Pplware

Análise: LeEco Le Pro3 Elite, um Snapdragon 820 ao menor preço

A LeEco tem marcado bem a sua posição nos smartphones, anteriormente sob a marca LeTV. O Le Pro3 Elite, o mais barato dos smartphones com Snapdragon 820 até agora no mercado, foi submetido aos nossos testes durante as últimas semanas.

Hoje mostramos-lhe tudo sobre este Android, que superou largamente as expectativas tendo em conta o seu preço.


Por muitos boatos que corram e por algumas evidências correntes, não existe informação oficial quanto à estratégia futura da LeEco no mercado dos smartphones. O que é certo é que foi bem sucedida e reconhecida nos seus 15 smartphones lançados até agora. Este Le Pro3 Elite, lançado em Março deste ano, é prova disso.

 

Características Gerais

O LeEco Le Pro3 Elite é um smartphone dual-SIM, com suporte à rede LTE incluindo a nossa banda 20 (Cat12 600/150 Mbps). Tem um ecrã de 5,5 polegadas com resolução FullHD (1920 x 1080 píxeis), com acabamento 2.5D. Vem equipado com o SoC Snapdragon 820 da Qualcomm, com CPU Quad-core e GPU Adreno 530. O modelo em análise tem 4 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno, embora também existam versões com 6 GB de RAM e 64 ou 128 GB de armazenamento interno.

A bateria é de 4070 mAh e tem tecnologia de carregamento rápido. O sistema operativo que o integra é o Android na versão 6.0.1 Marshmallow, otimizada pela interface de utilizador EUI 5.8.

A câmara principal tem um sensor de 16 MP com flash LED duplo e a câmara secundária tem 8 MP. Tem ainda Bluetooth 4.2, GPS e Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac. Quanto a sensores, vem equipado com sensor de impressão digital, sensor de luminosidade, bússola, sensor de proximidade, acelerómetro e giroscópio.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,5″ de resolução 1920 x 1080 píxeis (2.5D)
Processador
  • CPU: Snapdragon 820; Quad-core (2×2.15 GHz Kryo & 2×1.6 GHz Kryo)
  • GPU: Adreno 530
Rede
  • Dual SIM LTE/HSPA+/GSM (com suporte da banda 20 LTE)
Sistema Operativo
  • Android 6.0.1 (Marshmallow), interface de utilizador EUI 5.8
Memória
  • Memória RAM: 4/6 GB
  • Memória interna: 32/64/128 GB
  • Memória externa: não suporta
Câmara
  • Principal (traseira): 16 MP, abertura f/2.0, com flash LED duplo (gravação de vídeo até 2160p@30fps)
  • Secundária (frontal): 8 MP, f/2.2
Sensores
  • Acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio, impressões digitais
Dimensões e peso
  • 151,4 x 73,9 x 7,5 mm, 175 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac
  • GPS
  • Bluetooth 4.2
  • USB: Tipo-C
Bateria
  • 4070 mAh Li-Ion (com carregamento rápido Quick Charge 3.0)
Cores
  • Dourado
Preço

Na caixa

 

Hardware e Design

O LeEco Le Pro3 Elite tem uma construção em alumínio bastante comum em smartphones desta gama, com a zona das extremidades em plástico injetado, por onde estão distribuídas as várias antenas. O vidro frontal tem acabamento 2.5D dando-lhe um ar mais requintado.

Na frente, acima do ecrã de 5,5″, encontra-se o LED de notificações, os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante e a câmara de 8 MP para selfies. Em baixo existem os típicos botões táteis de Menu, Home e Retroceder. De notar que o botão de Menu dá acesso a todas as aplicações abertas recentemente e a todas as opções rápidas a que estamos habituados a ver na zona da barra de notificações, mostrando-se num centro de ação bastante completo.

Na lateral, em baixo, está colocado o microfone, a porta USB Tipo-C e o altifalante. Na lateral esquerda encontram-se os slots dos cartões e na lateral direita encontram-se os botões de volume e power. Em cima está colocado apenas um LED infra-vermelhos para controlo remoto e um microfone auxiliar para gravação stereo.

Na parte superior da traseira, ao centro, encontra-se a câmara principal e o flash LED e, abaixo, o sensor de impressões digitais com um acabamento espelhado. Ainda abaixo, também ao centro, pode ver-se o logótipo da marca.

 

Interface e Desempenho

O Android e a interface EUI

O Le Pro3 Elite vem equipado com Android ainda na sua versão 6.0, com interface de utilizador própria, a EUI 5.8. Na verdade, esta versão do Android em nada foi prejudicial ao bom desempenho e compatibilidade do Le Pro3 Elite, dado que vive muito da EUI.

Para quem é fã de Android puro, então este não é o smartphone ideal. A EUI está desenhada sobre o Android mas oferece uma experiência completamente diferente.

Na zona da barra de notificações, onde sempre nos habituámos a ver o acesso a opções rápidas, como ligar/desligar o Wi-Fi, Bluetooth ou dados móveis, alterar luminosidade do ecrã, entre outros, nesta interface esse acesso é feito através o botão de Menu, o primeiro dos botões táteis abaixo do ecrã.

