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Análise: F1 2019 (Xbox One)

Com o arranque da época de 2019 do Campeonato Mundial de Fórmula 1, eis que também regressou o seu jogo oficial: F1 2019, da Codemasters.

Ano após ano, a rotina é a mesma. No entanto, este ano a Codemasters decidiu lançar o jogo um pouco mais cedo, antes da típica pausa de verão. Conheça o nosso veredicto ao F1 2019, neste caso para a Xbox One!

Será que a edição deste ano conseguiu manter as rotações em alta?


F1 2019 é a edição deste ano do melhor simulador da mais mediática modalidade automobilística do planeta Terra: Fórmula 1. A época real já começou e vai bem avançada e o jogo, de uma forma algo surpreendente, foi lançado antes do costume. O jogo da F1 tem por tradição ser disponibilizado na pausa de verão da competição, mas este ano foi lançado antes do GP da Áustria!

Tal como seria de esperar, a edição deste ano traz todas as atualizações, quer em termos de esquadrias, quer em termos de pilotos ou mesmo de regras da competição. Seja como for, não seria de esperar outra coisa.

A Codemasters parece estar bastante ativa este ano. Lançou F1 2019 um pouco antes do timing esperado, numa medida publicitária que criou ainda mais expectativas em redor do jogo. E será que foram fundamentadas?

Primeiro, no que respeita ao modo Singleplayer, e tal como aconteceu anteriormente, existem variadas modalidades. Há os tradicionais Grandes Prémios, corridas simples, ou Time Trials, não esquecendo ainda numerosos cenários reais de campeonatos anteriores para serem revividos. Num futuro, será ainda lançado um campeonato de Fórmula 2, o que acaba por ser uma meia-boa notícia.

De qualquer forma, o ponto alto do jogo a solo é, e já o é desde as duas edições passadas, o Modo Carreira. Será assim este o modo mais usado por quem optar por jogar em singleplayer. Nesse sentido, a Codemasters investiu um pouco nesse modo.

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Contudo, não podemos deixar de indicar que, tirando algumas novidades, a fórmula do Modo Carreira segue as pisadas das edições anteriores: corridas, entrevistas, R&D, Rivalidades.

 

O modo Carreira

A primeira novidade surge precisamente da forma como a nossa carreira se inicia. Em vez de começarmos de imediato numa equipa de Fórmula 1, o jogador começar por participar no Campeonato de Fórmula 2. Nesse par e corridas iniciais e, dependendo das nossas performances, conseguimos (ou não) ganhar alguma reputação. Nesse sentido, isso irá permitindo depois “dar o salto” para uma equipa de Fórmula 1.

Este salto, no entanto, é pouco natural, pois teoricamente podemos candidatar-nos a uma qualquer esquadria. Mas na realidade as coisas seriam bem mais complicadas, pelo menos nas equipas de topo (como a Petronas ou Ferrari, por exemplo).

É também no decorrer dessa nossa breve participação no campeonato de F2 que criamos a nossa primeira rivalidade. Sim, os Rivais voltam em F1 2019… E por falar em F2, convém dizer que, estes carros, mais pequenos e menos potentes, têm uma condução diferente dos bólides de Fórmula 1, podendo ser encarados como uma espécie de iniciação ao jogo para os jogadores mais novatos.

Após a escolha e negociação com a equipa que pretendemos e que mais se adequa ao nosso estilo (e com objetivos semelhantes), eis que começa o show.

E por falar em show, nota-se nesta edição um aumento substancial de sessões de entrevistas. Existem questões para todos os gostos, impactando o universo do jogo de forma distinta. Por exemplo, respondemos afirmativamente sobre a performance do carro para a nossa equipa de Aerodinâmicas se sentir mais motivada. Ou defendemos a nossa equipa numa questão mais “venenosa” para ganhar mais reputação.

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As transferências a meio da época

Uma outra novidade desta edição prende-se com a possibilidade de haverem transferências a meio da época. Tratava-se de um pedido já antigo mas, apesar de ser algo novo, leva a algumas situações artificiais e que dificilmente aconteceriam na realidade.

De resto, o modo Carreira evolui de uma forma tradicional. Grandes Prémios que envolvem sessões de treino  (podemos simular essas sessões de treino pela primeira vez), qualificações e corridas. Entrevistas no final, investir no R&D e… nova corrida. Fórmula bastante tradicional, mas eficaz.

No entanto, o ponto forte do jogo continua a passar-se no asfalto e neste capítulo, as coisas estão menos apimentadas de novidades. Percebe-se claramente um trabalho extra nos gráficos (em particular nos efeitos de luz), e uns tweaks na condução (os carros aparecem mais seguros), mas a ação em pista parece-se muito com a edição do ano passado.

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A inteligência artificial mais inteligente

A IA (Inteligência Artificial) levou também alguns neurónios novos, mostrando uma competitividade bastante saudável. Existem assim momentos de grande adrenalina, nos quais se percebe que a IA quer mesmo levar a melhor (ultrapassagens e defesa de posição). No entanto, continuam a haver alguns momentos de estupidez pura em simultâneo. Alguns deles incompreensíveis, como por vezes parecer que os outros  condutores da IA não se aperceberem que nós estamos ali, mesmo ao lado.

Creio que uma das sensações com que se fica após se jogar F1 2019, é a de que a componente de gestão (de pneus, combustível, etc) em corrida adquiriu uma maior importância. Aliás, esse aspeto é constantemente indicado pelo engenheiro nas boxes, que nos dá indicações úteis e precisas a cada momento.

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O modo multiplayer

No que respeita ao multiplayer, a inclusão de Ligas no próprio jogo é bastante bem-vinda. Isto permite então a criação de Ligas uma forma mais cómoda, clara e compreensiva, e tornando-as mais fáceis de encontrar.

No entanto, a novidade mais interessante, é a criação de Eventos Calendarizados. A criação destes eventos permite aos jogadores calendarizarem os seus jogos, permitindo preparar-se com cuidado durante os dias anteriores e depois participarem na grande corrida que se desenrolará às horas marcadas.

Também de regresso, estão os eventos online semanais levando a competição multiplayer até outro patamar, impulsionando os jogadores a fazerem as suas sessões de treino durante os dias anteriores ao evento preparando-se para a grande corrida (de hora a hora e de sábado a domingo). E segundo a Codemasters isso será apoiado por um sistema de emparelhamento mais conciso.

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Ainda relativamente aos modos online, em F1 2019 foram incluídas muitas novas formas de personalização, tanto do nosso carro online, como do nosso piloto virtual. Isso permite assim uma experiência bem mais pessoal e dando azo a momentos de pura elegância também.

 

Veredicto

Não tenho por regra a avaliação de um jogo apenas pelas novidades que traz em relação ao seu anterior. F1 2018 foi um fantástico jogo de simulação de Fórmula 1, pelo que F1 2019 continua a sê-lo. Isso parece-me óbvio. No entanto, e compreendendo a vertente de quem, ano após ano, compra (ou pensa comprar) o jogo, acredito que a edição deste ano não traga tantas novidades de relevo que justifiquem uma revolução na nota final.

F1 2019 é, e continuará a ser, o melhor jogo de simulação de Formula 1, mesmo apesar de perder algum gás em novidades. Obrigatório para fãs de Fórmula 1 e talvez não tão obrigatório para quem já possua a versão anterior e não se importe de saltar um ano (para o ano que vem as alterações na Fórmula 1 vão ser substanciais).

F1 2019

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