Pplware

Análise OnePlus 6 – A qualidade a preço justo

A OnePlus apresentou este ano o OnePlus 6, um dos flagships mais relevantes do mercado e que continua a tentar oferecer a melhor qualidade por um preço mais baixo face à concorrência.

Nas últimas semanas testámos o OnePlus 6 e partilhamos agora a nossa análise e opinião sobre o OnePlus 6.


A OnePlus apostou forte no OnePlus 6 e lançou para o mercado um topo de gama com alguns dos melhores argumentos do mercado e uma evolução pouco significativa do preço face ao seu antecessor, o OnePlus 5T.

Este flagship continua a posicionar-se como um dos mais rápidos do mercado e a verdade é que, em utilização, este smartphone não desilude. Vamos então conhecê-lo com maior pormenor.

 

Características gerais

O OnePlus 6 traz um ecrã 19:9 de 6.28” com a presença do afamado notch. Este smartphone traz o processador Qualcomm Snapdragon 845 e está disponível nas opções de 6 e 8 GB de RAM e 64, 128 ou 256 GB de armazenamento interno.

Para fotografia contamos com uma câmara dupla, com um sensor principal de 16 MP, 19% maior que o antecessor, e um secundário de 20 MP. Com uma abertura f/1.7, este novo flagship traz finalmente estabilização ótica (OIS). Nesta nova câmara foi também melhorado o Slow-motion e adicionado o modo retrato à câmara frontal.

O OnePlus 6 traz também uma das características mais esperadas, a resistência à água, e vem acompanhado com Android 8.1 e possibilidade de testar a beta do Android 9 P.

Especificações completas

Ecrã
  • 6,28″ AMOLED (1080 x 2280 píxeis), densidade ~402 ppp
  • Protecção Corning Gorilla Glass 5
Processador
  • Qualcomm Snapdragon 845 quad-core 2,8 GHz + quad-core 1,7 GHz
  • GPU: Adreno 630
Rede
  • GSM/HSPA/LTE
Sistema Operativo
  • Android 8.1 (Nougat) com interface OxygenOS 5.1 (Android 9 P Beta disponível)
Memória
  • 64/128/256 GB de armazenamento interno e 6/8 GB RAM
Câmara
  • Principal (traseira): dual-câmara 16 MP + 20 MP com foco automático, OIS e dual-flash LED
  • Secundária (frontal): 16 MP
Vídeo
  • Gravação: 4K@60fps
Dimensões e peso
  • 155.7 x 75.4 x 7.8 mm, 177 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac,
  • GPS, A-GPS, GLONASS, BeiDou e Galileo
  • Bluetooth 5.0
  • USB v2.0 Type-C
  • NFC
Bateria
  • Li-Po 3300 mAh, não removível com carregamento rápido
Cores
  • Midnight Black; Silk White
Preço:
  • Preço: A partir de 519€ (PVP recomendado para Portugal)

Na caixa

Hardware e Design

No OnePlus 6 podemos ver algumas alterações relevantes no design, tendo a marca chinesa seguido as tendências do mercado neste flagship.

O elemento que mais alterou deve ter sido, sem dúvida, a construção que passou de metal para vidro. Tendo em conta que este smartphone não suporta carregamento sem fios esta alteração foi muito questionada visto que torna o equipamento mais frágil e propício a ser um “iman” de impressões digitais sem que haja um ganho que o justifique.

De seguida, a câmara abandonou o conceito de iPhone, no topo do lado esquerdo na horizontal, passando a ocupar uma posição mais central ao estilo do Samsung S9.

A nível de construção este é um equipamento robusto, com materiais de qualidade que dão um aspeto premium e com uma boa ergonomia.

Na frente podemos agora encontrar um notch no ecrã de 6,28″, seguindo mais uma vez a tendência do mercado, o que poderá ser um entrave para um grande número de utilizadores que não são fãs do recorte no ecrã. Temos ainda a câmara frontal e os habituais sensores de proximidade e luminosidade.

No topo, encontramos um microfone secundário e na base localiza-se o conector USB Tipo-C, a coluna mono, o jack 3,5mm e um microfone.

Na lateral direita foi colocado o Alert Slider, que antes se localizava no lado esquerdo, e o botão de ligar/desligar. No lado esquerdo, encontramos o botão de controlo de volume e o local para o cartão NanoSIM.

Por fim, na parte traseira está colocada a câmara dupla, o flash e o sensor de impressões digitais.

O que diferencia o OnePlus 6?

