Pplware

Análise: NBA 2K20 (Xbox One)

A National Basketball Association (NBA para os amigos) é a principal liga de basquetebol profissional da América do Norte e, talvez, do planeta inteiro com fãs praticamente em cada canto do globo terrestre.

Apesar de ainda faltar um pouco para o início da nova Época de NBA, eis que a 2K Games já se antecipou e lançou no mercado a edição deste ano do seu simulador da competição, NBA 2K20.

O Pplware já teve oportunidade de lançar uns cestos em NBA 2K20.


NBA 2K20 am ação…

O regresso de uma das mais importantes séries de videojogos do mercado, NBA 2K, desenvolvido pela 2K Games está para breve. Para muitos o melhor jogo de Basquetebol (da NBA) no mercado, NBA 2K20 regressa este ano, já com o seu vigésimo aniversário feito.

É fácil sentir, para quem conhece a série de que se trata de algo mais que um jogo; NBA 2K é uma celebração do basquetebol e ao longo dos anos, tem vindo a consolidar a sua posição como o simulador de eleição desta modalidade. NBA 2K20 já saiu e será que consegue manter a fasquia lá em cima?

A verdade é que, a cada ano que passa, fica-se com a sensação de que dificilmente a 2K Games irá conseguir melhorar o jogo e quando parece já não o conseguir fazer, eis que tira mais um coelho da cartola e surge com novo jogo, recheado de novidades, melhorias e motivos de interesse.

Mais que um jogo, NBA 2K20 é uma celebração do basquetebol!

A edição deste ano mantém o ADN da série. Apesar de manter o esqueleto de menus praticamente inalterado, recebeu uma boa dose de maquilhagem e, como todos sabem, esses aspectos mais estéticos, também têm impacto no produto final. As opções de menu são Play Now (inclui Quick Play, Play WNBA, NBA Today, PlayNow Online, 2KU e Black Top), o MyTeam, o MyCareer e a MyLeague (que incorpora MyLeague, MyGM, MyLeague Online, Start Today, WNBA Season, Season e Plyoffs).

Como devem ter-se apercebido, a principal curiosidade surge claramente com a inclusão da WNBA, ou seja, a inclusão da Women’s National Basketball Association. Efectivamente, a 2K Games (semelhante a FIFA) decidiu, e bem, incluir a secção feminina da NBA demonstrando que a igualdade de direitos também já chegou ao basquetebol virtual.

Tanto se pode fazer uma simples partida de WNBA como uma época inteira (no formato de MyGM) e na qual se tem de fazer a gestão ao pormenor de uma equipa deste campeonato feminino. Quanto à jogabilidade, existem claras diferenças mas abordaremos isso mais adiante. Este modo acaba por ser uma boa alternativa e uma boa adição ao jogo, sendo apenas pena que não exista WNBA online.

MyCareer leva o jogador numa viagem pelo mundo esteonteante do basquetebol profissional.

O Modo MyCareer será talvez um dos modos onde mais horas irão ser consumidas. Com um enredo que começa ainda no basquetebol de liceu (semelhante à ‘A Caminhada’ de FIFA), o MyCareer leva o jogador numa viagem pelo mundo louco e instável do basquetebol profissional. Com momentos divertidos, outros mais tensos, e com um enredo e uma realização muito bons, MyCareer é um dos pontos altos de NBA 2K20.

Na criação do nosso jogador virtual (usado também no Neighbourhood), existem algumas novidades. Após decidirmos a nossa compleição física, somos convidados a escolher quais os nossos atributos actuais e o potencial que queremos vir a ter em cada um deles.

Feitas bem as contas, o Modo Carreira acaba por se revelar numa história bastante interessante que depois lança o jogador no mundo da NBA. É uma história que merece a pena ser vivida.

Adicionalmente, e numa medida algo estranha, a 2K Games decidiu disponibilizar o modo Neighbourhood (campo de jogos online), um dos modos mais apetecíveis dos jogadores, apenas com a conclusão da Summer League.

Outro dos modos mais usados em NBA 2K costuma ser o MyGM e este ano este modo regressa com algumas novidades. A 2K Games introduziu um sistema novo que lhe dá uma ligeira sensação de RPG. Foi criado um sistema de skills que o jogador terá de desbloquear e que lhe permitirão “aprender” novas habilidades do seu quotidiano como manager.

Um exemplo simples; a opção de Propose Trade (Propor Transferência) encontra-se bloqueada a inicio e apenas com o desbloqueio dessa skill, o jogador poderá promover essas ofertas.

Trata-se de uma introdução com potencial mas que talvez necessite de alguns ajustes, pois no exemplo que dei, talvez a capacidade negocial merecesse uma skill própria em vez da simples proposta de transferência. Mas como referi, é uma introdução bastante interessante.

