A Asus tem sido uma das marcas que tem apostado na qualidade dos dispositivos móveis que coloca no mercado e, em breve, o mundo poderá ter acesso a um dos seus novos smartphones, o tão aguardado Asus Zenfone 2.
Mas porque nos foi solicitado por muitos dos nossos leitores, faz todo o sentido analisar ainda o Asus Zenfone 5, cedido pela Onbit, um equipamento que continua a atrair a atenção de quem procura um smartphone Android.
Conheça-o em pormenor!
Aspectos positivos
- Desempenho
- Qualidade das câmaras
- Qualidade e resolução do ecrã
- Design e construção
Aspectos negativos
- Autonomia
1 – Características Gerais
É verdade que o Asus Zenfone 5 já foi lançado há um ano mas continua a ser um dos smartphones mais procurados no mercado nacional, logo a seguir ao Motorola Moto G (2014) e à frente de marcas como a Wiko ou a Samsung.
O Zenfone 5 é um smartphone de 5 polegadas com uma resolução HD de 720 x 1280 píxeis e conta a protecção Gorilla Glass 3, já habitual nos ecrãs dos dispositivos móveis. Tem um processador Intel Atom Z2580 Dual-core a 1.6 GHz e o GPU é um PowerVR SGX544MP2.
De memória RAM, o Asus Zenfone 5 já tem 2 GB e pode ser adquirido nas versões de 8, 16 ou 32 GB de armazenamento interno, com possível expansão através de microSD até 64 GB. O modelo em análise é o de 16 GB.
Além do mais este é um smartphone dual-SIM, que acaba por responder às exigências de muitos utilizadores. A versão do Android é a 4.4.2 KitKat com interface própria ZenUI, actualizada assim que o smartphone é ligado, mas infelizmente não há previsões de actualização para a mais recente versão do Android (Lollipop), apesar de ter sido garantida para 2015.
A câmara principal tem 8 megapíxeis e a frontal apenas 2 megapíxeis e as suas funcionalidades e modos fotográficos são mais desenvolvidos do que num Android comum.
Dentro da caixa que nos chegou para análise veio incluído o Asus Zenfone 5, o cabo USB/microUSB, o transformador, os headphones e acessórios, e ainda o habitual manual de instruções rápidas.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS de 5″, resolução 720 x 1280 píxeis (~294 ppp)
-
Processador
- CPU: Intel Atom Z2580 dual-core a 1.6 GHz
- GPU: PowerVR SGX544MP2
-
Rede
- 2.5G (GSM/GPRS/EDGE): 850 / 900 / 1800 / 1900 MHz
- 3G (HSPA+ 42Mbps): 900 / 1900 / 2100 MHz
-
Sistema Operativo
- Android 4.4.2 (KitKat)
-
Memória
- Memória RAM: 2 GB
- Memória interna: 8/16/32 GB
- Memória externa: microSD até 64 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 8 MP com flash LED
- Secundária (frontal): 2 MP
-
Funcionalidades da câmara
- Geo-referência, foco manual, detecção de rosto, panorama, HDR, captura por detecção de rosto, embelezamento, captura por sorriso, animação GIF, panorâmico, modo noturno
-
Sensores
- Acelerómetro, bússola, proximidade
-
Dimensões e peso
- 148,2 x 72,8 x 10,3 mm, 145 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n, Wi-Fi Direct, hotspot
- GPS: A-GPS, GLONASS
- Bluetooth® 4.0, A2DP, EDR
- USB: microUSB v2.0
-
Bateria
- 2110 mAh Li-Ion
-
Cores
- Preto carvão, branco pérola, vermelho cereja, dourado champagne e roxo crepúsculo
-
Preço
- 198€ (preço actual na Onbit)
2 – Design
O Asus Zenfone 5 tem um design bastante elegante e simples, com uma estrutura toda em plástico. As dimensões são também muito bem conseguidas com 148,2 x 72,8 x 10,3 mm e pesa 145 gramas. A curvatura da traseira permite uma maior ergonomia do equipamento e o pormenor inscrito na barra frontal, abaixo do ecrã, fazem com que se distinga de tantos outros equipamentos Android.
Na frente, além do ecrã de 5 polegadas, encontra-se o sensor de luminosidade e proximidade, o altifalante e a câmara de 2 megapíxeis, acima do ecrã. Em baixo, os habituais botões capacitivos dos Android: Retroceder, Home e Menu.
Na lateral, em baixo, estão colocados a porta microUSB e o microfone, do lado direito os botões de Power e Volume e, em cima, o jack de áudio de 3,5 mm e o outro microfone, que permite gravação em stereo para vídeo.
Na traseira em cima e a meio estão colocados a câmara de 8 MP e o flash LED. Em baixo encontra-se altifalante principal que, graças à curvatura do ecrã, não perde qualidade de reprodução ao ser colocado sobre uma superfície plana. Ainda assim, o volume do som é um pouco baixo em quase toda a extensão de ajuste, e mesmo no final, torna-se muito alto.
A capa traseira é removível e dá acesso aos slots para os dois cartões SIM e para o cartão micro SD e ainda à bateria de 2110 mAh, não removível.
3 – O Asus Zenfone 5 em vídeo
4 – Interface, aplicações e funcionalidades
O Asus Zenfone 5 tem a interface ZenUI desenhada sobre o Android na sua versão 4.4.2, e é claramente distinta da do Android no seu estado mais puro.
O smartphone vem equipado com todas as aplicações comuns do Android e o pack de aplicações da Google. Depois traz ainda aplicações próprias da Asus:
- Do It Later: uma aplicação de gestão de tarefas.
