Pplware

Análise: Wiko Ufeel Prime

Em Portugal, a Wiko é uma das marcas de grande sucesso na gama média e os seus lançamentos mais recentes foram na nova gama Ufeel, apresentando o Wiko Ufeel, Ufeel Prime e Ufeel Lite. A grande novidade desta gama prende-se com a utilização mais inteligente e prática do sensor de impressões digitais, sob o lema “5 impressões digitais, 5 acessos directos”.

Durante as últimas semanas testámos o Ufeel Prime.

 

1 – Características Gerais

O Wiko Ufeel Prime é um smartphone Dual SIM com ecrã de 5″, de resolução FullHD (1920 x 1080 píxeis). Tem um SoC Qualcomm Snapdragon 430 Cortex-A53 octa-core a 1,4 GHz, 4 GB de memória RAM e 32 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão através de cartão microSD até 64 GB. Para a expansão do armazenamento há necessidade de abdicar da utilização de um dos cartões SIM.

A bateria é de 3000 mAh e vem fornecido com o Android na versão 6.0 Marshmallow. A câmara principal tem um sensor de 13 MP com flash LED duplo e a câmara secundária tem 8 MP. Além disso tem Bluetooth 4.1, GPS, Wi-Fi 802.11 b/g/n e suporta ainda a banda 20 da rede 4G LTE (800 MHz), usada em Portugal para as zonas remotas. Quanto a sensores, vem equipado com sensor de impressão digital, sensor de luminosidade, bússola, sensor de proximidade, acelerómetro e giroscópio.

Especificações completas

Ecrã
  • 5″ de resolução 1920 x 1080 píxeis
Processador
  • CPU: Qualcomm Snapdragon 430 MSM8937, octa-core a 1,4 GHz, Cortex-A53
  • GPU: Adreno 505
Rede
  • Dual SIM LTE/HSPA+/GSM (suporte banda 20)
Sistema Operativo
  • Android 6.0 (Marshmallow)
Memória
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 32 GB
  • Memória externa: microSD até 64 GB
Câmara
  • Principal (traseira): 13 MP, com flash LED
  • Secundária (frontal): 8 MP
Sensores
  • Acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio
Dimensões e peso
  • 142,5 x 69,9 x 8,7 mm, 150 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • GPS
  • Bluetooth 4.1
  • USB: 2.0 / OTG
Bateria
  • 3000 mAh Li-Ion
Cores
  • cinza, prateado e dourado
Preço
  • Preço: Desde 240€

 

Na caixa

 

2 – Hardware e Design

O Wiko Ufeel Prime tem um design bastante agradável com um acabamento metálico que o coloca claramente no segmento de gama média. O vidro frontal do ecrã de 5 polegadas tem acabamento 2.5D e as laterais são boleadas com uma espessura é de 8,7 mm. O peso é de 150 g.

Na frente, acima do ecrã, encontra-se flash LED, o altifalante para chamadas, a câmara de 8 MP, os sensores de luminosidade e proximidade e ainda um LED de notificações. Em baixo não existem botões capacitivos, apenas um botão que tem várias possibilidades de utilização. Este botão tem funções físicas e capacitivas, ou seja, pressionando o botão tem função de botão Home, pressionando durante algum tempo, irá dar acesso às aplicações recentes, e com um simples toque irá retroceder. Com o smartphone bloqueado, irá ter as funções associadas ao sensor de impressões digitais, das quais falarei mais à frente.

Na lateral, em baixo, está colocado o microfone, a porta microUSB e o altifalante. Na lateral direita estão os botões de Volume e Power, e do lado esquerdo existe o slot para os cartões SIM. Em cima encontra-se o jack áudio de 3,5 mm.

No centro da traseira, em cima, encontra-se a câmara de 13 MP com flash LED duplo, seguido do logótipo da marca.

 

3 – Interface e Desempenho

Quem está familiarizado com os smartphones da Wiko, certamente que já conhece a máscara que a marca coloca no sistema operativo Android, personalizando de forma significativa os ícones das aplicações mais comuns. Neste Wiko também não existe a lista de aplicações comum do Android, mas sim um menu diferente com toda a lista, denominado de “Todas as Aplicações”. Obviamente que, para quem vem de um outro smartphone Android vai estranhar, inicialmente, esta nova imagem, mas é uma questão de dias até se adaptar.

A Wiko dotou também o seu smartphone de um ecrã de acesso rápido onde é possível aceder aos contactos recentes, sejam eles vindos de aplicações como o Messenger do Facebook, do e-mail, Hangouts, telefone, mensagens ou qualquer outra app que utilize para comunicação. Poderá ainda aceder às aplicações recentes ou favoritas e ainda a notícias, seleccionadas pelos temas que considerar relevantes. Outra das possibilidades prende-se com a criação dos próprios gestos inteligentes para aceder a qualquer aplicação através do ecrã de bloqueio.

Permite ainda bloquear aplicações através de impressão digital, vem com uma ferramenta de Limpeza para libertar espaço que esteja a ser ocupado de forma inútil, tem instalada a app 360 Security que permite optimizar o desempenho do smartphone e ainda tem disponível um anti-vírus.

 

5 impressões digitais, 5 acessos directos

O sensor de impressões digitais foi muito bem aproveitado pela Wiko, não servindo apenas para desbloquear o smartphone. Definindo diferentes impressões digitais (até 5), é possível associar a cada uma delas uma acção diferente, podendo um dedo servir para desbloquear o smartphone, outro para ligar directamente para um contacto ou outro para abrir uma qualquer aplicação.

