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Análise Picross 3D: Round 2 (Nintendo 3DS)

Apesar de já ter chegado ao resto do globo anteriormente, foi apenas no final do ano passado que chegou a Portugal (e à Europa) Picross 3D: Round 2, um titulo de puzzles desenvolvido pela HAL Laboratory.

Picross 3D é no entanto um jogo com muito poucas semelhanças aos ademais jogos de de puzzles, apresentando uma mecânica muito particular. O Pplware já deu as suas cabeçadas com Picross 3D.

 

Picross 3D para a Nintendo 3DS foi lançado no final do ano passado em Portugal e em boa hora o fez, pois este não é apenas um jogo de puzzles … é um pouco mais que isso, na minha opinião.

Como poderão ver pelas seguintes linhas que vos escrevo, trata-se duma aplicação que, de uma forma divertida (e por vezes frustrante) incentiva o jogador (miúdo ou graúdo) a raciocinar e a proceder a cálculos estatísticos. E isto de uma forma bastante divertida e sem esforço.

Mas comecemos pelo inicio e por explicar o conceito por detrás de Picross 3D, que é deveras interessante.

Imaginem que têm um bloco feito de peças (semelhante a LEGO) à vossa frente e que, algures dentro dele, existe uma forma de um objecto/animal/figura mas que vocês desconhecem por completo. Essa figura é, também ela, formada pelas mesmas peças que a rodeiam e é cabe ao jogador descobrir qual a figura e onde se encontram as peças que a compõem. Este é o conceito que se encontra por detrás de Picross 3D.

 

Numa primeira perspectiva parece simples, certo? Pois, e até é … mas apenas nos primeira níveis pois quando as figuras começam a ser mais complexas, começa a ser exigido ao jogador muito mais concentração e cálculos. Isto também, porque o jogo não se resume a descascar peça a peça até descobrir a figura no seu interior.

É um pouco mais retorcido que isso. Em cada extremo de cada coluna/linha do bloco existe um indicador (número) que revela quantas peças pertencentes à figura se encontram nessa linha/coluna. Simples, certo? Se tivermos uma figura com 2 linhas e 2 colunas e tivermos o marcador 1 em cada extremidade, saberemos que em cada linha e coluna temos uma única peça da figura, sendo assim necessário apenas descartar as que não fazem parte. Fazendo os cálculos de intersecções, vamos aos poucos descobrindo as peças da figura escondida.

No entanto, e de forma a dar mais cor às figuras aprisionadas (e aumentar também a dificuldade), existem duas cores distintas para as peças da figura, as quais temos de descobrir (peças laranjas e peças azuis). Por outras palavras, no limite poderemos ter em cada extremo de linha/coluna, um número laranja e um número azul, indicando assim que nessa linha ou coluna, existem n peças azuis e n peças laranjas.

Contudo isto é assim tão simples nos níveis mais … fáceis, pois à medida que as figuras se tornam mais curvilíneas e os blocos aumentam de tamanho o desafio também aumenta proporcionalmente.

Mas ainda não acaba aqui… existem ainda algumas nuances introduzidas que, apesar de fornecerem pistas úteis sobre a localização das figuras, por outro lado aumentam ainda mais a complexidade. Refiro-me à inclusão dos conceitos de peças da mesma cor colocadas de forma adjacente ou de uma forma alternada.

Explicando melhor, o jogo indica-nos quando, em determinada linha/coluna as peças de encontram colocadas de forma seguida ou separadamente. Essa indicação é feita com a colocação de um circulo e quadrado (respectivamente) a rodear o número na extremidade da linha.

Como é que isto funciona? Bem, imaginem uma linha de 10 cubos na qual temos 5 peças azuis e 2 laranjas. Neste exemplo e sem qualquer tipo de auxilio, seria legitimo pensar que as peças poderiam estar colocadas em qualquer disposição, certo? 1 Azul, 1 laranja, 1 azul, 1 laranja … e assim por diante. No entanto, isso levaria a muitas tentativas e erros ao descobrir quais as peças e onde se escondem. Assim dessa forma, se o jogo nos indicar que as 5 peças azuis se encontram colocadas de forma adjacente e as laranjas alternadamente, torna-se mais simples identificar que alguma das azuis deverá estar nas posições centrais, por exemplo. Com base nesse raciocínio podemos ir descascando a figura aos poucos e com maior segurança.

Ahh, e quase me esquecia. A ideia é de descobrir as figuras sem falhar demasiadas vezes ao identificar as peças e respectivas cores. (e no mínimo tempo possivel).

PicCross 3D é um misto de Minesweeper com Sudoku e isso faz dele um jogo extremamente interessante para crianças e adolescentes, na medida que incita a Testar e treinar o raciocínio lógico e calcular probabilidades.

 

Veredicto

Este é mais um daqueles exemplos que desmistificam a ideia de que a Nintendo 3DS é apenas para crianças. Trata-se de um jogo que, apesar de ser um jogo, também é um valioso auxiliar matemático e que, mediante os diferentes graus de dificuldade, pode ajudar tanto crianças como adolescentes (e mesmo adultos) a desenvolver um pouco mais o raciocínio estatístico.

De uma forma extremamente divertida e sem esquecer o factor competitivo, Picross 3D coloca-nos a fazer cálculos, a determinar probabilidades e a pensar.

Um bom jogo para os possuidores de Nintendo 3DS, que apreciem ocasionalmente um bom desafio de lógica e cálculo.

Picross 3D: Round 2

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