Nos tempos que correm, não há nada mais comum que jogar no smartphone. Seja nos transportes públicos, num momento de relaxe, na espera para uma consulta … enfim, poderia enunciar centenas de ocasiões onde é possivel encontrar alguém a jogar um qualquer jogo no telemóvel.
Precisamente por tudo isto torna-se também normal que algumas marcas apostem no desenvolvimento de acessórios para smartphone que providenciem a melhor experiência gaming possivel.
O Pplware teve ocasião de testar um dos mais recentes, o Gamevice e, eis o nosso veredicto.
A primeira coisa que salta à vista é a embalagem. Um material exterior de qualidade, com uma apresentação irrepreensível, e que transmite uma sensação de robustez, mesmo antes de chegarmos a deitar as nossas mãos ao produto propriamente dito.
Ao abrir a embalagem, uma vez mais a apresentação e a forma como está tudo apresentado e arrumado dentro da caixa passa a mensagem de que “adquirimos um produto com qualidade”. E de facto assim é.
A peça está desenhada de uma forma que se adapta ao formato das mãos com a maior das naturalidades. Talvez a coisa menos fluída nesta peça está na acção de encaixar o nosso iPhone no local para o efeito. É necessário algum cuidado para evitar “esfolar” o nosso equipamento (telefone), sem que, no entanto, isso seja uma “missão impossível”. Mas de facto é o único ponto que nos parece menos positivo, numa peça que está perto de ser perfeita.
O toque é agradável, e é interessante que a ergonomia é de tal forma bem conseguida que acabamos por sentir falta quando não estamos a utilizar o dispositivo para jogar. Tudo fica no sitio e de forma perfeita.
Quando montado o Gamevice assemelha-se a um comando Xbox One estivado, muito devido ao facto de apresentar um esquema de botões semelhante ao do comando da Microsoft: botões A, B, X, Y do lado direito, o D-Pad à esquerda, os dois gatilhos ao topo e de cada lado, para além dos analógicos e dos botões Select e Start.
Ao conectar pela primeira vez, o aparelho é reconhecido de imediato e somos logo levados à “store” que nos indica os jogos que funcionam com o comando em causa. Experimentámos um problema ao ligar uma segunda vez (o iPhone não reconheceu o dispositivo e tivemos de reiniciar várias vezes até termos sucesso), mas foi ultrapassada e não voltou a acontecer.
Mesmo quando tentamos utilizar o ecrã do telefone para manejarmos outras aplicações que não sejam jogos, é suficientemente confortável fazê-lo sem tirar o iPhone do dispositivo. No entanto, se quisermos atender uma chamada, o “aumento de tamanho” considerável do aparelho torna pouco estética esta acção, ainda que possível.
A responsividade dos controlos é boa, em especial do joystick, que responde bastante bem e da forma esperada. Já menos positiva (ainda que dentro da média) é a resposta do D-Pad, pois se não carregarmos exactamente na direcção para a qual nos queremos deslocar a resposta nem sempre é a esperada (por exemplo: se carregarmos para baixo, mas com uma ligeira pressão para a esquerda ou direita, o jogo nem sempre entende de forma clara que queremos ir para baixo).
No aparelho que testámos, as 4 luzes que (aparentemente) indicam a carga total da bateria do dispositivo, nem sempre são fáceis de perceber porque, para além de apenas ficarem 3 acesas assim que desligamos o fio USB que carrega o aparelho (e não as 4, como seria de esperar após uma carga total) logo de seguida, ao fim de uns segundo, passa apenas para 1 luz acesa (?), sendo que o manual não explica o significado deste “código de luzes”.
Um pormenor que reparámos com o uso do Gamevice é o facto de que quando o estamos a carregar conectado a um iPhone apenas o controlador recebe energia. Seja como for, durante os nossos testes conseguirmos confirmar que a autonomia do Gamevice é bastante boa com uma utilização normal.
Por fim, uma nota para referir que o Gamevice não apresenta em si, um sistema de som próprio (a não ser uma entrada para headphones) e dessa forma terá de ser o iPhone a suportar o encargo de reproduzir todos os efeitos sonoros dos jogos que jogamos.
Veredicto
De uma forma geral, é um dispositivo interessante e que responde ao que é necessário, com um design “cool” que transforma o nosso iPhone numa consola agradável de ter em mãos.
Para quem procura um dispositivo cuja função é JOGAR, sem grandes complicações e sem funcionalidades adicionais/supérfluas, recomendamos a compra.
A versão analisada foi a compatível com iPhone 6 Plus.
Especificações Técnicas:
DIMENSÕES
- 9.75” x 3.18” x 1”
- 247mm x 80mm x 25mm
PESO
- 0.16 kg
CONTROLOS MFI
- A,B,X,Y Buttons
- D-Pad
- R1, L1 Bumpers
- R2, L2 Triggers
- Menu Button
INPUT/OUTPUT
- Audio DAC
- 3.5mm Headphone Jack
- Micro USB power
- Lightning Connector
BATERIA
- LiPoly 400mAh, 4 LED indicator