Ter um verdadeiro PC, fácil de transportar para qualquer lado, fácil de ligar em qualquer ecrã ou a qualquer periférico, é por vezes a necessidade de muitos utilizadores.
Estar no escritório a trabalhar e em seguida ir sentar-se no sofá a ver um filme que tem gravado no disco do computador, poderá ser tão fácil quanto desligar e ligar um cabo de um Mini Desktop. Conheça o HP Pavilion Mini Desktop 300-030np.
Aspectos positivos
- Qualidade de construção e hardware integrado
- Portabilidade
- Armazenamento de 1 TB
- Acessibilidade aos componentes internos
Aspectos negativos
- Não permite executar tarefas que exijam grande desempenho
A HP, com a produção de uma gama de mini desktops, quis oferecer a portabilidade e a potência do Windows aos seus utilizadores, em qualquer parte da casa ou do escritório.
Um pequeno computador, com um design atractivo e elegante, com grande capacidade de armazenamento, ideal para colocar vídeos, fotos e música, e ainda com a possibilidade de alterar a RAM ou até o disco rígido.
Características Gerais
O HP Pavilion Mini Desktop 300-030np vem equipado com um processador Intel Core i3 e uma placa gráfica Intel HD 4400 (1,9 GHz, 3 MB de cache, 2 núcleos). Tem 4 GB de RAM e tem um disco rígido HDD de 1 TB.
O Mini Desktop em análise vem com o Windows 8.1 com actualização para o Windows 10 e ainda oferece 25 GB de armazenamento gratuito no Dropbox durante 6 meses.
Este HP Pavilion Mini Desktop 300-030np tem um preço de 469 €, que o colocam numa posição de gama média, comparativamente à concorrência existente.
Design
De entre os vários dispositivos do mercado, o HP Pavilion Mini Desktop 300-030np é dos que apresenta um design mais atractivo. Tem um cantos arredondados, tal como a base. Tem uma dimensão de 14,4 x 14,4 x 5,2 cm e é muito leve, pesando apenas 0,63 kg. O equipamento é brando e a tampa cinza.
Na traseira a entrada para a ficha de alimentação, para a DisplayPort, HDMI, 2 USB 3.0, 1 para cabo de rede e por fim, um jack de áudio de 3.5 mm. Na traseira encontra-se ainda a grelha de ventilação do computador.
Na lateral direita encontra-se a ranhura 3 em 1 para introduzir cartões de memória. Na frente, além da inscrição da marca, encontra-se o botão de Power e mais 2 portas USB 3.0.
A base está revestida por uma borracha removível onde se encontram os parafusos que dão acesso aos componentes internos do computador.
Na caixa
O modelo em análise foi disponibilizado numa caixa que apenas incluía o HP Pavilion Mini Desktop 300-030np, um transformador e o cabo de alimentação.
Este foi um facto que não me agradou muito, já que esperava encontrar pelo menos um cabo HDMI. A HP tem ainda disponíveis um rato e um teclado, que são vendidos à parte, o que implicará que os utilizadores já tenham que ter os seus próprios periféricos ou que os tenham que adquirir separadamente.
Desempenho
Para utilizadores que sejam exigentes em termos de desempenho dos seus computadores, que necessitem de executar software mais pesado, então este não é o computador indicado.
Contudo, para aqueles que utilizam o computador para tarefas simples, utilizam o Word, o PowerPoint, querem aceder à Internet, ver conteúdos multimédia, então aí sim, este HP Pavilion Mini Desktop 300-030np pode ser uma boa opção.
Numa utilização prática, baseada no segundo caso descrito, o Mini Desktop não deixou de executar nenhuma tarefa, contudo, foram feitas de forma muito lenta, como há muito não encontrava num computador ou portátil. Jogos mais modernos, então, estão completamente fora de questão. A verdade é que a presença de um disco HDD ao invés de um SSD compromete o bom desempenho deste pequeno computador.
Relativamente ao ruído produzido pelo Mini Desktop, ele é bastante silencioso, algo que agrada em qualquer ambiente onde esteja inserido. A grande capacidade de armazenamento e a sua possibilidade de expansão constituem outra das suas grandes vantagens. Além do mais vem equipado com Wi-Fi, o que eleva ainda mais a sua portabilidade.
Veredicto
Para quem procura um computador onde a portabilidade seja uma das necessidades, com objectivo primordial seja o consumo de conteúdos multimédia, em qualquer lugar, então este Mini Desktop da HP pode ser uma opção, graças à sua capacidade de armazenamento e possível expansão e aos diferentes dispositivos a que pode ser ligado graças à diversa variedade de portas que inclui.
Já se procura um equipamento produtivo, este deixa de ser uma opção. Permite uma boa utilização de aplicações de não exijam grande desempenho, mas só isso.
A aliar ao bom desempenho na reprodução de conteúdos multimédia está o seu design que fazem com que enquadre tanto num escritório como numa sala ligado à TV.
O Pplware agradece à HP a cedência do HP Pavilion Mini Desktop 300-030np para análise.