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Análise: FIFA 20 (Xbox One)

Após mais um inicio dos principais campeonatos de Futebol, eis o esperado regresso de FIFA, com FIFA 20.

Tal como temos vindo a acompanhar, a edição deste ano traz novidades de peso, encabeçadas por um novo modo: o VOLTA, que se trata de uma homenagem ao futebol de rua mas… será que vai pegar?

O Pplware já experimentou…


FIFA 20 chegou e este foi, como nos anos anteriores, um momento pelo qual milhões de jogadores por esse mundo fora, esperaram. Aquele que tem vindo a ser considerado por uma grande margem dos jogadores como o melhor jogo de futebol, criou fortes expectativas em relação à edição deste ano.

Será que as conseguiu atingir?

Comecemos pela principal novidade, o VOLTA.

VOLTA Football é uma experiência bastante empolgante e conta com 3 modos diferentes (História, Torneio e Liga)

Tal como indicámos por várias vezes num passado recente, o VOLTA Football é uma celebração do futebol de rua e que, não sendo uma total novidade na série FIFA, criou fortes expectativas para esta edição. Mas também gerou alguma desconfiança.

Pois bem, experimentámos o VOLTA Football e, temos de confessar que, num curto/médio prazo, é um modo de jogo bastante divertido e empolgante de jogar.

VOLTA apresenta 3 modos distintos: Torneio, Liga e História.

Tal como o nome indica, o VOLTA História é um “modo campanha” associado ao futebol de rua. Trata-se de uma história com um enredo minimamente interessante e que nos cria laços com uma equipa de futebol de rua, que aspira a ser campeã do mundo da modalidade.

Para tal, terá de participar em inúmeros eventos e torneios e ultrapassar bastante obstáculos que vão surgindo pelo caminho. Tal como no “extinto” modo A Caminhada, este modo História está interessante e apresenta um certo equilíbrio entre narrativa e os jogos.

Por outro lado, o Modo Liga é um conjunto de jogos online com outros jogadores e através dos quais se vai ganhando experiência, moedas de jogo e ranking, para além de possibilidade de aumentar o plantel. É bastante empolgante e, dependendo dos adversários que se encontrem, os jogos podem ser bastante frenéticos.

Por fim o modo Torneio, é um modo offline que permite ao jogador participar em torneios espalhados pelo globo. Estes torneios podem ser 3×3, 4×4 uou 5×5 (tipo futsal). Apresentam também a possibilidade de se recrutar um jogador da equipa adversária, caso se vença o jogo.

Bem, mas falando na redondinha. Devo confessar que era um dos que metia algumas reticências em relação ao VOLTA. Simplesmente achava que não ia pegar e que não ia fazer sentido. Apesar de acreditar que este será um modo a curto/médio prazo (FUT será o derradeiro e mais duradouro modo de jogo), a realidade é que encontrei aqui bastantes motivos de diversão e empolgamento.

Os jogos são rápidos, intensos e muitas vezes caóticos. Em algumas ocasiões estes jogos funcionam quase como desfile de fintas e acrobacias.

Muito desse frenesim e caos de um jogo de Volta (3×3 e 4×4) parte precisamente do facto de nestes jogos abundarem ressaltos, tabelas e tabelas. Trata-se de um modo de jogo menos sério que os restantes de FIFA mas é assim mesmo que Volta deve ser encarado.

Com o decorrer do modo História, vamos acumulando pontos de habilidade que depois são usados para evoluir o nosso personagem sendo interessante assistir a essa evolução. Esses pontos podem ser gastos em habilidades que possibilitam maior aceleração, melhorias de corte em pé,…

Uma das particularidades do VOLTA que os jogadores irão gostar, é o facto de usar o remate controlado pelo jogador. Complica um pouco a vida a quem está habituado à “papinha toda feita” mas aumenta claramente a exigência e diversão de cada partida.

Duma forma simples, VOLTA parece um Call of Duty do futebol. Acção rápida e frenética, pouca estratégia e onde abundam os reviravoltas repentinas do fluxo do jogo. Mas atenção… apesar de ter pouca componente táctica, tem uma exigência ao nível técnico.

Para se jogar com este ritmo frenético e quantidade de ressaltos é necessário estar na disposição correta pois quem procurar aqui um jogo mais táctico não irá encontrar.

Nos dias que correm, a personalização é um chavão fortíssimo nos videojogos e o modo VOLTA apresenta centenas de possibilidades de personalização dos atletas (da nossa equipa). Roupa interior, meias, calças, calções, sweats, shirts,…. tudo isto pode ser desbloqueado ou comprado no jogo mas, atenção … em Volta apenas podem ser comprados com dinheiro do jogo.

Resumidamente, o modo VOLTA é uma adição bem conseguida ao FIFA 20. No imediato, e visto ser novidade vai ter bastante atenção dos jogadores e acreditamos mesmo que durante algum tempo se vá manter activo. Quando o Modo História terminar, restam o Modo Liga e Modo Torneio.

FUT continuará a ser o modo com maior longevidade!

Seja como for, FUT continuará a ser claramente o vencedor de longevidade. E o FUT, recebeu também algumas novidades.

Algo que salta à vista desde o inicio é o novo sistema de progressão. Por cada partida concluída, o jogador vai adquirindo pontos de experiência que em certos momentos atribuem prémios ao jogador (sejam carteiras, jogadores emprestados,…) e que levam a outro conceito novo: Objectivos de Época.

Uma outra alteração e bastante útil, é a forma como gerimos o plantel. Agora, quando acedemos ao nosso Plantel, é mais simples trocar jogadores da equipa com reservas, ou mesmo ir ao mercado procurar alternativas. Isto, pois no ecrã de Gestão do Plantel, temos separadores específicos para cada uma dessas acções (à distância de um clique no R2 ou L2).