Ecrã AMOLED de 6,28″ com rácio 19:9 e notch

A cada ano que passa, a diferença entre os tradicionais smartphones e os phablets é cada vez menor. Se até há bem pouco tempo as 5,5″ já eram consideradas grandes, com o surgimento dos ecrãs Full View (rácio 18:9) este limite foi largamente ultrapassado.

Depois do ecrã de 6,01″ do OnePlus 5T, a marca chinesa apostou em margens mais finas e no popular notch de forma a apresentar um ecrã com 6,28″ e rácio 19:9 neste novo flagship.

Assim, temos neste smartphone um ecrã AMOLED de boas dimensões que oferece uma boa qualidade de imagem, boas cores e boa saturação. O brilho está bem equilibrado, ideal para adaptação aos diferentes ambientes e a legibilidade ao sol não é um problema.

Embora o ecrã seja de boa qualidade e de grandes dimensões, existe um problema para muitos utilizadores, o notch. Não sendo particularmente fã deste tipo de recorte no ecrã, a verdade é que com o tempo esta é uma característica ao qual nos habituamos com o tempo.

Para ajudar na adaptação, a OnePlus adicionou uma opção para ocultar o notch, passando a assumir uma barra preta no topo do ecrã, escondendo assim a existência deste recorte.

Desempenho de topo aliado a um grande armazenamento

Como vem sendo hábito, a OnePlus equipou o seu flagship com o melhor processador para smartphones Android da atualidade. O Qualcomm Snapdragon 845, apoiado por 6/8 GB de RAM ajuda o OnePlus 6 a tornar-se num dos smartphones Android mais potentes da atualidade, algo que se tem vindo a verificar com os modelos anteriores.

Além dos já tradicionais 64 e 128 GB de armazenamento soma-se agora uma nova versão de 256 GB que irá certamente agradar aos vários tipos de necessidades.

Alert Slider

No OnePlus 6, a marca chinesa mantém a aposta no Alert Slider, uma característica que já acompanha estes smartphones deste o OnePlus 2. Inspirado no iPhone, este smartphone dispõe de um botão físico que permite alternar entre diferentes opções de som.

No entanto, este ano o Alert Slider traz duas novidades. Primeiro foi colocado do lado oposto, ou seja do lado direito, de forma a ser mais fácil a sua utilização. Depois, foi alterada uma das funções neste componente. Se até agora podiamos optar entre Geral, Não incomodar e silencioso, agora a função Não incomodar foi substituída pelo modo vibração, algo que na minha opinião faz mais sentido.

Fotografia e vídeo

Se os smartphones OnePlus são considerados dos melhores a nível de desempenho e rapidez, a verdade é que a sua qualidade fotográfica deixou sempre um pouco a desejar face aos concorrentes.

Com este novo smartphone, a OnePlus procura agora uma nova chance nesta componente, tentando aproximar-se do topo do mercado nesta componente. Para isso, o OnePlus 6 traz um sistema de câmara dupla com sensores de 16 MP e 20 MP, onde adicionou agora o tão esperado sistema de estabilização óptico (OIS) que irá ajudar também nesta componente.

OxygenOS

Para muitos, a interface do sistema é uma das componentes importantes na escolha de um smartphone. A OnePlus aposta na OxygenOS, uma interface desenvolvida pela marca chinesa baseada no Android Stock, mas com influência da CyanogenMod que equipou as primeiras versões dos smartphones desta marca.

Nos últimos anos a marca chinesa tem conseguido fazer um bom trabalho na sua interface, tornando-a madura, com várias opções de personalização e um dos melhores sistemas dentro do mundo Android.

Resistência à água

Uma das novidades mais pedidas pelos fãs da OnePlus era a adição da resistência à água. Ouvindo os seus fãs, a marca chinesa adicionou agora esta característica ao seu smartphone, embora não como era esperado.

A marca refere oficialmente que esta proteção é suficiente para resistir a uma queda na sanita ou caso seja despejado um copo de líquido em cima, mas não refere qual o tipo de certificado incluído.

Embora se pense que o OnePlus 6 apenas seja resistente aos salpicos de água, a verdade é que traz proteção no microfone e nos diferentes conectores de forma a torná-lo mais resistente do que se pensava incialmente.

Assim, embora não seja anunciada qualquer certificação, existe realmente uma proteção suficiente para aguentar um descuido ou incidente que envolva líquidos.

Carregamento rápido

A OnePlus é ainda detentora de uma das tecnologias de carregamento mais rápida do mercado. O antigo Dash Charge, que agora se chama apenas Fast Charge enquanto aguarda novo nome, carrega totalmente o smartphone em cerca de uma hora. Além disso, uns minutos de carga são suficientes para algumas horas de utilização do smartphone.

