Embora menos divulgado do que nos E. U. A., o futebol americano começa a ser cada vez mais conhecido no velho continente. Os últimos anos foram marcados por algum crescimento no número de praticantes e de adeptos. Para isso muito contribuiu uma das mais conhecidas franquias desportivas de videojogos. Desenvolvida pela Eletronic Arts para a EA Sports, a franquia Madden NFL já existe desde 1988 – sendo o seu nome original John Madden Football.
Madden NFL 17 é o mais recente lançamento desta franquia e promete trazer cada vez mais adeptos para este desporto. Jogámos algumas partidas, experimentando os diferentes modos de jogo e deixamos-vos a nossa impressão sobre um jogo que promete ser um dos melhores do ano.
Após Madden NFL 25, cuja recepção não foi a esperada, as franquias dos anos seguintes – nomeadamente Madden NFL 15 e Madden NFL 16 – conseguiram colocar a série de novo no rumo certo. Madden NFL 17 apresenta-se como o seguimento natural nessa melhoria. Os gráficos apresentados são absolutamente excelentes, os menus estão bem desenhados e são extremamente intuitivos.
Ao iniciar o jogo, o jogador é levado para um tutorial – que é apresentado num formato semelhante aos skill games da franquia FIFA –, onde pode aprender as regras básicas deste desporto, assim como a movimentar-se no terreno de jogo, a bloquear os adversários e a agarrar a bola utilizando diferentes técnicas. São também explicados os conceitos básicos referentes aos papéis dos vários intervenientes numa partida, assim como os conceitos relativos a cada uma das diferentes formações possíveis.
Durante os jogos, temos também à disposição vários indicadores visuais, nomeadamente indicadores de potência quando vamos pontapear a bola ou a indicação dos jogadores a quem a podemos passar – cada botão do comando corresponde a um jogador diferente.
Para quem não conhece, ou não está habituado a esta franquia, o modo Franchise é um modo completamente novo que nos permite administrar completamente a equipa. A interface bem concebida e intuitiva facilita-nos a tarefa, fazendo-nos recomendações sobre que jogadores comprar, vender ou promover, o que nos permite não passar tanto tempo envolvidos em toda a parte burocrática.
O jogador pode ainda habilitar a opção Play the Moment. Com esta opção apenas temos acção directa em determinados momentos do jogo, controlando apenas as jogadas mais importantes de cada partida, reduzindo bastante o tempo total de cada encontro. Assim, utilizando esta opção, cada jogador terá apenas intervenção directa nas jogadas mais ofensivas da sua equipa o que, para quem prefere os momentos defensivos, pode parecer que a defesa foi deixada de parte. Nada mais errado pois a defesa das equipas foi bastante melhorada principalmente no que diz respeito à inteligência artificial: os vários jogadores da nossa linha defensiva tentam sempre procurar o melhor posicionamento para contrariar as jogadas do adversário sem arruinar a formação da própria equipa.
No que diz respeito à apresentação do jogo e à parte gráfica, não há mesmo nada a apontar. O trabalho desenvolvido é excelente. De cada vez que iniciamos uma partida, é fácil esquecermos-nos de que não se trata de uma transmissão televisiva tal o realismo conferido ao jogo. Os vários estádios estão concebidos de forma sublime e os jogadores das várias equipas estão bastante detalhados.
Os movimentos dos vários jogadores também estão recriados na perfeição. Desde a recepção da bola até aos choques entre jogadores, o realismo em campo transforma Madden NFL 17 num autêntico simulador de futebol americano.
Mas existe, no meio de tantas coisas boas, um pormenor que – embora pouco importante – poderia melhorar um pouco e contribuir para uma melhor experiência de jogo. Referimos-nos ao tempo de espera, quer no carregamento dos jogos quer no carregamento dos menus. Resolvendo esta questão, a Eletronic Arts transformaria este jogo naquilo que seria o simulador de futebol americano mais completo de sempre.
Veredicto:
Madden NFL 17 é obrigatório para quem é fã de futebol americano. Mesmo para quem não é fã, é fácil começar a perceber as regras e a gostar ao fim de alguns jogos. A jogabilidade é excelente e aliada aos diferentes modos de jogo torna Madden NFL 17 no mais fiel e completo simulador actualmente no mercado. O pormenor menos positivo mencionado em nada atrapalha a diversão dos jogadores. Para quem ainda não é um aficionado deste desporto não há melhor forma de começar.