Pplware

Análise Hitman Episode 5: Colorado (Playstation 4)

Foi lançado no passado dia 29 de Setembro um novo episódio da série Hitman.

Este novo episódio dá pelo nome de Hitman Episode 5: Colorado e a acção decorre numa quinta no Colorado onde se refugiam os membros de uma milícia paramilitar.

Este é um dos cenários mais tácticos e mais complicados até à data e o Pplware voou até ao Colorado para vos contar como se pode entrar num recinto cheio de gente armada até aos dentes, abater os nossos alvos e sair sem um arranhão. Será que conseguimos?

Sem o glamour ou a envolvência dos edifícios opulentos, dos hotéis de luxo ou das vilas turísticas que marcaram os primeiros episódios desta nova saga Hitman, este novo episódio leva-nos até uma quinta decrépita no Colorado. É neste cenário que o nosso Agente 47 terá de abater quatro alvos, quando – até agora – existiam sempre dois alvos por cada episódio. Esta mudança de cenário traz uma nova dinâmica ao jogo.

Ao contrário dos episódios anteriores, onde o espaço propiciava inúmeros esconderijos e a quantidade de NPC’s permitia que passássemos despercebidos pelo meio da multidão, em Hitman Episode 5: Colorado não dispomos de todas essas facilidades: apesar de existirem pontos do cenário onde nos podemos desviar de olhares alheios, não nos podemos esconder e ficar à espera que o perigo passe. É muito fácil sermos detectados: basta levantarmo-nos no momento errado ou ficarmos demasiado tempo no mesmo local. Assim, neste episódio, temos apenas duas hipóteses de cumprirmos bem a nossa missão: ou nos disfarçamos ou entramos completamente em modo stealth, sendo que a melhor alternativa será mesmo uma conjunção de ambas as hipóteses.

Todas estas circunstâncias combinadas alteram drasticamente a dificuldade do jogo. Ainda mais se tivermos em consideração as dimensões do cenário, bastante limitado e composto por um complexo de edifícios e celeiros ocupados por mercenários armados que não hesitarão em atirar a matar se suspeitarem de que algo está errado.

anterior próxima

Embora a dimensão dos espaços tenha sido um ponto menos positivo nos episódios anteriores, neste caso isso não acontece. Apesar de – pelo menos à primeira vista – parecer tratar-se de um cenário bem mais pequeno do que aqueles a que a IO Interactive nos habituou, à medida que começamos a explorar e a descobrir os vários recantos percebemos que não é bem assim. O espaço onde decorre a acção deste Hitman Episode 5: Colorado foi extremamente bem aproveitado: a qualidade do cenário e do detalhe gráfico é superior a todos os episódios anteriores, com os extraordinários efeitos de luz e sombra a transportarem-nos para um final de tarde numa quinta na América rural.

A dificuldade acrescida deste episódio – apesar de viciante e uma mudança agradável em relação aos episódios anteriores – pode acabar por causar alguma frustração. É mesmo muito fácil falhar a missão vezes sem conta, até mesmo quando já sabemos o que fazer para abater este ou aquele alvo específico. Claramente a aposta da IO Interactive centra-se no modo stealth. Este é, sem dúvida, o mais complicado episódio até à data.

Lembramos que, até aqui e independentemente de o episódio acontecer em Paris, Sapienza, Marraquexe ou Baguecoque, todos os NPC’s se exprimiam falando um inglês perfeito algo que não deixava de ser pouco natural. Esta é, finalmente, a primeira vez em que não nos confrontamos com essa incoerência.

Veredicto:

Hitman Episode 5: Colorado traz uma abordagem diferente ao jogo. Temos de ter maior cuidado e estar mais alerta durante toda a missão sob pena de a falharmos redondamente – e acreditem, vão falhar muitas vezes. O cenário é muito bom, embora numa primeira abordagem possa parecer bastante limitado. Trata-se de uma missão muito tricky, que tem de ser bem pensada para haver alguma hipótese de sucesso. É, possivelmente, a missão mais complicada até agora, o que torna este episódio viciante.

Hitman

Exit mobile version