Modo MyGM tem agora um sistema de skills a serem desbloqueadas

Outra novidade no modo MyGM é a inclusão de Action Points (Pontos de Actividade). Na realidade estes pontos correspondem a acções que o jogador pode executar cada dia. Por exemplo, num dia normal (sem ser de jogo) pode gastar um ponto para falar com determinado jogador e assim dar-lhe mais moral.

Um aparte para revelar que nestas interacções a 2K resolveu (e bem) introduzir uma boa dose de sentido de humor.

Por sua vez o MyTeam continua com as mesmas tendências, onde a compra de jogadores e acessórios se vai sucedendo até termos a equipa perfeita que tanto pode ser com jogadores actuais, como com alguns dos melhores basquetebolistas de sempre. Novidade, o facto de haver agora um sistema de evolução dos jogadores, tipo Pokémon.

No MyTeam existe uma enorme quantidade de modos para todos os gostos. Desde o tradicional 5×5 (coop, competitivo ou pve), passando por jogos 3×3 até aos 21 pontos… sem referir os normais modos de masterizar cada equipa e eventos semanais. É um FUT do basquetebol com tudo de viciante que isso implica.

Contudo, e mesmo não sendo totalmente necessário para jogar, existe um sistema de micro-transacções para quem queira adquirir saquetas ou outros conteúdos.

De realçar o regresso da My League Online que permite criar uma liga online, podendo convidar os nossos amigos para tal.

Adicionalmente temos também o regresso da 2K TV, onde os apresentadores têm sempre conteúdos de interesse para mostrar, assim como alguns quizzes interessantes.

A acção dentro das 4 linhas está mais intensa que sempre

Mas é no campo que a acção decorre e que, novamente, a 2K Games mexeu e mexeu bem. Além de apresentar um motor de jogo melhorado, NBA 2K20 trouxe ainda novas e melhores animações.

Cada jogo, desde a apresentação até ao apito inicial está delicioso em todos os aspectos. Parece realmente que estamos a ver um jogo na televisão e que de repente passamos para o controlo do jogo. É showbiz em todos os aspectos.

Por um lado o jogo encontra-se agora um pouco mais lento. Isto é bom, pois acaba por ajudar na outra vertente que foi amplamente melhorada, a física dos jogadores. Isto pois foi implementado um novo sistema de física na qual os jogadores mais altos e mais pesados são claramente mais fracos na aceleração, por exemplo.

São, contudo, mais fortes no corpo-a-corpo e na defesa do espaço. O jogo ganha, dessa forma, uma componente táctica mais importante, sendo necessário recorrer a jogadas para levar a defesa de vencida.

anterior próxima

Os jogadores mais altos simplesmente não são efectivos na defesa de jogadores baixos (mais rápidos) pelo que é um erro permitir que isso aconteça.

Os movimentos dos jogadores receberam muitas melhorias em muitos aspectos. No transportar da bola, no drible, no momento do lançamento, no ressalto… o jogo parece mais fluído e mais clean, mesmo apesar de mais lento.

Uma palavra de ordem para os comentários que, à semelhança do que se passa nas edições anteriores, estão soberbos e ajudam grandemente a transformar uma partida de NBA 2K20 numa show brutal.

Tal como referimos ao inicio, a WNBA foi incluída e isso traz claras alterações a jogo. As jogadoras são, tipicamente mais pequenas e menos ágeis em determinadas situações e o jogo representa isso de uma forma bastante boa. Isso leva a que hajam menos afundanços e que o jogo ganhe mais velocidade.

anterior próxima

A jogabilidade, conforme temos vindo a descrever está soberba mas ainda assim existem alguns pontos negativos. Por exemplo, não são raras as ocasiões em que num contra-ataque rápido, alguns jogadores se confundam e numa situação 2×1, em vez de atacarem o cesto, deslocam-se lateralmente. Ou por vezes, existem situações em que há uma estagnação de alguns jogadores.

Seja como for, esses lapsos ocasionais não ofuscam a excelência do jogo e NBA 2K20 é um daqueles jogos que os amantes de basquetebol (em particular da NBA) não pode perder.

Graficamente o jogo está um assombro!

anterior próxima

Por fim, um receio que por vezes se torna mesmo em realidade. Uma vez que os lançamentos assentam numa mecânica de pressionar o botão (ou usar o analógico direito) durante um certo espaço de tempo, no online acaba por existir situações nas quais se nota um pouco de input lag.

Graficamente o jogo está um assombro. Os jogadores, as faces, as suas tatuagens, os pavilhões, o público… simplesmente brutal. Do melhor que já se viu em NBA 2K.

Veredicto

Quem gosta ou apenas simpatize com a NBA tem de ter este jogo. NBA 2K20 está um assombro e as novidades desta edição fazem dele a experiência mais robusta que se pode ter de jogar NBA numa consola.

Imperdível e imperdoável para quem goste de NBA.

NBA 2K20

Exit mobile version