Pplware

Análise: Meizu Pro 5, o mais poderoso smartphone chinês

A Meizu tem vindo a destacar-se no segmento de smartphones. Esta marca chinesa, de quem analisámos o Meizu m2 note, lançou no passado mês de Setembro o Meizu Pro 5, um topo de gama que prometia ser o mais poderoso smartphone de sempre.

Cedido pela HonorBuy, quisemos comprovar isso mesmo e hoje mostramos-lhe todas as potencialidades do Meizu Pro 5.

 

1 – Características Gerais

O Meizu Pro 5 é um smartphone Dual SIM LTE (2x Nano-SIM) de ecrã AMOLED de 5,7″ FullHD. Tem o SoC Exynos 7420 da Samsung quad-core a 1,5 GHz Cortex-A53 e quad-core 2,1 GHz Cortex-A57 (o mesmo presente nos Galaxy S6), e um GPU Mali-T760MP8.

O Meizu Pro 5 está disponível nas versões de 3 GB de RAM com 32 GB de armazenamento interno (modelo em análise) e 4 GB de RAM com 64 GB de armazenamento interno, o que dispensa a utilização de um cartão de armazenamento externo para a maioria dos utilizadores. Ainda assim, o utilizador pode abdicar de um cartão SIM em detrimento de um cartão micro SD.

Vem com o Android na versão 5.1.1 Lollipop, com todas as aplicações e serviços Google e com a interface Flyme 4.5.

A câmara traseira é de 21 MP, com flash LED, foco automático e foco a laser. A câmara frontal é de 5 MP. Tem ligação USB 3.0 Tipo-C e leitor de impressões digitais. A bateria não removível tem uma capacidade de 3050 mAh e permite um carregamento muito rápido.

Dentro da caixa a acompanhar o Meizu Pro 5 vem o carregador e o cabo USB/USB Tipo-C. Veja os detalhes no vídeo de unboxing, abaixo.

Especificações completas

  • Ecrã
    • 5,7″ AMOLED (1080 x 1920 píxeis), densidade ~386 ppp
  • Processador
    • Exynos 7420, Quad-core 1,5 GHz Cortex-A53 & Quad-core 2,1 GHz Cortex-A57
    • GPU: Mali-T760MP8
  • Rede
    • GSM/HSPA/LTE
  • Sistema Operativo
    • Android 5.1.1 (Lollipop) com interface Flyme 4.5
  • Memória
    • 32 GB de armazenamento interno e 3 GB RAM / 64 GB de armazenamento interno e 4 GB RAM
  • Câmara
    • Principal (traseira): 21 MP com foco automático, foco a laser, flash LED
    • Secundária (frontal): 5 MP com capacidade de gravação de vídeo a 1080p@30fps
  • Vídeo
    • Gravação: 2160p@30fps
    • Dimensões e peso
      • 156,7 x 78 x 7,5 mm, 168 g
    • Conectividade
      • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, WiFi Direct, hotspot
      • GPS com A-GPS, GLONASS e BDS
      • Bluetooth 4.1 (LE)
      • USB 3.0 Tipo-C reversível
      • NFC
    • Bateria
      • Li-Po 3050 mAh, não removível e de carregamento rápido
Preço:

 

2 – Hardware e Design

O Meizu Pro 5 apresenta-se com um design com umas linhas muito marcadas de smartphones de topo que temos hoje no mercado, como é o caso do iPhone 6s Plus ou até dos smartphones da HTC, pela traseira.

Neste caso, começando pela zona frontal, temos um ecrã 2.5D de 5,7 polegadas, muito bem integrado em toda a estrutura. Acima do ecrã está o LED de notificações, o altifalante, os sensores de luminosidade e proximidade e a câmara de 5 MP.

Abaixo do ecrã encontra-se o botão físico Home que tem integrado o sensor de impressões digitais. Uma particularidade destes Android da Meizu é que não incluem qualquer outro botão comum. O botão Home com um toque tem a função de retroceder e com um clique tem a sua função de voltar ao ecrã inicial.