Por outro lado, a EA também simplificou a forma de gerir as acções sobre os jogadores individualmente. Agora, em vez de clicarmos em X para aparecer um menu, surge uma roda dentada com várias opções, com “Colocar na Lista de Transferência”, “Aplicar Consumíveis”,…

Os Ícones são das cartas mais apetecíveis em FUT mas sempre extremamente difíceis de arranjar. De forma tornar o acesso a estes jogadores mais acessível foi introduzida uma outra alteração ao FUT: Icon Swap Players.

Entre outras inclusões foram acrescentadas novas Regras da Casa como o O Maior do Bairro ou o Bola Mistério. Basicamente na Bola Mistério, cada vez que o esférico é reposto em campo, surge com um power-up que será atribuído ao portador da bola. Por exemplo, pode ser um bónus de Velocidade 2x, o que fará com que os jogadores atinjam o dobro da velocidade. Estes power-ups podem ser de Velocidade, Drible, Remate e existe ainda um especial que é a junção de todos ao mesmo tempo…

Um ritmo mais lento de se jogar à bola!

A primeira sensação ao se jogar FIFA 20, é que o jogo se encontra mais lento. Essa é uma das principais diferenças em relação a FIFA 19. Por um lado, isto implica um pouco mais de espaço para trocar bola mas por outro também significa uma maior diferenciação entre jogadores rápidos e jogadores lentos (um jogador de 90 de velocidade face a um de 60 nota-se bastante).

Essa é uma característica mais notória neste FIFA: a velocidade dos jogadores é mais efectiva.

Contudo nem tudo são rosas e a IA defensiva foi melhorada o que faz com que ocupem melhor os espaços e cortem linhas de passe. OS defesas ficaram mais inteligentes e mais tácticos na sua forma de se colocar em campo. Este ano saber defender é ainda mais importante, muito em particular pelo “alivio” defensivo que a IA levou no momento defensivo. O timing de corte é essencial e um milésimo a mais ou a menos e o atacante passa por nós, ou mantém a posse de bola com relativa facilidade.

Isso faz com que para se poder usufruir da mais-valia da velocidade há que saber criar essas ocasiões nas quais a bola tem de ser bem metida e com a velocidade e direcção correta.

A física da bola, por sua vez, recebeu alterações mas poderia estar ainda melhor. A bola continua teimosamente a parecer demasiado leve, havendo efeitos e ressaltos menos realistas.

Também a física dos jogadores foi melhorada não só recebendo novas animações, mas também uma maior contextualização dos seus movimentos. Sejam movimentos de corrida, de passe, recepção do esférico, remate, … continuando a haver ocasionalmente alguns movimentos mais “alienígenas”.

FIFA 20 revela de forma mais visível a diferença de qualidade entre jogadores em alguns jogos

As fintas em FIFA 20 surgem menos desequilibradoras pois a bola foge mais do pé do jogador não permitindo exagerar nos dribles sequenciais (la croqueta, virgula). E até mesmo a eficácia dos Dribles é menor mas, quando aplicados no momento certo podem ser letais.

Por sua vez, a reacção dos jogadores aos variados lances está rápida e o jogador age normalmente o que faz com que os lances ofensivos, por exemplo, decorram com maior naturalidade, com a IA atacante mais real (com os jogadores a tentar encontrar espaços vazios e criando linhas de passe).

Uma das situações mais polémicas de FIFA 19, foi a inclusão do denominado “time-shooting”, no qual o momento certo para largar o botão de remate daria resultado a um remate poderoso. Contudo quem não usava essa mecânica tinha a mesma eficácia que quem usava e em FIFA 20 houve mudanças. Essa mecânica é agora ligeiramente diferente diferenciando os jogadores que usam (e acertam no verde) o time shooting dos que não o usam.

Também os lances de bola parada foram alvo de modificações com maior ênfase no pós-remate, possibilitando ao jogador um controlo mais concreto as efeitos a dar à bola mas de uma forma demasiado artificial.

Um aspecto menos bem conseguido no jogo é o do guarda redes, especialmente nos cruzamentos. Isto pois habitualmente, quando o cruzamento da bola é direccionado para a pequena área, o redes sai-se e tem uma tendência em dar-lhe uma sapatada para trás em vez de a agarrar (como se de um cruzamento perigoso se tratasse). Nada no entanto que consiga estragar a pintura.

Em termos gráficos, pouco foi feito de realce, sendo que FIFA 20 se mantém bastante semelhante a FIFA 19. Já quanto aos aspectos sonoros, reparámos com bastante satisfação em algumas diferenças. Por exemplo, durante o decorrer de cada partida, os efeitos provenientes das bancadas são mais realistas de acordo com o que se passa no relvado.

Nota final para o facto de continuar a haver um sistema de micro-transacções, ou seja, de se poder comprar dinheiro do jogo com dinheiro real. Escusado será dizer que este aspecto do jogo, é uma ferramenta perfeitamente legal do negócio da EA Sports e, goste-se ou não, cabe aos jogadores saberem usá-la com moderação.

Veredicto

FIFA 20 é uma clara evolução de FIFA, ao mesmo tempo que consegue também ter espaço para inovar. Com francas melhorias no que se passa dentro das 4 linhas, modos de jogo e opções, a EA Sports conseguiu ainda arranjar a capacidade de incluir todo um novo Modo de Jogo que, contrariamente aos maiores receios, se veio a revelar extremamente empolgante e divertido.

O melhor FIFA dos últimos anos.

FIFA 20

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