Pplware

Análise: Samsung Gear Fit2

Foi durante o mês de Junho que a Samsung lançou a sua nova aposta para o segmento do fitness, a Gear Fit 2, que surge como sucessora da Gear Fit lançada há 2 anos, e que traz consigo como grande novidade a integração de GPS.

Será que esta Gear Fit2 tem um bom desempenho? Será que permite uma boa monitorização do exercício físico? E quanto à sincronização com o smartphone, como é que se comporta? Obtenha a resposta a estas e a outras questões nesta análise pormenorizada que preparámos para si.

Depois da Samsung ter lançado alguns dos melhores smartwatches do mercado, já estava a faltar uma opção renovada e mais simples, dedicada aos amantes do desporto.

A Samsung Gear Fit2 é agora uma opção a ter em consideração pela grande maioria dos utilizadores Android, já que é compatível com qualquer Android com versão 4.4 ou superior com, no mínimo, 1,5 GB de memória RAM. No caso dos equipamentos Galaxy, a partir da versão 4.3 do Android já é possível utilizar a Gear Fit.

 

Design e Características Gerais

Sendo este um equipamento com a assinatura da Samsung, o design e ergonomia não podiam ser descorados. Esta Gear Fit2 tem apenas 30 g e uma dimensão de 51,2 x 24,5 milímetros. A espessura do mostrador não é exagerada e a sua curvatura adapta-se perfeitamente a qualquer pulso. A bracelete em plástico é bastante confortável e resistente.

O ecrã Super AMOLED é curvo, tal como o modelo anterior, e tem 1.5” com uma resolução de 216 x 432 píxeis. Esta resolução é perfeita para o tipo de conteúdos que reproduz e o toque no ecrã é bastante preciso. Em termos de sensores, a Gear Fit2 dispõe de um sensor de batimentos cardíacos, colocado na parte inferior do mostrador, para contacto directo com o pulso. Conta ainda com acelerómetro, barómetro, giroscópio, além do GPS que permite a prática de exercício físico ao ar livre, sem ter que andar com o smartphone atrás.

A nova Gear Fit2 tem dois botões tácteis, um de Retroceder e outro de Power e Menu. Na verdade, estes dois botões são confusos, considero que, num relógio deste género, não há necessidade de um botão para retroceder. Afinal, apesar de ter bastantes funcionalidades para uma pulseira dedica ao desporto, acabam por não ser assim tantas que o justifiquem.

Esta pulseira já vem com certificado IP68 de resistência a água e a poeiras, essencial num equipamento dedicado ao desporto.

 

Configuração da Samsung Gear Fit e a App Samsung Gear

A Samsung Gear Fit2 é, tal como já foi referido, é compatível com uma grande parte dos smartphones Android, assim, antes de se fazer qualquer configuração, é necessário instalar a aplicação Samsung Gear, disponível gratuitamente na Play Store da Google.

Depois de instalada a aplicação, basta ligar o Bluetooth do smartphone, ligar a Gear Fit2 e seguir as indicações que vão surgindo nos ecrãs.

Através do seguinte vídeo, poderá ver as opções disponíveis na aplicação Samsung Gear S.

 

Funcionalidades da Gear Fit2

No próximo vídeo poderá ver com mais detalhe a interface, opções e funcionalidades da Gear Fit2.

 

1. Monitorização do exercício físico

Estes últimos dois anos de desenvolvimento e de experiência da Samsung em smartwatches, foram determinantes para desenvolver um equipamento capaz de monitorizar um vasto número de desportos, desde a simples corrida, aos agachamentos, passando pelos abdominais, bicicleta, máquina de remo… e até ioga. A introdução do sensor de GPS tornou, assim, esta pulseira numa das mais completas do mercado para fazer exercício físico ao ar livre.

Se por um lado a diversidade de actividades possíveis de monitorizar e o GPS são factores bastante positivos, a forma como a Gear Fit2 o faz pode colocar algumas reticências.

Durante o dia, todos os nossos passos são monitorizados e a margem de erro não é muita, tendo em consideração a utilização da Xiaomi Mi Band 2 em simultâneo. No entanto, se a caminhada for muito lenta e houver pouco movimento com os braços, os passos não são contabilizados. Num percurso de teste de cerca de 500 metros a caminhar nestas condições, nada foi contabilizado.

Por outro lado, se estamos a fazer caminhada, esta é cronometrada, mas se passamos de ritmo de caminhada para corrida, a Gear Fit2 não é capaz de interpretar essa alteração. É mesmo necessário dar a indicação que a corrida vai ser iniciada. Depois dessa ordem, todos os dados são recolhidos com muito boa precisão.

Com as várias actividades testadas, existe de facto algum erro na monitorização, mas é algo que não afectará muito os objectivos de treino diário do utilizador.