O friso lateral é em alumínio com boleado e do lado esquerdo inclui a ranhura para ambos os cartões nano-SIM/nano-SIM e microSD. Do lado direito os botões de Volume e Power.

Em baixo encontra-se o microfone, a porta USB Tipo-C e a grelha do altifalante principal. De notar que o som reproduzido não fica ao nível de outros topos de gama mas, ainda assim, não desilude. Apenas quando está no máximo é feito algum ruído. Em cima, apenas está colocado o jack de áudio de 3,5 milímetros e um segundo microfone.

A traseira é também ela em metal não removível, neste caso em cinzento. A câmara de 21 MP, flash LED e o laser de foco encontram-se colocados ao centro da capa junto à parte superior.

Meizu Pro 5

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características Gerais
    • 2 – Hardware e Design
  • Página 2
    • 3 – O que distingue o Meizu Pro 5?
    • 4 – Câmara
    • 5 – Autonomia
    • 6 – Veredicto

 

3 – O que distingue o Meizu Pro 5?

O Meizu Pro 5 quando chegou ao mercado foi considerado o mais poderoso smartphone da actualidade, hoje sabe-se que o Huawei Mate 8 será um potencial detentor desse título mas, até ao momento, os benchmarks dão a liderança ao Meizu Pro 5, com uma pontuação de 75019 no AnTuTu. De uma forma geral, o desempenho revelou-se muito fluido e isso muito graças ao poderoso SoC Exynos da Samsung.

 

Dual-SIM

Um topo de gama com suporte Dual-SIM é cada vez mais comum, mas não deixa ainda de ser uma vantagem acrescida. O tempo de andar com dois smartphones no bolso já passou e já se pode ter a vida pessoal e profissional num só equipamento. Ou, de outra forma, é possível definir um cartão como pré-definido para efectuar chamadas e mensagens e outro para utilização de dados móveis, por exemplo.

Neste slot para cartões SIM é possível abdicar de um deles e aumentar o armazenamento do Meizu através de um cartão micro SD.

 

Sensor de impressão digital TouchID + Home

Hoje em dia, o smartphone de topo que não tenha sensor de impressões digitais já pode ser considerado ultrapassado. A Samsung e a Apple abriram o caminho para esta forma de segurança inclusa nos smartphones e as marcas chinesas têm mostrado que o sabem fazer muito bem.

Um bloqueio através de uma impressão digital é sempre mais seguro que uma palavra-passe ou que o desenho de um padrão no ecrã do smartphone, por muito que surja pela Internet fora gente a mostrar formas de ultrapassar esta forma de segurança.

Com um simples clique no botão Home com o dedo certo, o ecrã deste Meizu Pro 5 é desbloqueado automaticamente. Se o smartphone já se encontrar com o ecrã de bloqueio ligado, então basta um toque no sensor (sem clique) para que o smartphone desbloqueie. O processo é idêntico ao do iPhone e o modo de funcionamento é muito idêntico ao testado no Lenovo ZUK Z1, mas acaba por ser ainda mais rápido no desbloqueio.

No que diz respeito à função Home este permite executar a tarefa que lhe corresponde, regressar ao ecrã principal com um clique. Um clique longo dá acesso ao assistente de voz do Flyme, que no nosso caso acaba por não ter qualquer utilidade já que o idioma se encontra em chinês. Com um simples toque, sem clique, o botão tem a função de retroceder, tal como já havia sido referido.

 

Ligação USB Tipo-C (3.0)

Este tipo de ligação é claramente o futuro nos dispositivos móveis e são cada vez mais as marcas que a implementam com a principal vantagem de ser reversível.

 

Interface, aplicações e outras funcionalidades

O Meizu Pro 5 é um Android com interface Flyme na sua versão 4.5. Além das típicas funcionalidades do Android tem também alguns pormenores únicos muito bem conseguidos. O seguinte vídeo mostra a interface em pormenor a correr no Meizu m2 note. Apesar de, em termos de desempenho, o Meizu Pro 5 ser superior, a interface é exactamente a mesma, servindo este vídeo apenas como demonstrativo da interface.

