Pplware

Análise Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 (Playstation 4)

Por Ricardo Correia para o Pplware!

A anime, do qual se inspira a saga Ultimate Ninja Storm, encontra-se próxima da sua conclusão. Os episódios que concluem a história principal do universo de Naruto Shippuden, chegam brevemente ao pequeno ecrã e a ansiedade dos fãs para o grande final é mais que muita.

Para os que não aguentam esperar mais, têm no jogo da CyberConnect2, responsável pelos títulos anteriores, a hipótese de reencarnar Naruto, Sasuke e companhia na batalha épica contra o todo-poderoso Madara, e revelar assim, o desfecho da quarta grande guerra ninja.

O Pplware já experimentou Naruto Shippuden Ultimate Ninja Storm 4 e …

O modo história conta-vos a parte final da narrativa de Naruto Shippuden, do conflito entre gerações de shinobis, culminando na quarta grande guerra ninja,  meticulosamente engendrada por não mais que, Uchiha Obito, antigo companheiro de Kakashi, e Uchiha Madara, um dos fundadores da Vila Oculta da Folha, a vila de Uzumaki Naruto.

Neste modo vão recriar os combates mais relevantes da história, como a fantástica e surpreendente luta entre Maito Gai e Madara, uma das melhores de toda a anime. Entre as batalhas, a história é contada através de excertos da anime, alguns extremamente longos, que chegam a ser mais longos que as batalhas que introduzem.

Vão encontrar diferentes tipos de batalhas. As mais usuais são as free battles, ou batalhas normais, onde apenas precisam de derrotar os inimigos para prosseguir para a próxima sequência de eventos. As mob battles colocam-vos a enfrentar centenas de inimigos genéricos e mais fracos de uma só vez, as dramatic battles são iguais às free battle mas com uma pequena secção de instant action, onde vão ter de premir determinada sequência de botões para desencadear uma acção.

Por fim, as boss battle, estas são diferentes de todas as outras, onde a jogabilidade chega mesmo a alterar por completo e são lutas onde as instant action tomam conta dos acontecimentos e desencadeiam os movimentos mais espectaculares do universo de Naruto. Numa destas lutas vão ter que controlar Naruto na forma Kurama e enfrentar o Juubi de 10 caudas, usando o ataque especial para infligir dano nos olhos espalhados pelo corpo da besta das 10 caudas.

 

O modo aventura faz um regresso para esta iteração, aconselhado para quem terminou o modo história, aqui vão controlar Naruto, enquanto exploram as diferentes vilas do país do Fogo e interagem com as pessoas dessas vilas, que vos vão incumbir com várias missões. É um excelente complemento ao modo história, especialmente para quem procura algo mais que apenas um jogo de luta, não havendo no mercado outro jogo, baseado na anime, para satisfazer esse desejo.

Nas batalhas online, podem enfrentar jogadores de todo o mundo em diferentes modos de jogo, como torneios ou o modo endless, onde lutam consecutivamente até perderem. Nas batalhas realizadas durante a análise decorreram sempre sem problemas e sem qualquer latência. Apenas alguns erros ocasionais quando tentava a ligação aos servidores.

Na sua essência, é um jogo de luta, não muito complexo, nem com combos impossíveis de executar, mas sólido o suficiente para exigir dos jogadores que dominem as mecânicas de ataque e defesa, caso queiram ser competitivos contra outros jogadores, ou contra a inteligência artificial, em níveis de dificuldade elevada.

A maior novidade na jogabilidade é a mudança de líder a meio dos combates. Usando o analógico direito, podemos trocar com um dos membros da equipa de suporte, ao fazer esta troca a meio de um combo, este é continuado pelo novo líder, podendo culminar com uma nova troca de líder ou com um ataque especial.

 

Visualmente, é fantástico, com os personagens e cenários fielmente recriados com recurso à técnica cel shading, usada também nos títulos anteriores. A mistura de cores e de coisas a acontecer no ecrã, quando usamos um ataque ultra especial com todos os membros da nossa equipa a intervir, é de deixar de queixo caído, não foram poucas as vezes que repeti algumas batalhas do modo história só para rever e admirar a acção e o detalhe das instant action.

Sem dúvida que a CyberConnect2 se esmerou, e é sem dúvida nenhuma uma das melhores a empregar a técnica cel shading nos videojogos. Tal como nos anteriores, as vozes, sons e músicas são as mesmas usadas na anime, o que é sempre positivo.

Um pouco desapontante é o facto de o jogo não estar a 60 frames por segundo (60 fps) e chegar mesmo a sofrer algumas quebras em alguns combates, especialmente nas mob battles, compreensivo nesses casos, uma vez que chegam a estar centenas de NPCs no ecrã.

 

Veredicto

Quem procura terminar a história de Naruto, tem aqui uma excelente oportunidade para o fazer, é um jogo sólido, com muito para fazer e descobrir sobre o mundo Shinobi de Naruto Shippuden e certamente que a CyberConnect2 não ficará por aqui no que a Naruto diz respeito.

Ultimate Ninja Storm 4 é um excelente jogo de luta, com uma identidade própria e diferente do que podemos encontrar no mercado actualmente. Independentemente se são fãs ou não da anime, as batalhas online dão-vos horas de lutas intensas contra outros jogadores, com uma jogabilidade simples, mas viciante e que requer que a dominem na totalidade se quiserem levar a melhor sobre os vossos oponentes.

Exit mobile version