

Após termos feito o unboxing, ficamos hoje com uma análise mais completa e detalhada da Sony cyber-shot DSC-HX90.

A Máquina

Principais Especificações da Sony HX90

Ver todas as specs

Na Caixa

Na caixa vêm os seguintes equipamentos:

Caracterização

Uma das características que mais destaca é o facto da Sony HX90 ter uma capacidade de zoom óptico de 30x numa lente ZEISS® Vario-Sonnar® T*, o que permite que obtenha imagens muito mais nítidas!

Traz um sensor CMOS Exmor R® de 18,2 8 MP e um motor de processamento de imagem BIONZ X™, para que consiga melhores imagens em ambientes escuros, mais detalhadas e com menos ruído.

O ecrã OLED Tru-Finder é retrátil para conseguir uma visualização mais nítida e uma maior funcionalidade e o LCD inclinável a 180 graus permite um enquadramento fácil de selfies/fotografias em posições baixas.

Por sua vez o sensor Digital Live MOS, com sensibilidade superior e mais rapidez, permite minimizar o efeito rolling shutter.

Conta ainda com um potente processador Venus Engine quad-core, para que o utilizador tenha uma experiência de alta velocidade.

À primeira vista pode parecer uma câmara pequena e frágil, percebida ainda como pouco capaz, mas assim que a explorar, irá encontrar diversas surpresas e, o resultado das suas fotogafias irá conquistar o utilizador mais exigente.

Quanto às dimensões, trata-se de um equipamento bastante confortável para se transportar na mão para qualquer lado.

A Sony HX90 tem 102 mm de largura, 58,1 mm de altura e 35,5 mm de profundidade. Quanto ao peso, a estrutura pesa 218 gramas e 245 gramas com bateria e suporte multimédia.

Quanto à bateria recarregável NP-BXI, para além de um recarregamento rápido, tem uma duração longa, o que permite que esteja um dia, ou mais, descansado a fotografar sem se preocupar em recarregá-la.

Está apenas disponível em cor preta e, no geral, as críticas tecidas a esta Sony HX90 têm sido bastante positivas.

Vamos agora conhecer melhor a parte prática, ou seja, aquilo de que esta câmara fotográfica é capaz.

 

A Experiência

Fotografia

Tal como outros modelos da Sony, também a HX90 tem um leque variado para que fotografe, com a melhor qualidade possível, cenários específicos.

Assim, tem a ajuda dos seguintes modos:

Auto-Inteligente: Identifica automaticamente as características da cena e tira uma fotografia.

Auto Superior: O dispositivo fotografa lindamente de forma automática reduzindo a desfocagem e o ruído

Nota: Cliquem nas imagens para que seja feito o download da original

Programa automático: Configura automaticamente a abertura e a velocidade do obturador. Configurável aos objectivos de cada um.

Prioridade abertura: Ajusta a abertura para alterar o intervalo de focagem e valor de desfocagem de fundo. Valores pequenos desfocam a frente e atrás. Valores grandes desfogam o fundo.

Prioridade obturador: Ajusta manualmente a velocidade do obturador para os vários efeitos dos motivos em movimento. Mais velocidade, aparece parado por momentos, menos velocidade capta traços do movimento.

Exposição manual: Ajusta a abertura e velocidade do obturador manualmente. Pode fotografar imagens com rastos utilizando exposição longe.

Rechamar memória: Fotografa com predefinições. Predefinir as definições com memória (editável no Menu)

Filme

Panorama

Selecção da Cena

Retrato

Desportiva

Paisagem

Pôr-do-Sol

Cena Nocturna

Crepúsculo sem tripé

Retrato Nocturno

Antidesfocagem por movimento

Animal de estimação

Gourmet

Praia

Neve

Fogo de artifício

Pele Suave

Alta sensibilidade

Trata-se, assim, de um equipamento bastante versátil e com diversas opções sobretudo para aqueles que necessitam de uma câmara que lhes facilite o trabalho de edição ou que lhes proporcione resultados adequados que retratem, na perfeição, cada diferente cenário.

Pelas fotografias que fui colocando acima, julgo que podem perceber que se conseguem imagens com uma nitidez agradável, cores bem vivas e pormenores claramente definidos. Por falar em pormenores, deixo-vos aqui mais uma compilação onde podem verificar a resolução conseguida em cada detalhe:

Zoom

Como já referi na caracterização do equipamento, a Sony HX90 permite alcançar um zoom óptico de 30x. Apesar de, como já confessei noutras análises, o zoom ser uma das funcionalidades que mais gosto de explorar nas câmaras fotográficas, confesso que o resultado do zoom obtido com esta HX90 não me maravilhou tanto como noutros equipamentos dentro da mesma gama. Ainda assim, e talvez porque eu sou um bocadinho exigente, a Sony HX90 não deixa de cumprir bem o seu papel nesta área e o utilizador consegue obter, com facilidade, bons resultados.

Aqui ficam alguns exemplos:

Para terminar, deixo aqui um registo com edição no programa BeFunky.

Gravação de Vídeo

Quanto à gravação de vídeo, o resultado foi bastante satisfatório, conseguindo-se um filme com equilibrio de cores e uma imagem bastante agradável. Apesar de tudo, o mau tempo que se fez sentir nos dias de análise, limitaram a que conseguisse mais gravações e de melhor qualidade.

No entanto aqui ficam dois exemplos da gravação de vídeo conseguida através da Sony HX90:


Conclusão

Finda a análise, o balanço é positivo. Fiquei agradada com o resultado obtido nas fotografias e os pontos positivos recaem ainda para a estrutura do equipamento, uma vez que a máquina é bastante compacta, cómoda e ajustável à mão, ou seja, prática para se levar para qualquer lado sem sentir que ‘carrega’ um arsenal fotográfico.

O preço ronda os 450€, mas poderão ver abaixo os preços no KuantoKusta.

Com que opinião ficaram desta Sony HX90?

Sony HX90

Exit mobile version