- Poupança de energia: permite escolher entre vários modos de gestão da energia da bateria, sendo possível escolher entre o modo optimizado, o modo de ultra-poupança e ainda personalizar esta gestão à medida de cada utilizador.
- SuperNote: um bloco que notas que permite escrever de forma manuscrita, através de um teclado ou desenhar de forma livre.
- WebStorage: o serviço de cloud da Asus que permite capturar e enviar imagens ou vídeos de forma instantânea, editar ficheiros em .pptx, .xlsx e .docx e ainda trabalhar em equipa através da cloud.
- PC Link: para um interacção entre o smartphone e o PC.
- Remote Link: transforma o smartphone num touchpad, teclado e controlador sem fios para o PowerPoit e Windows Media Player.
- Share Link: para a transferência de ficheiros sem necessitar de ligação Wi-Fi ou rede móvel.
- Party Link: permite que o utilizador se ligue a dispositivos nas proximidades de forma a partilhas imagens de forma automática.
Os ícones e a forma como são apresentadas as notificações e definições, são muito agradáveis e têm algo de semelhante do Material Design da Google.
Funcionalidades como adaptação do ecrã à leitura, tornando os brancos menos brilhantes, o modo de Luva que torna o ecrã sensível ao toque mesmo entre um tecido ou o modo Não Perturbar que desliga notificações e outras acções seleccionadas pelo utilizador, elevam a produtividade deste Android. Um dos pontos negativos desta interface é o teclado, que não é muito prático à escrita rápida.
A qualidade do ecrã do ZenFone é bastante boa e a resolução a suficiente para um ecrã de 5 polegadas. A reprodução de cores é realista e tem um bom contraste.
Em termos de desempenho, este revelou-se um equipamento fluído, tanto dentro das várias aplicações e em transições e animações, quanto na navegação em browser, ou em jogos.
5 – Câmaras
Relativamente às câmaras (traseira de 8 MP com flash e frontal de 2 MP) e à sua qualidade fotográfica e de vídeo, os resultados não são nada de extraordinário que as distinga muito daquilo que a maioria da concorrência oferece.
O que distingue estas câmaras das outras são os modos fotográficos mais completos e que permitem uma captura adaptada a diferentes situações e com alguns efeitos extra, sem necessitar de edição manual. Com a câmara traseira é assim possível capturar com vários modos, entre os quais:
- Recuar tempo: captura várias imagens durante 2 segundos e permite escolher a melhor
- HDR
- Panorâmico
- Baixa luminosidade: aumenta automaticamente o valor de exposição permitindo aumentar a qualidade da imagens quando o ambiente está mais escuro
- Autorretrato: depois de escolhido o número de rostos que irá ser fotografado, são detectados e é então capturada a fotografia
- Miniatura: permite focar apenas um ponto ou uma parte do que se está a fotografar e desfocar tudo o resto à volta.
- Profundidade de Campo: ideal para fotografar algo em pormenor desfocando a cena de fundo
- Remoção Inteligente: permite eliminar elementos em movimento que não se querem na fotografia, como um carro ou uma pessoa a passar.
- Sorriso de grupo: depois de detectar os rostos, são capturadas várias fotos o que permite escolher, por cara, a expressão melhor, evitando a situação de ter que capturar e voltar a repetir as fotos até que toda a gente fique bem.
- Animação GIF: através da captura seguida de várias imagens é criado um GIF
Veja alguns exemplos de imagens capturadas através do Asus Zenfone 5 em diferentes modos fotográficos e ambientes.
Modo Automático:
Panorâmico:
Modo Normal e HDR:
Modo Normal e Profundidade de Campo:
Modo Normal e Baixa Luminosidade:
6 – Veredicto
Apesar de já se encontrar no mercado há um ano, o Asus Zenfone 5 apresenta um desempenho ao nível de outros equipamentos mais recentes no mercado e na mesma gama de preços, nomeadamente o Xioami Redmi 2 ou o novo Wiko Ridge 4G, com uma pontuação no Antutu de 21748.
Quanto à autonomia, estamos perante o maior factor negativo do Asus Zenfone 5, a utilização normal do equipamento, que contempla condições como brilho automático, Wi-Fi sempre ligado, cerca de 10 minutos de chamadas, navegação na Internet, acesso a redes sociais e sincronização automática e consulta do e-mail, não permitem mais do que um dia de utilização, isto se for tudo bem gerido. Este problema deve-se à bateria de apenas 2110 mAh.
Mais concretamente, o ecrã, com brilho no máximo, consome 100% da bateria em cerca de 3 horas e meia, em navegação no browser (com brilho do ecrã a 50%) a autonomia é de 4 horas 10 minutos, em fotografia é de cerca 2 horas e 50 minutos e na visualização de vídeos no YouTube é conseguida uma autonomia de cerca de 3 horas, umas duas horas a menos que a maioria dos smarphones já aqui testados no Pplware.
À excepção deste ponto negativo, são muitos os positivos, nomeadamente a quantidade de software útil pré-instalado, as várias funcionalidades das câmaras fotográficas, o facto de permitir a utilização de dois cartões SIM, aliadas ao desempenho e ao design diferenciador deste Asus. Características que fazem dele ainda uma boa opção de compra no mundo do Android.
Quanto ao preço, o Zenfone 5 pode ser adquirido por um preço de 198€ na Onbit.
O Pplware agradece à Onbit a cedência do Asus Zenfone5 para análise.