Garantia de atualizações constantes

De forma a mostrar o seu comprometimento com as atualizações, a OnePlus tem feito uma grande aposta para tentar melhorar a sua política. Depois de trazer o Android 8 Oreo ao OnePlus 3/3T e OnePlus 5/5T, acompanhou agora o lançamento do OnePlus 6 com a disponibilização do Android 9 P Beta para o seu último topo de gama.

Para aqueles que pretendem utilizar esta versão, o processo de instalação é simples bastando seguir o seguinte tutorial.

Recentemente a marca chinesa garantiu ainda que iria aproximar a sua política de atualizações às da Google, garantido dois anos de atualizações para novas versões de Android e três anos de patch de segurança para todos os seus modelos a partir do Oneplus 3.

Interface e desempenho

A acompanhar o OnePlus 6 vem a interface Android OxygenOS que se encontra atualmente na versão 5.1.8 e é baseada no Android 8.1. Esta interface não traz grandes alterações face ao sistema já existente nos modelos anteriores, tendo agora uma optimização para o notch. Além disso, como referi anteriormente, está também disponível a versão beta do Android 9 P.

Personalização do sistema

Com influências da CyanogenMod, a OxygenOS mantém ainda muitas opções de personalização. Entre as várias funções podemos encontrar o tema claro ou escuro, a escolha da cor dos botões e textos de destaque, a escolha do que cada botão capacitivo faz num toque, toque prolongado ou duplo toque, personalizar a barra de estado, personalizar o Alert Slider ou a possibilidade de utilizar o controlo por gestos .

Várias opções e configurações

De modo a oferecer várias soluções aos utilizadores, a OnePlus implementou na sua interface uma data de funções e configurações que facilitam a utilização no dia-a-dia e em certos ambientes.

Para aqueles que não gostam de utilizar o botão físico para ligar e desligar o ecrã, a OnePlus inseriu a opção de ligar e desligar o ecrã com um duplo toque, facilitando o acesso ao smartphone.

 

Está também presente um modo jogo, uma opção que permite ao utilizador configurar o sistema para dar prioridade ao jogo e não exibir notificações não relevantes ao utilizador em momentos de pura concentração e emoção.

Para quem utiliza aplicações onde necessita de utilizar vários acessos, o OxygenOS traz a opção de aplicações paralelas que permite criar um clone de uma aplicação de forma a utilizar ambos os acessos em paralelo.

OnePlus Switch

Como o processo de mudança de smartphone é sempre difícil e demorado, a OnePlus inseriu no seu sistema o OnePlus Switch, uma opção que permite transferir ficheiros de um smartphone para outro.

Para isso, basta instalar esta aplicação no seu smartphone antigo, via Play Store, e depois escolher o tipo de ficheiros que pretende transferir para o seu novo equipamento.

Som

No OP6, a marca chinesa optou por manter uma única coluna, algo que deixou desiludidos vários fãs que aguardavam por um sistema de som estereo.

Embora apenas só disponha de uma coluna, o som dos altifalantes apresenta uma boa qualidade e sem grandes distorções com o som no máximo. É sempre preciso ter algum cuidado quando se observa um vídeo ou se joga um jogo na horizontal para não abafar a coluna.

Para os auscultadores e headphones, a OxygenOS traz um equalizador dedicado para extrair o máximo de potencial deste tipo de equipamentos, assim como uma secção com opções específica para earphones.

Desempenho

Este é o ponto onde o OnePlus 6 mais se destaca. A combinação de hardware  e software que a marca chinesa colocou no seu flagship oferece um desempenho irrepreensível, tornando este smartphone num dos mais rápidos do mercado. As aplicações e jogos abrem de forma imediata e correm sem qualquer bloqueio, tornando a sua utilização muito fluída.

Tal como acontecia com os modelos anteriores, por vezes observam-se alguns problemas com o Facebook e com o Messenger, no entanto, face aos constantes problemas das aplicações do Facebook este poderá ser um ponto negativo que não está associado ao OP6.

Benchmark

A nível de benchmark, o OnePlus 6 apresentou os seguintes resultados:

Câmaras

Com o OnePlus 6, a marca tentou aprimorar as capacidades fotográficas dos seus smartphones de modo a aproximar-se da sua principal concorrência e a eliminar uma das princiapais críticas aos seus smartphones.

