Micro Machines dispensa qualquer tipo de apresentações e as corridas de carros em miniatura já por cá andam desde a década de 90.
E agora estão de volta com este World Series, às mãos da Codemasters e o Pplware já experimentou.
Uma coisa é certa. Micro Machines além de ser sobejamente conhecido tem ainda uma outra característica muito particular. Trata-se de um Universo extremamente peculiar e que ultrapassa o simples conceito de videojogo e mesmo de corridas automóveis. Dificilmente alguém ficará indiferente a Micro Machines e não é para menos … quem é que nunca brincou com carrinhos miniatura quando era mais pequeno? Quem nunca simulou corridas ou mesmo situações de transito com as miniaturas no chão da sala, na rua, no jardim??
E World Series é precisamente isso … o regresso ao passado e a uma jogabilidade descontraída e sem grande exigência. E foi precisamente esse o principal ponto em que a Codemasters apostou … a jogabilidade clássica.
Contudo esqueceu-se de algo no processo. E vamos começar por aí mesmo. World Series é um jogo quase totalmente virado para a jogabiliade competitiva. Isso só por si não é negativo. Aliás, faz parte do ADN de Micro Machines. No entanto, a Codemasters ao desenvolver Micro Machines World Series apostou claramente na competitividade online, ignorando quase completamente a componente offline.
Por exemplo, não existe um modo carreira ou um modo claramente singleplayer. Existe isso sim, a possibilidade de se jogar só ou em local multiplayer em dois dos modos de jogo: Batalha e Eliminação. Contudo numa decisão estranha a Codemasters decidiu retirar a opção mais óbvia: corrida simples (tanto em singleplayer como local multiplayer em split screen, por exemplo).
No entanto existe ainda um outro aspecto do jogo que é, no mínimo, chato. A progressão em Micro Machines assenta exclusivamente no online, ou seja, só no multiplayer é que o jogador ganha experiência. É algo limitador pois quem não tem serviço Gold ou pura e simplesmente não consegue encontrar adversários para corridas online, não consegue evoluir e dessa forma, torna-se impossível desbloquear a totalidade de opções que o jogo permite.
Voltando aos modos, além das corridas normais (que existem apenas no online), temos os outros dois modos: Eliminação e Batalha.
Eliminação é uma modificação do modo corrida, na qual ganha o último jogador cujo veiculo esteja em ecrã. Por outras palavras, à medida que se vai ficando para trás ou saindo das pistas os carros vão sendo eliminados e ganha o que se manter mais tempo na frente da corrida. Pelo caminho existe a possibilidade de se ir apanhando armas em determinadas zona dos percursos e que ajudam a desclassificar os adversários. Podemos por exemplo apanhar a possibilidade de lançar uma bomba que atrasa os concorrentes que seguem atrás, ou um martelo para dar uma marretada no adversário à nossa frente. Trata-se de um modo que apresenta semelhanças com Mario Kart mas, convém referir, que fica muito aquém do jogo da Nintendo.
Por outro lado, existe o modo Batalha, que como o nome indica, corresponde a arenas onde os micro machines lutam entre si, apanhando power-ups de energia e atacando-se uns aos outros com as suas armas. Neste modo os mapas são na sua generalidades pequenos pelo que a acção é intensa e imediata.
E por falar nisso, cada veiculo tem as suas habilidades, apresentando armas de ataque, mecanismos de defesa e uma habilidade especial super forte (que tem um período de cooldown). Por exemplo, o GI Joe Mobat pode disparar tiros de canhão como ataque, largar minas pelo terreno como medida de defesa e pedir um ataque aéreo como habilidade especial. Todos os restantes veiculos têm este leque de opções cada qual com a sua dose de criatividade. Por exemplo o camião Jack Hammer que tem a possibilidade de criar muros de cimento defensivos, ou o hoovercraft de Captain Smallbeard que pode lançar bóias que ricocheteiam nos adversários, causando-lhes dano pelo caminho.
Realmente, falta de criatividade é algo que não se pode acusar a Codemasters no que toca aos veículos e respectivas armas. Pena não se passar o mesmo com a condução da maior parte deles e isto pois, em corrida, o manuseio da maior parte ser muito semelhante.
Os Modos Online, por seu lado, que incluem as corridas tradicionais, apresentam dois modos específicos: o Arcade Mode e Ranked Mode que, à medida que vão sendo concluídos vão oferecendo Loot Boxes que têm recompensas únicas. Novamente, fica a desilusão de quem não tenha Gold, além de não evoluir no jogo, não terá nunca a possibilidade de obter esses itens especiais.
A jogabilidade de Micro Machines é, convém referir, tricky …e exige ao jogador duas coisas: primeiro que conheça muito bem as pistas, pois a condução dos carros em miniatura não é fácil. Os carros derrapam em demasia e é preciso dominar as curvas apertadas para ganhar aqueles segundos extra. De realçar que as pistas se apresentam como sempre se apresentaram, com as diversas manhas e obstáculos naturais que fazem parte dos cenários. Por exemplo, no mapa que tem um quintal congelado existem zonas de gelo que se pode partir … ou no cenário da mesa de snooker, podemos cair da mesa. Nesse aspecto o jogo mantém as suas raízes, apresentando mapas variados e divertidos e com uma insana quantidade de pontos de “perder a cabeça“. E quando a perdemos e saímos de pista e terá de haver um respawn cujos 2 segundos que leva a reposicionar o carro são na maioria das vezes, demasiado castigadores.
Por outro lado convém conhecer os carros pois cada um tem as suas próprias vantagens como a velocidade e facilidade de manuseio. Contudo, em muitos casos as diferenças não são assim tão notórias, no capitulo da velocidade, havendo muitos veiculos com velocidade semelhante.
Por fim, e tal como disse anteriormente, em termos gráficos, algo que sempre esteve presente em Micro Machines foi precisamente um grafismo extremamente bem disposto e simulando várias zonas do nosso dia a dia (de casa, do jardim, do escritório, … ). World Series não desilude de forma alguma. Algumas são particularmente divertidas, como a da Sala de Jogos onde corremos numa mesa de snooker, ou a que referi anteriormente, do quintal gelado, com neve e gelo por todo o lado ou ainda a clássica mesa de cozinha, onde até as torradas podem ser um desafio. Fica, isso sim, uma ligeira sensação de haverem poucas pistas disponíveis.
Veredicto
Micro Machines World Series mantém o de ADN Micro Machines e a Codemasters conseguiu captar a essência daquilo que sempre manteve a série como um jogo à parte. As corridas frenéticas, os veículos com armas e habilidades especiais, os cenários deliciosos …
O esquecimento da vertente offline e a exigência do online para se evoluir acabam por ser demasiado limitadoras o que vai de encontro aquilo que Micro Machines sempre representou.
Micro Machines World Series será um jogo que os apreciadores mais acérrimos da série gostarão de ter na sua colecção.