Do ponto de vista teórico, a ideia é interessante, no entanto, na prática, nem sempre é util. Se o dedo polegar da mão direita está definido apenas para desbloquear o smartphone e o polegar da mão esquerda para abrir uma aplicação, cada vez que se pega no telefone com a mão esquerda o instinto é tocar logo no sensor para desbloquear, logo a app vai ser aberta sem qualquer necessidade. Este problema coloca-se ainda mais quando existem mais dedos configurados com diferentes acções.

 

Desempenho

O Wiko UFell Prime vem equipado com um SoC octa-core Snapdragon 430 a 1,4 GHz com 4 GB de memória RAM e o GPU é um Adreno 505. A conjugação deste hardware permite um desempenho fluido mas que não impressiona. É capaz de desempenhar todas as tarefas de uma forma muito competente, sem grandes atrasos ou bloqueios na troca de aplicações.

Através de testes de benchmark, conseguiu alcançar valores que rondam os 44 mil marks no AnTuTu e no Geekbench atingiu 627 em single-core e 2019 em multi-core, valores um pouco aquém do esperado.

Em termos de navegação de GPS, foi utilizada a aplicação Google Maps para viagens de carro e para caminhadas e, em ambas as situações, não foram detectados quaisquer problemas.

 

4 – Câmaras

A câmara principal do Wiko UFeel Prime tem um sensor de 13 MP e a secundária um sensor de 8 MP. A aplicação Câmara permite a captura em modo panorâmico, com HDR, modo de beleza, disparo profissional (ou manual), noite e desporto. Para aceder a estes modos o ecrã deve ser deslizado para a Direita. Ao deslizar para a esquerda, tem-se acesso a uma série de ajustes de fotografia e vídeo. Fazendo um deslize de cima para baixo é feita a troca entre câmara traseira e frontal.

Os resultados das fotografias com a câmara principal são bons, contudo existem alguns tipos de fotos cujos resultados ficam um pouco aquém do esperado, principalmente pela dificuldade de foco, ainda assim, com alguma prática e com melhores enquadramentos é possível ir melhorando a qualidade das imagens. O Modo HDR é o que mais desilude devido à demora adicional na captação da imagem, acabando por ficarem quase sempre mal focadas ou tremidas.

De seguida estão alguns exemplos de fotos.

 

6 – Autonomia

A bateria do Wiko Ufeel Prime tem uma capacidade 3000 mAh que permite a utilização do smartphone durante um dia, numa utilização moderada. Se for mais intensiva talvez não aguente um dia inteiro. Ainda assim, a Wiko disponibiliza um gestor de energia que pode ser activado a partir dos 20% e que coloca o smartphone em modo de poupança de energia.

No que respeita ao tempo de carregamento, não tem qualquer sistema de carregamento rápido, necessitando de cerca de duas horas e meia para carregar na totalidade dos 1% aos 100%.

 

7 – Veredicto

A oferta da Wiko é muito interessante do ponto de vista do design, que se adapta bem a diferentes utilizadores, e do desempenho geral, sendo capaz de executar de forma muito competente desde as mais simples tarefas, como gestão do e-mail, acesso a redes sociais e visualização de vídeos, até a tarefas mais exigentes, como alguns jogos.

A qualidade de ecrã é bastante boa, com um bom contraste das cores, no entanto, em ambientes com muita luz não tem a melhor prestação. Ao nível do som, é bastante agradável de ouvir, com graves bem acentuados para um smartphone desta gama e sem agudos demasiado estridentes com o volume no máximo.

A nível fotográfico, não impressiona para a gama onde se insere, mas não deixa nenhum momento por captar. Já em termos de autonomia, esperava um pouco mais, pelo menos um dia inteiro com utilização intensiva.

O facto de permitir a utilização das impressões digitais para mais acções do que apenas desbloquear o smartphone pode ser encarado de forma positiva, ainda que, na minha opinião, tenha alguns inconvenientes, como foram descritos no decorrer da análise.

Preço e Disponibilidade

O Wiko Ufeel Prime está disponível em diversas lojas do mercado nacional a partir de 240€.

O Pplware agradece à Wiko a cedência do smartphone Wiko Ufeel Prime para análise.


Passatempo encerrado

Na sequência desta análise, estamos a oferecer um Wiko Ufeel Prime. Para se habilitar a este smartphone, deverá cumprir pelo menos um dos seguintes requisitos, tendo em consideração que quantos mais cumprir, mais hipóteses tem de ganhar.

Regras de Participação

1 – O que mais o surpreendeu na análise ao Wiko Ufeel Prime? (+3 inscrições)

NOTA: A sua resposta deverá ser deixada na secção de comentários abaixo, neste artigo.

2 – Visitar e deixar um gosto na página de Facebook do Pplware (+2 inscrições)

3 – Visitar e deixar um gosto na página de Facebook da Wiko Portugal(+2 inscrições)

4 – Seguir a Wiko no Instagram (+1 inscrição)

5 – Partilhe o passatempo com os seus contactos. (+1 inscrição por cada participação no passatempo através do link de partilha)

O passatempo tem início dia 12 de Dezembro às 21h e termina no dia 16 de Dezembro às 23h59. O vencedor será seleccionado de forma aleatória através da plataforma de submissão das participações e será divulgado no prazo máximo de uma semana, após o encerramento do passatempo, na página Passatempos Pplware. O vencedor será contactado via e-mail pela equipa do Pplware.

Saiba mais em Terms & Conditions.

Passatempo: Wiko Ufeel Prime

 

Boa sorte a todos os participantes!
Exit mobile version