Neste novo equipamento foi adicionada uma câmara dupla com um sensor principal de 16 MP, 19% maior que o antecessor, e um secundário de 20 MP, com ambos a disporem de uma abertura f/1.7. Para melhorar a captação de imagem, a OnePlus subsititui a estabilização eletrónica (EIS) e inclui a tão aguardada estabilização óptica (OIS). O slowmotion foi também melhorado, existindo agora uma opção de 720p a 480 fps e 1080p a 240 fps. Já a câmara frontal conta com 16 MP e foi adicionada a opção de modo retrato.

Embora ainda não consigam posicionar-se como uma das melhores câmaras do mercado, a verdade é que a OnePlus tem melhorado certos aspetos de forma a aproximar-se dos melhores nesta componente.

Não estamos portanto perante a melhor câmara do mercado, no entanto conseguimos já captar fotografias com qualidade suficiente para agradar a grande parte dos utilizadores. Destacamos ainda o zoom 2x, que permite aproximar a imagem sem perda de qualidade e o modo de retrato nas selfies, algo adicionado neste novo modelo.

Em fotografias noturnas, estamos também perante um crescendo de qualidade, sendo já possível conseguir boas imagens em ambientes mais difíceis.

Fotos durante o dia

Fotos noturnas / luz artificial

Zoom 2x

Selfies

Efeito aguarela

Um dos problemas registados no OnePlus 5T era o efeito aguarela de algumas fotografias. Embora não se conhecesse o motivo exato deste problema, pensa-se que poderá estar relacionado com o HDR.

No OnePlus 6 este foi um problema que não registei durante o tempo de análise deste equipamento, embora haja utilizadores ainda a queixar-se deste problema.

Infelizmente este é um problema que já assombra a marca chinesa nos primeiros meses dos seus smartphones desde o OnePlus 5, sendo posteriormente corrigido ou atenuado com atualizações.

Autonomia

Para suportar um ecrã de grandes dimensões e um processador de alto desempenho, a marca chincesa equipou o OP6 com 3300 mAh, a mesma capacidade do OnePlus 5T.

Tendo em conta a minha forte utilização, a bateria aguentava facilmente um dia, chegando à hora de pousar o smartphone na mesa de cabeceira com 15/20%. Quando fazia uma utilização mais suave, facilmente tinha bateria para dois dias.

Caso a intensidade da utilização obrigasse a carregar a bateria durante o dia, esse também não seria um problema. Com o sistema de carregamento rápido da OnePlus, que deixou de se chamar Dash Charge, uns minutos ligado à tomada é o suficiente para o OnePlus 6 ter bateria para aguentar o resto do dia. É realmente impressionante a velocidade de carga, sendo considerado um dos sistemas de carga mais rápidos do momento.

Analisando os tempos de carga, conseguimos obter 50% de bateria em cerca de 24 minutos e a carga total em 84 minutos. Estes tempos são muito próximos do que conseguiamos no OnePlus 5, não tendo havido grande evolução neste ponto.

Conclusões

Depois do sucesso dos OnePlus 3/3T e OnePlus 5/5T, a marca chinesa procura voltar a bater recordes de vendas com o seu novo flagship. O OnePlus 6 chega seguindo a tendência do mercado a uma excelente relação qualidade/preço.

Todo o aspeto deste flagship está mais premium, com uma construção em vidro, no entanto fica a dúvida no ar do porquê da marca chinesa não ter implementado o carregamento sem fios. O notch é outra das características que nõ gera consenço, sendo para muitos um grande ponto negativo deste smartphone. A verdade é que este pequeno recorte acaba por influenciar na área útil de visualização de vídeos, fotos ou jogos, mas ao qual nos habituamos rapidamente.

O desempenho também não é um problema para a OnePlus, dado que os seus smartphones são sempre considerados dos mais rápidos. Neste campo o processador Snapdragon 845 e os 6/8 GB de RAM dão conta do recado, mostrando uma utilização irrepreensível.

A câmara é um dos pontos onde a OnePlus mais tem de trabalhar, devendo seguir o o percurso que a Xiaomi também tem percorrido para tornar as suas câmaras numa referência no mercado. No entanto, face ao preço, a qualidade é considerada boa, sendo mais que suficiente para as fotografias do dia-a-dia de grande parte dos uitilizadores.

Outro ponto considerado menos positivo é a resistência à água sem qualquer certificação conhecida. Embora a proteção seja maior do que inicialmente se pensava, este seria um ponto importante a desenvolver no futuro.

Em suma, com um preço a começar nos 519€, este é um dos melhores smartphones que pode ser comprado na atualidade. Não é perfeito, no entanto oferece uma experiência bastante fiável do sistema Android a um preço bastante razoável.

O Pplware agradece à OnePlus a cedência do OnePlus 6 (OP6) para análise.

OnePlus 6

Exit mobile version