Pplware

Análise: Monitor curvo UltraWide de 34″ da Philips

Quem passa o dia em frente ao computador para trabalhar sabe da importância que é a utilização de um bom e grande monitor. Em primeiro lugar trata-se de uma questão de conforto, é essencial ter um ecrã com bom contraste, boa luminosidade e que seja anti-reflexo, mas a produtividade é bastante importante e um ecrã com boas dimensões torna-se um aliado perfeito para o trabalho.

O monitor que hoje mostramos em pormenor é o UltraWide da Philips de 34 polegadas (BDM3490UC), curvo, um excelente exemplo de um monitor que garante conforto e produtividade, ideal para laboratórios multimédia, escritórios ou mesmo para sua casa.

A Philips detém uma alargada gama de monitores e, recentemente, incluiu no seu portefólio o primeiro monitor curvo de 34 polegadas de resolução WQHD (3440 x 1440), com proporção de 21:9 UltraWide. O tipo de painel curvo é LCD AH-IPS com acabamento anti-reflexo. Tem um brilho de 300 cd/m² e um tempo de resposta de 5 ms (GTG).

Na caixa, juntamente com o monitor, vem um cabo HDMI, um DisplayPort, um de áudio, o adaptador de corrente e o manual de instruções.

 

Especificações Gerais

 

Design

O monitor Philips em análise destaca-se desde logo pelo seu ecrã (ligeiramente) curvo e pela sua grande dimensão de quase 80 centímetros de largura. É construído em metal, com uma moldura muito fina. O seu suporte tem também um aspecto distinto e é onde se encontram os altifalantes que reproduzem som em stereo, que surpreende pela positiva. Na grelha do altifalante, a meio, é ainda visível um LED que indica se o monitor está ligado ou suspenso.

Não existe nenhum botão visível, sendo que o único botão que existe é em joystick e permite controlar todas as definições do monitor. Este botão encontra-se a meio da lateral de baixo, por trás da placa com o logótipo da marca.

Na traseira estão incluídas todas as interfaces de comunicação, nomeadamente, 3 portas HDMI (uma delas com o protocolo MHL), uma DisplayPort e duas portas de áudio (in e out). Tem ainda 4 portas USB 3.0, uma delas para carregamento rápido.

 

Definições do monitor

As funcionalidades e opções do monitor são vastas e permitem uma personalização bastaste completa. Com um clique para a direita abre o atalho para os modos pré-definidos, para a esquerda o menu de definições completo, para trás o atalho para o menu MultiView e para a frente a Fonte de Áudio.

 

O ecrã curvo de 34 polegadas

O monitor da Philips em análise tem um ecrã IPS, algo que lhe proporciona uma qualidade de imagem bastante boa, muito nítida e brilhante. Mas o que se destaca neste grande ecrã é, sem dúvida alguma, a grande área de trabalho, que permite uma maior produtividade em qualquer que seja a tarefa a desempenhar. Quem, por norma, necessita de 2 ecrãs, com este monitor até lhe vai sobrar espaço.

Há, no entanto, um problema relacionado com os pretos que não são exibidos com uniformidade, havendo algum efeito de bleeding principalmente nos cantos do ecrã, tal como pode confirmar nas imagens abaixo.

O facto da proporção deste monitor ser de 21:9, com uma resolução WQHD de 3440 x 1440 píxeis, é excelente para ver filmes, principalmente os mais modernos já gravados nesse formato. Esta proporção cria uma envolvência muito interessante, contudo, e como seria de esperar, os conteúdos em 4:3 e mesmo 16:9 passam a ser reproduzidos com barras pretas verticais, o que acaba por não ser tão agradável.

Uma das funcionalidades mais interessantes é a possibilidade de se poder ver simultaneamente o conteúdo de dois equipamentos distintos através do Picture-in-Picture no MultiView.

 

A experiência do ecrã curvo

De acordo com as especificações, este ecrã tem uma curvatura 3800R, ou seja, uma curva com um raio de 3800mm ou 3,8 metros. Assim, para que o ponto focal permaneça constante em toda a largura do ecrã, teria que se sentar a 3,8 metros dele. No entanto, a distância de visualização normal para um monitor de secretária é de mais ou menos 1 metro. Logo, na prática, o efeito curvo não está a ser aproveitado enquanto o utiliza para trabalhar. No fundo, a características que mais destaca este monitor, acaba por não ser mais do que marketing.

 

Veredicto

Apesar da questão de o ecrã curvo não ter uma verdadeira utilidade, este é um monitor excelente para qualquer mesa de trabalho, dadas as suas dimensões, a vasta quantidade de interfaces de comunicação e a possibilidade de trabalhar com dois dispositivos em simultâneo.

É importante voltar a destacar a qualidade de som dos dois altifalantes colocados na base do monitor, com Dolby DTS. Quanto ao consumo, no modo stand-by é de 0,6W e em trabalho normal varia de 60,2W (brilho no máximo) a 25,9W (brilho no mínimo). Com o brilho a 70%, um valor adequado e confortável para a maioria das tarefas, o consumo ronda os 50W.

O preço médio deste monitor Philips é de 1000€, o que apesar de elevado acaba por se enquadrar em tudo aquilo que oferece.

O Pplware agradece à Philips a cedência do monitor BDM3490UC para análise.

Philips UltraWide

Exit mobile version