Pplware

Análise: Monitor curvo Philips 328E de 32″

Trabalhar ao computador requer um monitor de qualidade, com uma grande área de trabalho, onde se possa trabalhar em mais que uma janela em simultâneo, com uma boa definição e um bom equilíbrio de cores para um maior conforto e, é claro, que tenha um design harmonioso, para ficar bem enquadrado em qualquer escritório.

Os monitores curvos são interessantes, uma vez que tendem a aproximar o conteúdo das laterais aos olhos dos utilizadores, minimizando o esforço no momento de trabalhar ou de assistir a um bom filme. Estes são modelos que temos vindo a dar a conhecer aqui no Pplware e hoje a nossa análise é ao monitor Philips 328E.


Os ecrãs curvos LCD têm como vantagem ter todo o ecrã à mesma distância dos olhos, trazendo um maior conforto na utilização e tornando os filmes e jogos mais imersivos.

A Philips é uma das marcas que aposta nesta tecnologia, tendo alguma oferta disponível, e é um destes monitores que hoje mostramos em pormenor.

O Philips 328E (328E8QJAB5/00) é um modelo com ecrã curvo de 32″, com tecnologia Ultra Wide-Color, painel VA e uma curvatura 1800R, que é quase um padrão dentro da maioria dos monitores curvos. Tem resolução FullHD, de 1920 x 1080 píxeis com taxa de atualização de 60 Hz, com um tempo de resposta de 5 ms, e consegue um ângulo de visão de 178º, enquadrado com a tecnologia de painel VA.

Especificações completas

  • Tamanho do ecrã: 32″
  • Proporção: 16:9
  • Raio da curvatura: 1800 mm (1800R)
  • Brilho: 250 cd/m²
  • Contraste: 3000:1
  • Resolução: 1920 x 1080 píxeis
  • Tipo de painel: VA
  • Tempo de resposta: 5 ms
  • Taxa de atualização: 60 Hz
  • Ângulo de visão: 178°/178° (horizontal/vertical)
  • Cores suportadas: 16,7 milhões
  • Tipo de ligações: HDMI/VGA/Display Port
  • Idiomas disponíveis: 22 incluindo PT-PT e PT-BR
  • Dimensões do ecrã: 721 x 434 x 76 mm
  • Peso: 7,2 kg

Na caixa, além do monitor e do pé em metal, vem incluído um cabo HDMI, um cabo de áudio, o transformador e ainda um cabo VGA, além dos manuais de instruções.

 

Design

O Philips 328E tem um design moderno e elegante, com uma moldura relativamente fina (pouco mais de um centímetro) em plástico com acabamento brilhante, e um pé metálico, minimalista e com uma curvatura acentuada, acompanhando todo o conceito curvo.

O monitor apresenta uma curvatura de 1800R, o que significa que é parte de uma circunferência de raio 1800mm.

A moldura nas laterais e em cima não apresenta nenhuma informação. Em baixo, à esquerda, tem a indicação do modelo do monitor; no centro vem a marca destacada num plástico saliente transparente; e à direita o símbolo associado à alimentação. Esta indicação pode levar o utilizador a pensar que há ali um botão de ligar e desligar tátil ou físico por baixo, mas a verdade é que existe apenas um LED indicador de monitor ligado ou desligado. O botão fica na traseira.

O botão da traseira é tipo joystick, com funcionalidades para a esquerda, direita, cima e baixo. Com um toque longo desliga o ecrã.

Em termos de ajuste na base, permite apenas ajuste sobre o eixo horizontal. Não tem ajuste em altura nem rotação sobre o eixo vertical, o que é desde logo uma desvantagem, visto que não tem altura suficiente para uma utilização ergonómica.

A parte traseira é também simples e discreta, com a inscrição da marca e com as várias ligações de comunicação: alimentação, jack de áudio de 3,5 mm, microfone, VGA, HDMI e Display Port. Em baixo estão colocados os altifalantes, que reproduzem som com a qualidade esperada para um monitor. É suficiente para ouvir alguma coisa, mas não tem a qualidade necessária para o momento de ouvir música ou assistir a um filme.

 

Definições do monitor (OSD)

Para aceder às definições do monitor é necessário recorrer ao botão colocado na traseira. Com um toque para a esquerda, surgem diretamente as opções SmartImage Game, com vários modos pré-definidos para diferentes tipos de jogos. Para a direita, surge o acesso às várias definições OSD, onde é possível fazer uma série de ajustes típicos dos monitores.

Com um movimento para baixo é dado o acesso ao ajuste do volume de som e, para cima, é possível fazer a escolha do input desejado.

 

A utilização do ecrã curvo

A forma como se encara a utilização de um ecrã curvo é naturalmente diferente de um ecrã convencional plano, trazendo de facto uma vantagem na hora ver um filme ou jogar (mesmo que não estejamos perante um monitor gaming). A habituação, para quem vem de um ecrã plano, é relativamente fácil, mas, se a opção de compra de um monitor deste género for para trabalho, então há que ter em conta que não é ideal para qualquer tipo de trabalho.

Por ser um ecrã curvo a distância dos olhos ao ecrã é praticamente a mesma em toda a horizontal do ecrã, algo positivo para a visão. No entanto, em trabalhos gráficos ou algo que implique a perceção exata de linhas retas, um ecrã curvo poderá não ser a melhor opção.

Feita esta pequena observação, o Philips 328E foi competente e adequado para a maioria das tarefas, sem nada a apontar. A reprodução de cores conta com a tecnologia Ultra Wide-Color, trazendo cores mais vivas e maior realismo aos conteúdos reproduzidos, principalmente em vídeo e jogos.

As cores são muito equilibradas por todo o ecrã, com pouco “bleeding”, apenas um pouco acentuado em toda a volta do ecrã, mais perceptível na cor preta.

Foi necessário afinar alguns parâmetros antes de começar realmente a trabalhar, mas os ângulos de visão são excelentes.

 

Veredicto

Ter um monitor de grande dimensão é sem dúvida uma vantagem para qualquer tarefa que se que se pretenda fazer. Trabalhar torna-se muito mais produtivo, já que é possível ter mais que uma janela aberta em simultâneo, e, pelo facto de ser curvo, ainda oferece ao utilizador uma experiência de jogo e de vídeo mais imersivas, e é sem dúvida nestas duas últimas possibilidades que este Philips 328E cumpre com a função de forma perfeita.

No entanto, o facto de ser FullHD faz com que o conteúdo fique exageradamente grande quando se está a trabalhar e, dado o tamanho dos píxeis, e ajustando o zoom algum conteúdo tende a ficar desfocado. Para 32″ o ideal seria ter já uma resolução QuadHD.

Toda a construção do monitor faz jus à qualidade que se espera de uma marca como a Philips, com excelentes acabamentos e materiais resistentes. De referir que o pé inclui borrachas que previnem a degradação da mesa.

O facto de não ter suporte ajustável em altura foi para mim uma desvantagem, uma vez que senti algum desconforto por estar demasiado baixo, mas em todo o caso é algo que depende da preferência de utilização, da altura da mesa e da altura da cadeira.

Em termos de consumo energético, o Philips 328E está classificado na categoria B, o que revela desde logo que não é dos monitores mais económicos. Tem um consumo instantâneo de 0,4 W em stand-by, 14,5 W com o brilho no mínimo, 25,1 W com o brilho a 50% e 36,4W com o brilho a 100%.

O Philips 328E tem um preço que ronda os 300 €. O Pplware agradece à Philips a cedência do Philips 328E para análise.

Philips 328E

Exit mobile version