O Rally é, sem dúvida, uma das modalidades de desporto motorizado mais apaixonante e que mais seguidores conseguiu reunir no nosso país, com milhares de fãs a seguirem as diversas etapas e provas levadas a cabo um pouco por todo Portugal.
Um dos jogos que melhor representa a essência os Rally e que muitas saudades deixou a todos os fãs, foi Colin McRae pelo que a Codemasters tem vindo a tentar nos últimos anos, recuperar todo o carisma que esses jogos tinham.
Na sequência de DiRT Rally, surge agora o aguardado DiRT 4, representando um grande passo da Codemasters na tentativa de apaziguar todos os fãs que ainda esperam pelo regresso de Colin McRae. O Pplware já se sentou ao volante de DiRT 4.
Feitas bem as contas e, indiferentemente de maior ou menor sucesso de alguns dos títulos que foi lançando entretanto, a verdade é que a Codemasters apresenta uma considerável experiência no mundo dos simuladores automóvel (GRID ou DiRT por exemplo).
Trata-se portanto de um bom cartão de visita para DiRT 4 e realmente é um sinal da qualidade que o jogo veio a revelar.
Uma das primeiras coisas que desde cedo dá para perceber ao navegarmos nos menus é que DiRT 4 tenta e com bastante sucesso trazer diversidade a jogo. Realmente, aos poucos vamos-nos apercebendo que existem variados modos de jogo ou opções que aumentam o leque de ofertas e por conseguinte, o seu interesse.
Algo que foi bastante badalado nos tempos que antecederam o lançamento do jogo foi a inclusão de dois tipos de jogabilidade distintos, um Arcade e outro Simulação. Efectivamente, no arranque do jogo, uma das primeiras coisas que temos de seleccionar é qual das jogabilidades pretendemos configurar. Qualquer das opções que pode ser alterada mais adiante e a principal diferença entre ambas, assenta acima de tudo no grau de exigência que o jogo nos apresenta na altura de partir para a gravilha. Para os jogadores mais novatos o modo Arcade será o mais adequado, enquanto que o Modo Simulação já será um forte desafio para os mais experientes.
No entanto, DiRT 4 permite ainda uma situação mista, através dum conjunto de sliders de diferentes parametrizações de apoios e ajudas que o jogo apresenta.
O modo mais relevante de DiRT 4 é o Modo Carreira. A ideia base é a de construirmos uma equipa ganhadora nas diversas categorias ao nosso dispor (desbloqueadas pela ordem de Rally, Land Rush, Rallycross e Veículos Clássicos). Esta linearidade de evolução no modo Carreira é um contra-senso que deixa uma sensação desgarrada.
Bem, mas voltando à nossa equipa, começamos a nossa história com muitos poucos créditos pelo que temos de competir com carros emprestados para ir amealhando alguns créditos. Com esses créditos conseguimos comprar veículos, contratar pessoal (engenheiros, especialistas de marketing, …) e melhorar as condições das nossas infraestruturas (aumentar a garagem, melhorar o sistema de catering, …).
Uma das coisas que desde cedo dá para perceber, independentemente da dificuldade escolhida é que à medida que avançamos no modo Carreira, os adversários vão passando a ser também eles mais avançados. Não quer dizer que sejam demasiado fáceis ao inicio mas o jogo faz um esforço sério em manter o ritmo de evolução do jogador, não o apaparicando em demasia nem sendo demasiado castigador. É importante esse equilíbrio para manter a sensação de evolução efectiva.
Aliás, outro factor que aumenta essa noção de evolução é também o desbloqueio das modalidades que referi acima. Vencendo determinados campeonatos de Rally, desbloqueamos Landrush, e de seguida Rallycross.
No entanto, não deixa de ficar a sensação de que o Modo Carreira é demasiado linear. Vamos desbloqueando os diferentes tipos de rally (Rally, Land Rush, Rallycross e retro) mas tudo duma forma straight forward. Há uma sensação de evolução na jogabilidade mas não há uma verdadeira sensação de evolução na carreira.