Além dos botão de opções rápidas, que podem ser ordenados consoante a preferência, no topo existe também uma lista de aplicações e ações rápidas, como controlo remoto, lanterna, calculadora, captura de ecrã, definições, entre outros, muito útil e sempre pronta a ser utilizada com rapidez. Há ainda ações de toque longo nos botões táteis, podendo aceder ao menu no botão esquerdo, à captura de ecrã no botão central, e desligar o ecrã no botão da direita.

No launcher, que inclui todas as aplicações instaladas no smartphone, à boa moda da Xiaomi e da Huawei, também os ícones associados à apps têm uma imagem própria, adaptada a esta interface.

A tradução está correta para português de Portugal e não existe texto em Chinês.

As aplicações

No que respeita a apps, este modelo não vem muito apetrechado e fica à consideração de cada um instalar o que prefere. Traz as apps essenciais, PlayStore, um Browser próprio, Calculadora, Calendário, Bloco de Notas, gravador de som, Câmara, controlo remoto, entre outras, básicas.

Conta ainda com um gestor de tarefas, que permite fazer uma gestão mais eficiente dos recursos, como limpar a cache ou gerir bateria.

Desempenho

O LeEco Le Pro3 Elite vem equipado com um SoC da Qualcomm, conhecido pelo bom desempenho que proporciona aos seus smartphones e, neste caso, não é excepção. Com o auxílio dos 4 GB de RAM, todas as tarefas foram executadas de forma eficiente e a troca entre aplicações é feita de forma rápida e sem bloqueios a apontar. Isto para um smartphone de pouco mais de 150€ é de destacar já que, nesta gama de preços, é raro conseguir um desempenho tão bom.

Os testes de benchmark são sempre um bom comparativo em relação à concorrência ainda que, em alguns casos, não sejam reveladores do real desempenho. Neste caso, considero que os valores são justos face àquilo que oferece.

O sensor de impressões digitais colocado na traseira tem um desempenho positivo, sendo rápido e preciso a desbloquear o smartphone. A utilização em navegação através de GPS, com recurso às aplicações Google Maps e Waze, decorreu sem falhas tanto em viagens em estrada como em caminhadas.

No que respeita à qualidade do ecrã, o Le Pro3 Elite recebe mais um ponto positivo. Com uma resolução FullHD (1920 x 1080 píxeis), fiquei bastante satisfeita com a definição e com o equilíbrio de cores. Em ambientes com muita luz solar, a iluminação do ecrã também demonstrou ser adequada para uma utilização confortável..

E a qualidade de som? É mais uma a destacar pelo lado positivo. Não sendo espetacular, oferece som em stereo, algo raro de encontrar nesta gama de preços. Poderia melhorar um pouco no que diz respeito ao volume máximo e na intensidade dos graves.

 

Câmaras

A câmara principal do Le Pro3 Elite tem um sensor de 16 MP e a secundária um sensor de 8 MP. Quanto à aplicação Câmara é bastante simples, permitindo a captura em modo normal, panorâmico, vídeo e slow-motion. Tem modos HDR, Noite, Beleza e Cena e ainda permite ajustar uma série de parâmetros da captura de forma manual, como a exposição, o equilíbrio de brancos, ISO, contraste, nitidez e saturação.

Um vez mais, para um smartphone nesta gama de preços a qualidade fotográfica e de vídeo são de elogiar tanto em ambientes escuros como com boa luminosidade. Fica a faltar estabilidade ótica de imagem na câmara para gravação de vídeos… mas não se pode ter tudo.

De seguida estão alguns exemplos de fotos.

 

Autonomia

A bateria do smartphone tem uma capacidade de 4070 mAh e tem tecnologia de carregamento rápido. O carregamento rápido não é extraordinário, mas face ao tamanho da bateria até se pode considerar dentro do esperado. Em 30 minutos de carregamento são atingidos quase 40% de bateria e fica carregada na totalidade em 120 minutos, onde os 80% são atingidos em 2/3 desse tempo.

No que respeita à autonomia, perante o tamanho da mesma, era esperado que aguentasse dois dias de utilização, sem poupança de recursos, face à minha utilização diária. No entanto, isso não aconteceu e apenas atingi um dia e meio. Em utilização moderada, cheguei aos 2 dias e meio.

De uma forma mais rigorosa, através do teste de bateria PC Mark – Work 2.0, foram atingidas 8h02 de autonomia num consumo dos 80 aos 20%.

 

Veredicto

A avaliação final não podia ser mais positiva quanto ao LeEco Le Pro3 Elite. Este smartphone encontra-se no mercado por pouco mais de 150€ e tem um desempenho acima daquilo que era esperado num smartphone nesta gama de preços, daí ter atingido a nota final de 9 pontos em 10 na nossa avaliação.

O ecrã oferece uma experiência de visualização de conteúdos muito boa, já tem som em stereo, a interface de utilizador é bastante organizada e intuitiva e a câmara consegue bons resultados.

O design só não recebe uma nota maior por ser muito semelhante a tantos outros Androids do mercado, mas ainda assim tem uma construção boa, com bons materias e bom acabamento, e não deixa de ser um smartphone bonito. Aqui o problema apenas se prende com o sobreaquecimento em jogos ou na utilização prolongada da câmara, que faz tornar a sua utilização um pouco desconfortável.

De acordo com a loja, para não incorrer em custos com a alfândega deve ser selecionando o método de envio “Priority Direct Mail”.

O Pplware agradece à Banggood a cedência do LeEco Le Pro3 Elite para análise.

LeEco Le Pro3 Elite

Exit mobile version