Um facto curioso, é que de todas as vezes que conduzi o carro mais do que 10 minutos seguidos, a Gear Fit2 interpretou essas viagens como ciclismo, tendo sido contabilizado exercício e perda de calorias que realmente não existiram.

 

2. Sensor de batimentos cardíacos

Tal como já havíamos explicado aquando da análise da Mi Band 2 da Xiaomi, dada a desconfiança existente quanto à eficácia e precisão deste tipo de sensores que medem a variação do fluxo sanguíneo, foram efectuados testes com diferentes sensores, nomeadamente das duas bandas inteligentes e do Samsung Galaxy S7 Edge, e com um aparelho electrónico de medição de tensão arterial.

Os resultados obtidos pelo Gear Fit2 foram bastante semelhantes à Mi Band 2. Comparando os seus resultados, com do medidor de tensão arterial, houve sempre uma margem de erro minimamente estável, ou seja, considerando por exemplo uma pulsação cardíaca real de 70 ppm, é comum que qualquer uma das Bands possa devolver um valor extremo de 60 ou 80 ppm, afastando-se muito raramente dessa faixa de cerca de +/- 10. O sensor do Galaxy S7 Edge foi o que mais se aproximou dos resultados apresentados pelo medidor.

 

3. Monitorização do sono

A adopção de hábitos saudáveis não pode passar só por incluir mais desporto na nossa vida. É necessário que haja também uma mudança nos hábitos de sono. Poucas horas de sono, ou noites mal dormidas, não fazem bem à saúde e olhar para gráficos que nos indicam as horas que estamos a dormir por noite pode ser um incentivo para uma alteração de comportamento.

Avaliar se a Gear Fit2 monitoriza bem ou mal o nosso sono é difícil, porque estando a dormir não há percepção de muita da informação que a banda recolhe. Contudo, existem alguns indicadores que batem certo, nomeadamente, a hora em que se adormece e acorda, os períodos em que se acordou durante a noite sem sair da cama, e mesmo aqueles em que se passaram alguns minutos de pé, durante a noite.

Para uma mudança de hábitos, tal como na monitorização do desporto, o utilizador vai recebendo recompensas pelo cumprimento de objectivos dos períodos de sono como forma de incentivo.

Há, no entanto, um inconveniente, que é o de ter que dormir com um relógio no pulso, o que em algumas noites se torna desconfortante.

 

4. Sincronização com a App S Health

Toda a informação recolhida pelo relógio é enviada para a aplicação S Health da Samsung, que está também ela disponível para qualquer Android de forma gratuita. Poderá ver mais sobre esta aplicação no vídeo abaixo.

 

5. Notificações

A possibilidade de ler SMS, ler e-mails e arquivá-los, atender e rejeitar chamadas, enviar mensagens de resposta rápida, receber mensagens do Messenger do Facebook, entre tantas outras notificações, fazem desta pulseira um gadget ainda mais útil. É possível definir o tipo de notificações que se pretende receber recorrendo à aplicação Samsung Gear.

 

6. Outras Funcionalidades

 

Autonomia

O carregamento da Gear Fit2 é feito através de uma doca que melhorou bastante face à da Gear Fit anterior. Esta tem dois conectores que permitem que a pulseira seja carregada independentemente da posição com que é lá colocada.

Quanto à autonomia, a Gear Fit2 conta com uma bateria de 200 mAh e consegue apenas uma autonomia para 2 a 3 dias de utilização. Esta variação depende muito do exercício praticado e se o GPS esteve ou não ligado. Algo que peca nesta smartband é o facto da notificação de bateria fraca ser quase imperceptível e, muitas vezes, a Gear Fit2 acabou por se desligar sem que desse conta, sequer, que estava com bateria fraca.

 

Veredicto

A Gear Fit2 apresenta-se como uma sucessora digna da Gear Fit lançada há dois anos atrás. As melhorias são significativas, tanto em termos de funcionalidades como em termos de design e conforto.

A monitorização de diferentes actividades desportivas, a inclusão de GPS e a interacção com Android são sem dúvida as suas grandes vantagens. Ainda assim, sofre de alguns problemas, nomeadamente a imprecisão na detecção de algumas actividades, como o ciclismo, como foi descrito mais acima, e na contagem de passos, quando a marcha é mais lenta. Além do mais, a ligação Bluetooth com o telemóvel é perdida em distancias que considero curtas de mais, ainda mais quando comparada com a Mi Band 2, mas nada de muito relevante.

Disponível em Portugal nas 3 cores de lançamento, preto, rosa e azul, a Gear Fit2 pode ser adquirida a partir de 168,90€. Tendo em consideração que é compatível com um vasto número de smartphones Android, que tem uma app dedicada que permite uma boa configuração e uma app de recolha de informação também ela bastante completa, sendo uma smartband que já inclui GPS, considero que tenha um preço justo.

O Pplware agradece à Samsung pela cedência do Samsung Gear Fit 2 para análise.

Exit mobile version