Cada categoria que referi apresenta por sua vez, variados campeonatos ou competições e é ao participar em cada um deles que vamos ganhando experiência e créditos e isso leva-nos para o mais importante de DiRT 4, a condução.
O mais importante num titulo como DiRT 4 é … a jogabilidade, ou seja, num simulador de Rally é crucial que o jogador sinta a sensação que realmente se encontra ao volante dum bólide, quer seja em terra, gravilha ou asfalto. DiRT 4, faz um grande esforço para o conseguir e em certa medida consegue-o bastante bem.
DiRT 4 apresenta mais de 50 carros distintos que incluem pela primeira vez os buggies (permitam-me chamar-lhes isso) de Landrush, como tal o desafio é extremamente exigente e a Codemasters encontrou-se à altura.
Com as suas propriedades próprias e únicas, cada carro acaba por ser … isso mesmo … único. São raras os casos em que podemos afirmar que conduzir um carro é semelhante a conduzir outro. É notória o esforço da equipa de desenvolvimento em criar experiências únicas para cada carro e, mesmo não conhecendo na realidade a condução de cada um deles, dá para perceber que são distintos.
Cada veiculo apresenta uma condução própria e única … nuns casos temos uma maior rigidez da direcção, ou uma suspensão mais rija, ou uma capacidade de aceleração instantânea, ou mais cavalagem … cada carro tem as suas próprias características e isso nota-se em cada vez que pegamos no seu volante (ou no comando). E mais … cada carro reage de forma diferente quando deparado com a mesma situação, e esse é o maior elogio que conseguimos dar neste capitulo.
E até ao nível do som. Cada motor ronca ao seu ritmo e até os sons parasitas de cada carro estão diferenciados.
Um aspecto importante do jogo é o regresso do co-piloto (podemos contratar um novo, assim como membros do nosso staff) e as dicas que nos dá ao longo das corridas. É humanamente impossível memorizar cada curva, cada salto, cada recta de todas as pistas pelo que as dicas em runtime que o co-piloto nos dá, são de extrema importância. Pena serem em inglês.
A ajudar à festa podemos também contar com a implementação dos diferentes terrenos de uma forma fantástica. A simulação de condução nos mais variados tipos de piso encontra-se fabulosa, especialmente na forma como obrigam o jogador a adaptar a sua condução. A neve mole atrasa o carro, a gravilha seca aumenta a probabilidade de derrapagem …
Numa etapa de rally é normal haverem toques, acidentes, … e isso provoca danos nos carros. DiRT 4 encontra-se bastante realista na reprodução desses mesmos danos nos veículos, apesar de duvidar de alguns dos efeitos na condução dos carros de alguns deles. É perfeitamente normal vermos capots amolgados, amolgadelas laterais, chapas retorcidas, furos de pneus, … e surgem de acordo com as zonas dos carros que sofreram o impacto.
Por outro lado, e isto é mais notório quando assistimos às repetições, há ocasiões em que as saídas de pista ou resvalanços nas bermas não aparentam ser tão realistas quanto deveriam dando a sensação dos carros serem demasiado rígidos (situações demasiado artificiais).
Consoante o tipo de dano no carro, existe uma componente de gestão interessante que o jogo nos obriga a analisar. Nem todas as etapas num campeonato apresentam Oficina disponível, pelo que os danos numa etapa transitam para a seguinte sem possibilidade de reparação. Dessa forma, é extremamente importante gerir bem o risco/segurança da nossa condução. E mais. Mesmo havendo Oficina disponível, a equipa de manutenção terá apenas um curto período de tempo para as reparações e por vezes, temos de seguir para a próxima etapa com danos visíveis.
