Pplware

Análise: Relógio TomTom Spark Cardio+Music GPS Fitness

Actualmente, a grande moda é fazer desporto e ter gadgets que monitorizem cada acção que fazemos. Depois de registadas as actividades físicas, podemos facilmente avaliar a nossa performance, verificar onde podemos melhorar, comparar com os registos dos nossos amigos, avaliar o nosso ritmo cardíaco, saber quanto tempo nos aguentamos num determinado registo, etc, etc.

Durante vários dias o Pplware testou exaustivamente o relógio TomTom Spark Cardio+Music GPS Fitness e hoje apresentamos a nossa análise.

1- Apresentação geral do TomTom Spark

O TomTom Spark Cardio + Music é um relógio que se destaca pelas múltiplas funções disponíveis para registar os mais variados tipos de actividades físicas como por exemplo: corrida, ciclismo, natação, etc.., mas também actividades indoor como são o caso do tapete rolante e outras actividades de ginásio.

Com o TomTom Spark é possível medir o ritmo cardíaco (uma vez que tem um sensor de ritmo cardíaco integrado), a velocidade, o ritmo, a distância, as calorias queimadas, saber a duração da actividade, avaliar o sono e muito mais.

Este modelo destaca-se ainda pela possibilidade do utilizador ter, no relógio, mais de 500 músicas (3GB de espaço de memória interna) que pode ouvir usando uns headphones sem fios.

A sincronização das actividades com o smartphone é feita via Bluetooth.

 

2- Em que actividades usámos o TomTom Spark?

Durante vários dias o TomTom Spark foi o meu relógio do dia a dia e o que me acompanhou em vários “desafios” desportivos. Apesar deste equipamento ser multi-desporto, apenas o consegui testar no modo corrida e modo piscina. Ainda foram feitos alguns testes na passadeira rolante mas foi durante pouco tempo. Além destas actividades o relógio foi também usado para registar o sono.

Usei este relógio em quatro meias maratonas, em vários treinos de corrida (totalizando mais de 450 km só no modo corrida) e foi usado também várias vezes na piscina (cerca de 10 km).

De referir também que usei o relógio com os headphones sem fios durante alguns treinos de corrida. O TomTom Spark é um relógio robusto e fica bem em qualquer pulso.

.

 

3- Impressões iniciais do TomTom Spark

Comparativamente a outros equipamentos concorrentes, as primeiras impressões sobre este relógio foram ao nível do design. De facto o TomTom Spark não é um dos mais bonitos do mercado e a interface, à primeira vista, parece pouco elegante e até limitada.

No entanto, à medida que o vamos usando nos nossos treinos percebemos claramente o porquê do relógio ser construído assim e também a sua arquitectura em termos de software. Conclusão: Fiquei rendido a este equipamento.

4- TomTom Spark – Especificações

 

5- TomTom Spark – Funções Principais

Como referi o TomTom Spark está repleto de funções para as actividades que tem suporte.

Por exemplo, ao nível da corrida é possível saber:

Ao nível da corrida podemos ainda personalizar o treino, indicando os objectivos, os intervalos, se é por voltas ou adaptado às zonas associadas ao ritmo cardíaco. Podemos também definir quais as variáveis que pretendemos ver no ecrã (tanto do lado direito como do esquerdo). Por fim podemos também definir a playlist que vamos usar para uma determinada actividade.

Já no caso da natação é possível saber:

6- Aplicação para Desktop

Antes de começarmos a usar o TomTom Spark devemos instalar o software TomTom MYsports Connect que permite visualizar várias informações sobre o relógio tal como mostra a imagem seguinte.

É também através deste software que podemos passar música do PC para o relógio. É ainda possível saber o espaço em armazenamento disponível no relógio.

Como última opção, podemos sempre exportar/carregar actividades.

Além das funcionalidades referidas, o TomTom MYsports Connect permite ainda que se actualize facilmente o relógio caso exista alguma actualização disponível.

 

7 – Aplicações para dispositivos móveis

Além da aplicação para desktop, a TomTom disponibiliza apps para dispositivos móveis que permitem facilmente ao atleta sincronizar as actividades registadas no relógio com a app.

Na minha opinião as apps móveis têm um interface bastante agradável, são simples de navegar e disponibilizam as informações necessárias.

 

8- Actividades na plataforma web da TomTom

Acedendo ao MySports Online, o atleta pode consultar todas as suas actividades de uma forma mais detalhada. Essa informação pode ser partilhada nas redes sociais, enviada por e-mail, etc.

É possível ver o progresso dos treinos ao longo do ano ou mês, saber o número de actividades realizadas, duração das mesmas, distância percorrida, etc. O utilizador pode ainda criar objectivos e exportar as actividades para outras plataformas.

 

9 – Preço

O preço recomendado deste relógio é de 249€. Os TomTom Runner 2/Spark Auscultadores com Bluetooth custam 50€.

 

10 – Veredicto

O relógio TomTom Spark Cardio é sem duvida um excelente equipamento para registar as mais diversas actividades. A autonomia do equipamento surpreende pela positiva assim como todo o ecossistema da TomTom. Nos últimos testes verificámos que o GPS demorou mais do que é normal para fixar.

Relativamente ao sistema de música, pelos testes que fizemos confirmamos que é uma solução muito prática para quem corre, não existindo a necessidade de levar o smartphone ou outro tipo de equipamento. No entanto, passar músicas do PC para o relógio ainda não segue propriamente um processo muito intuitivo.

Comparamos também a utilização do sensor de ritmo integrado com um outro relógio que necessita de banda e os resultados foram idênticos, o que significa que o sensor integrado apresenta resultados fidedignos e é sem dúvida muito mais prático (comparativamente à necessidade de usar uma banda na zona do peito).

Exit mobile version