Pplware

Análise: Monitor Philips Brilliance 258B com ligação USB Tipo-C

A Philips lançou o seu primeiro monitor a integrar uma ligação USB Tipo-C, que pretende oferecer ligações mais rápidas e versáteis ao utilizador.

Este monitor com resolução QHD de 25 polegadas chegou ao Pplware e, nas últimas semanas, não saiu da nossa mesa de trabalho. Hoje apresentamos-lhe toda a análise.

O Brilliance 258B (258B6QUEB QHD) é uma das mais recentes apostas da marca Philips no segmento dos monitores de topo e destaca-se pela inclusão da interface de comunicação USB Tipo-C, oferecendo assim ligações mais rápidas e versáteis.

Este monitor em análise tem 25″, uma dimensão que acaba por ser ideal para trabalhar diariamente, de forma bastante produtiva. A resolução é QHD (2560 X 1440 píxeis), com proporção comum de 16:9, num painel AH-IPS. Este painel vem com acabamento anti-reflexo, brilho de 350 cd/m² e um tempo de resposta de 5 ms (GTG).

Na caixa, este monitor faz-se acompanhar de um cabo HDMI, de um cabo DisplayPort, um de áudio, o adaptador de corrente, um cabo USB Tipo-C e um USB A-C, um cabo VGA, um cabo DVI e o manual de instruções.

 

Especificações Gerais

 

Design

O Brilliance 258B é construído em plástico, com uma moldura muito fina. A base e suporte do ecrã são robustos e permitem o ajuste do monitor em altura, em rotação (na base e no ecrã) e inclinação.

Este monitor não tem qualquer botão físico, todos os seus botões são tácteis e estão colocados no canto inferior direito do monitor, para controlo total da sua operação.

As interfaces de comunicação estão todas colocadas na traseira. Conta com 1 porta ethernet, 3 portas USB 3.0, 1 porta USB Tipo-C, uma DisplayPort, 1 VGA, 1 HDMI 1 DisplayPort, 1 DVI e 2 portas de áudio (in e out).

 

Definições do monitor

As funcionalidades e opções do monitor são vastas e permitem uma personalização bastaste completa. Os modos pré-definidos adaptam-se bastante bem às diferentes situações, desde o trabalho à visualização de conteúdos multimédia. Na galeria de fotos abaixo encontra todas as funcionalidades deste Philips Brilliance 258B.

 

A produtividade num ecrã de 25″ QHD

O monitor da Philips em análise tem um ecrã IPS, o que lhe proporciona uma qualidade de imagem de excelência, muito nítida e brilhante. A área de trabalho neste monitor é bastante grande e permite executar tarefas com o ecrã dividido na vertical de forma eficiente, obviamente, dependendo do tipo de tarefas que executa.

Além da produtividade no trabalho, este monitor revelou-se bastante interessante em modo de jogo e a ver filmes. No entanto, apresenta o problema comum a este tipo de monitores, os pretos que não são exibidos com uniformidade, havendo algum efeito de bleeding principalmente nos cantos do ecrã, tal como pode confirmar nas imagens abaixo.

 

USB Tipo-C

A interface de comunicação USB Tipo-C está a ser integrada no mundo da tecnologia de uma forma bastante consistente. Existem mesmo marcas que poderão abdicar muito em breve do USB Tipo-A, como a Apple. Só por esta tendência, a inclusão de uma ficha USB Tipo-C neste monitor é algo relevante.

Além da reversibilidade do conector, a velocidade de transmissão de imagem também é mais rápida que o USB Tipo-A, ainda que não seja perceptível em utilização comum. Este tipo de ficha acaba por ser ideal para ligação de computadores portáteis.

 

Veredicto

A qualidade de imagem e definição de conteúdos são as grandes vantagens deste monitor, mas a elas associa-se ainda o baixo consumo energético. No modo de utilização “Office”, aquele com que trabalhei de forma mais confortável durante o tempo de análise, os valores de consumo eram na ordem dos 24W. O consumo mínimo registado foi de 18,8W, no modo Economy, o máximo foi de 37,3W no modo Game. Em modo manual, com o brilho no máximo foi atingido um consumo de 37W e com o brilho no mínimo de 18,3W. De notar ainda que o volume de áudio não influencia os consumos.

É no áudio que se encontra o aspecto negativo deste monitor. A qualidade de som pelos altifalantes não surpreende nada, apenas serve para “desenrascar” e se o áudio estiver ligado (sem estar a reproduzir), o transformador faz um ruído eléctrico que se torna incomodativo.

O monitor Brilliance 258B6QUEB QHD está disponível por cerca de 400€, um preço bastante justo face à sua qualidade.

O Pplware agradece à Philips a cedência do monitor 258B6QUEB para análise.

Philips Brilliance 258B6QUEB

Exit mobile version