Além do vídeo demonstrativo, vale a pena referir alguns aspectos que se foram destacando ao longo da utilização. Em primeiro lugar, são de referir as várias aplicações em língua chinesa que vêm integradas no Meizu Pro 5 mas, apesar deste ser um smartphone proveniente da China, a HonorBuy garante total acesso à Play Store da Google.

O teclado presente no Meizo Pro 5 é talvez o pior teclado que alguma vez vi integrado num smartphone, felizmente que existe o SwiftKey para substituir.

Algo curioso é o facto de não existir acesso rápido às definições através da barra de notificações, como é habitual. Outra diferença é o facto de se aceder às aplicações recentes, não através de um clique longo em algum botão, mas sim com um deslizar do ecrã junto a lateral inferior.

Depois inclui outras funcionalidades que lhe dão algum destaque, nomeadamente, o SmartTouch, um botão que surge no ecrã sempre em cima dos conteúdos e permite executar acções como retroceder, fechar a aplicação, aceder ao menu inicial ou alternar entre aplicações. Vem com o Desbloqueio por gestos, todos eles configuráveis com acesso directo às aplicações definidas.

 

4 – Câmara

A câmara principal do Meizu Pro 5, de 21 MP, é claramente uma câmara de um smartphone de topo e não desilude com os resultados, em qualquer um dos ambientes captados. Tem um excelente foco e ajusta a luminosidade de forma muito boa às diferentes condições de luz tanto em vídeo como fotografia.

Já a câmara frontal, de 5 MP não condiz com as restantes características de topo do Meizo Pro 5, e os resultados ficam ao nível da maioria dos smartphones de gama média existentes, actualmente, no mercado.

A aplicação da câmara é muito simples de funcionar e bastante completa, tanto para os mais conhecedores de fotografia quanto para os que preferem uma utilização automática de todos os modos fotográficos existentes.

Quanto ao modo de vídeo, permite gravação até 2160p@30fps, com resultados bons dentro da normalidade.

Abaixo alguns exemplos de imagens capturadas.

Download fotos e vídeos originais Meizu Pro 5

 

5 – Autonomia

Em termos de autonomia, o Meizu Pro 5 revelou-se uma excelente surpresa. Na minha utilização diária, foi possível utilizá-lo durante quase dois dias de trabalho inteiros e o carregamento rápido permite, em 10 minutos, carregar dos 5% aos 30% e até 100% durante 1h20min.

 

6 – Veredicto

O Meizu Pro 5 revelou-se um smartphone fantástico e superou as expectativas em termos de utilização. Um verdadeiro e completo topo de gama, ainda que alguns pormenores de software chineses lhe dêem um ar menos sofisticado, como estamos habituados a encontrar num Huawei, num iPhone ou Samsung.

A autonomia, a fluidez e algumas funcionalidades extra encontradas no Meizo Pro 5 são claramente um factor positivo e de grande destaque face à concorrência, tendo em conta o seu preço.

Falta referir que, em termos de qualidade de ecrã, o Meizu Pro merecia algo melhor, mas ainda assim não desilude, tem bom contraste de cores e faz uma boa gestão automática da luminosidade.

O Meizu Pro 5 está disponível na HonorBuy com envio a partir do armazém da União Europeia, não havendo assim encargos com a alfândega, pelo preço promocional de $449,99 (cerca de 427,49€). Pode ainda utilizar o voucher “PPLWARE” para um desconto de 5€.

Meizu Pro 5

Índice

  • Página 1
    • 1 – Características Gerais
    • 2 – Hardware e Design
  • Página 2
    • 3 – O que distingue o Meizu Pro 5?
    • 4 – Câmara
    • 5 – Autonomia
    • 6 – Veredicto

Exit mobile version