Antes de cada etapa podemos ainda proceder a tuning das diferentes áreas do carro, desde a direcção, exaustão, suspensão, …
Rally é sinónimo de terra, poeira, neves, lama … certo?? Pois e DiRT 4 tem todos esses ingredientes e a um nível simplesmente fantástico. A sujidade nos veículos está perfeita e os efeitos de partículas fantásticos. A neve a cair, a poeira deixada pelo carro a passar, a água a espirrar do vidro após passarmos num riacho, … os efeitos do terreno e resultados de se conduzir neles estão estupendamente reproduzidos em DiRT 4.
Também o sistema meteorológico não foi esquecido e surge em DiRT 4 a um nível bastante bom. Dias solarengos, dias de neve impiedosa, tempo nublado … encontramos todo este tipo de condições atmosféricas. Há que lamentar apenas a não existência de alternância entre elas durante a mesma etapa.
Não posso deixar de mencionar … o nevoeiro. Com licença mas o nevoeiro de DiRT 4 chega a atingir níveis dramáticos de tão depressa e intensamente que aparece tal como tão repentinamente também desaparece. Brutal e excitante. E conduzir ao anoitecer??
Uma das ferramentas em grande destaque em DiRT 4 é a Your Stage. Trata-se de uma ferramenta que permitira ao jogador a criação de eventos (campeonatos ou simples etapas). Trata-se de uma boa noticia para todos os que gostem de deixar o seu toque pessoal e será apenas de lamentar o reduzido numero de localizações disponíveis.
É verdade, existem apenas 5 localizações disposição do jogador: Fitzroy na Australia; Tarragona em Espanha; Michigan nos Estados Unidos; Varmland na Suécia e Powys em Gales, que no entanto ficam mais limitadas ainda no que toca à modalidade para a qual estamos a criar a etapa (rally, landrush, rallycross, historic).
Não deixa no entanto de ser uma inovação extremamente bem-vinda a DiRT 4 que, não só permite o aumento da longevidade do jogo, como uma maior ligação emocional e o aumento do carácter competitivo, através do sistema de leaderboards multi-plataforma.
A equipa da Codemasters incluiu ainda em DiRT 4, aquilo a que chama de DiRT Academy. Tal como o nome indica, trata-se de uma “academia” onde o jogador poderá aprender (tanto no campo teórico, como prático) um pouco sobre algumas técnicas de condução e dicas sobre como reagir em determinadas situações. É contudo um pouco entediante para quem procure apenas a excitação das corridas.
Por outro lado, foi ainda incluído o modo Joyride que apresenta ao jogador diversos desafios diferenciados e que dessa forma acaba por ser interessante, fornecer algum conteúdos extra. Esses desafios podem ir desde simples corridas contra-relógios, até corridas contra-relógio mas com objectivos de derrubar um numero determinado de pinos, por exemplo.
No capitulo gráfico, o jogo pode não ombrear com outros pesos pesados no mercado mas DiRT 4 não se fica muito atrás, com um aspecto visual extremamente interessante e detalhado, pelo menos naquilo que mais interessa, os carros. Desde os seus cockpits até ao aspecto exterior, os carros encontram-se a um nível bastante bom e com muita atenção ao detalhe. A principal deficiência do jogo, prende-se com aquilo que é algo secundário, como por exemplo, a (fraca) assistência e o ambiente exterior às pistas.
Veredicto
Centrando a sua atenção na simulação da condução, DiRT 4 é extremamente competente naquilo a que se propõe. Esse é o ponto central do jogo e que fará esquecer um modo Carreira algo desgarrado e algumas ausências de licenciamento.
Com os seus dois modos de jogabilidade distintos, o titulo de Codemasters pisca o olho quer a veteranos da série, quer a novatos e a inclusão de Your Stage, DiRT Academy e Joyride aumenta ainda mais a diversidade de oferta que fará de DiRT 4 um jogo que fará as delicias dos amantes desta modalidade.