Pplware

Análise Line of Sight (PC – Windows)

Assim que pisamos o campo de batalha pela primeira vez, percebemos que todos os cuidados são poucos. Os nossos inimigos são astutos e estão munidos de armamento de última geração. Temos de procurar conhecer bem o terreno, olhar sempre por cima do ombro e ter cuidado com o que pode estar à espera atrás de cada esquina.

O objectivo de Line of Sight – um FPS free-to- play, disponível no Steam – é pegar na arma e percorrer diversos campos de batalha, em vários modos de jogo, tentando eliminar os nossos inimigos antes que eles nos eliminem a nós. Será Line of Sight capaz de “chegar aos calcanhares” de outros FPS? Experimentámos o jogo e deixamos-vos a nossa opinião!

 

Line of Sigth é, acima de tudo, um jogo divertido. É um FPS online free-to-play gerido pela Blackspot, uma pequena empresa – mesmo pequena – mas que conseguiu lançar um produto capaz de nos dar muitas horas de diversão.

Mas comecemos pelo início. E esse início, na forma de um tutorial que é útil para quem não tem experiência neste tipo de jogos, já não o será tanto para quem já joga FPSs há algum tempo. Aqui somos ensinados a movimentarmo-nos, a disparar e a utilizar as nossas habilidades psiónicas, uma capacidade única para cada personagem e que permite a utilização de aptidões paranormais para atingir os nossos inimigos.

Estas habilidades, embora úteis, têm de ser utilizadas de forma ponderada pois levam à perda de energia. Um outro apontamento sobre estes poderes “paranormais” é o facto de estarem limitados, mas é possível a aquisição de novas habilidades a troco de pontos do jogo, que são conquistados à medida que vamos jogando ou adquiridos na loja a troco de uma pequena quantia em dinheiro.


“Novas habilidades para descobrir e utilizar no campo de batalha.”

 

anterior próxima

Após o tutorial – que podemos sempre saltar pois encontra-se disponível para ser jogado em qualquer momento partir do menu do jogo – estamos prontos para entrar em combate.

É no menu principal do jogo que damos início à nossa jornada propriamente dita mas é também aqui que poderemos aceder a uma série de sub-menus que nos permitem, entre outras coisas, personalizar o nosso personagem, a arma que utilizamos, consultar o ranking mundial de jogadores e aceder à loja onde podemos adquirir uma série de itens úteis que podemos utilizar no jogo.

O que mais se destaca aqui é, sem dúvida, as possibilidades existentes ao nível da personalização do nosso armamento. Para além de podermos adquirir armas, podemos ainda obter uma série de acessórios que vão desde a mira até ao cano, passando pela escolha do tipo de carregador e até mesmo a cor da arma, para quem dá importância à estética. Temos, assim, a possibilidade de entrar em combate com uma super arma personalizada e capaz de espalhar o terror no olhar dos nossos inimigos.

Mas nem tudo é bom nos menus: embora a informação que cada um contém seja útil, os menus em si não se encontram muito bem desenhados chegando mesmo a ser confusos e a dar a ideia que não houve grande cuidado na forma como a informação foi distribuída. A informação parece amontoada sem critério, o que – pelo menos numa fase inicial – acaba por confundir um pouco os jogadores.

 

anterior próxima

Uma vez escolhido o personagem e personalizada a nossa arma, chegou a hora de nos colocarmos na linha de fogo e entrar em combate. E para o combate temos muitas opções de escolha, sendo possível seleccionar um dos mais de vinte modos de jogo disponíveis e que vão desde situações em que podemos utilizar as nossas habilidades psiónicas até às versões de clássicos como Team Death Match, Capture de Flag, Domination e Last One Standing.

O combate propriamente dito não difere em quase nada de outros FPSs já existentes, não se notando qualquer inovação significativa. Existem, porém, alguns aspectos que necessitam de ser alterados, nomeadamente (e possivelmente o mais importante) a forma como o respawn é feito quando o nosso personagem morre durante o combate. Ocorre sucessivamente no mesmo local do mapa para todos os personagens de cada uma das equipas e, caso os nossos adversários saibam em que local a nossa equipa faz respawn, é extremamente fácil ficar à espera, apontar e disparar.

Relativamente aos locais onde decorrem os combates, é possível alternar entre ambientes industriais decadentes e lugares ao ar livre, existindo sempre inúmeros locais disponíveis para procurar abrigo ou montar uma emboscada aos outros jogadores. Estes cenários encontram-se bem desenhados e adequados proporcionando a todos os jogadores uma experiência em termos de jogabilidade bastante interessante.


“Apesar de não ser inovador, Line of Sight é, simplesmente, divertido e viciante.”

 

anterior próxima

Veredicto

Apesar de não ser um dos melhores FPSs que já vimos e necessitar de bastantes melhoramentos, Line of Sight tem uma coisa que não lhe pode ser retirada: é divertido de jogar. É um jogo leve que não precisa de uma grande máquina para correr e que proporciona aos jogadores boas horas de distracção. Peca um pouco pela organização da informação dentro dos menus, que é bastante confusa e atabalhoada podendo, sem dúvida, ser melhorada.

Os modos de jogo, não sendo completamente inovadores, trazem algumas novidades como a utilização de capacidades “paranormais” durante o jogo. A existência de modos de jogo mais clássicos aumenta a diversão e o vício que pode ser jogar Line of Sigth. Apesar de algumas imperfeições, e para uns bons momentos de diversão a disparar a torto e a direito, chega e sobra!

Exit mobile version