Pplware

Análise: Drive SSD SATA Ace A55 de 512 GB

Nos últimos anos os dispositivos de armazenamento têm evoluído bastante. As drives SSD vieram dar uma nova vida a muitos dispositivos, sendo uma solução que se destaca pela performance que oferece.

O Pplware recebeu recentemente a drive SSD SATA Ace A55 e hoje apresentamos a nossa análise a este dispositivo de armazenamento.


A Silicon Power, fundada em 2003 e sediada em Taiwan, na cidade de Taipei, tem como foco a produção de produtos de memória flash desde, cartões de memória, pens USB, drives SSD, módulos de DRAM, adaptadores USB, entre outros produtos.

Tal como referido, o Pplware teve em testes a drive SSD SATA Ace A55 de 2,5”. Esta drive é composta por memórias flash NAND 3D e faz uso da melhor tecnologia, a NAND SLC, de modo a garantir a melhor performance.

Possui suporte para tecnologias como o TRIM, Garbage Collection, NCQ, RAID e ECC, de modo a garantir uma transmissão de dados confiável e ainda, um monitor do sistema S.M.A.R.T.

Esta drive, possui um baixo consumo energético, um dos pontos fortes deste tipo de dispositivos de armazenamento. Destaque também para o baixo ruído produzido em funcionamento, diferente do que é habitual nos discos mecânicos.

A interface de comunicação deste dispositivo é SATA III de 6GB/s. Em termos de velocidades, a fabricante revelou a capacidade ATTO: até 560MB/s CDM: até 500MB/s ao nível de leitura e ATTO: até 530MB/s CDM: até 450MB/s ao nível de escrita. A durabilidade (MTBF) da drive está estimada em 1,500,000 horas, garantindo assim, uma longevidade da unidade.

A garantia é de 3 anos ou 250 TBW de dados gravados na unidade.

No que diz respeito a ferramentas, a SP disponibiliza um software dedicado para os seus discos, sendo este designado de ToolBox, que permite obter com facilidade informações no que diz respeito ao disco, como um relatório de auto análise, consumos e uma ferramenta de diagnóstico manual possibilitando verificar o estado deste em tempo real.

Resumo das especificações da drive SSD Silicon Power 512Gb 2,5″ Sata

Benchmarks realizados à drive SSD SATA Ace A55

Os resultados obtidos podem variar ligeiramente, consoante as especificações de cada sistema. Foram realizados testes, recorrendo ao software Crystal Disk Mark e PCMark 8.

Especificações da Máquina de Testes

Resultados com o CrystalDiskMark 8.0.4

Em conclusão….

Em suma, o modelo testado revelou estar ao nível da concorrência. Nos diversos testes as velocidades foram de encontro com o anunciado pela marca.

Caso esteja a pensar em adquirir uma drive SSD SATA, seja para drive primária ou para armazenamento, é sem dúvida uma ótima opção, tendo em conta o preço desta gama que começa na casa dos 25,00€ para a versão de 128GB, podendo-se encontrar outras unidades da mesma gama, com capacidades como 256GB, 512GB, 1TB e 2TB.


O Pplware agradece à limifield, a cedência desta unidade de 512GB, possibilitando assim, a realização desta análise.

Exit mobile version