Pplware

Análise: computador portátil HP Stream 13-c000np

Num mercado inundado de tecnologia, todos os produtos que se distinguem de alguma forma merecem um pouco da nossa atenção. Foi o que aconteceu com uma das mais recentes gamas de portáteis da HP, a Stream, que se destaca pelo design divertido com o objectivo de tornar o local de trabalho mais agradável.

A HP disponibilizou-nos um dos seus modelos para análise, o HP Stream 13-c000np. Conheça todos os detalhes e potencialidades deste portátil.

O HP Stream 13, bem como o HP Stream 11 chegaram ao mercado sob o conceito “Trabalhe num local feliz”. Além de tudo o resto, são portáteis com um design e uma cor divertidos que se adaptam sobretudo aos mais jovens.

O HP Stream 13 vem equipado com um processador Intel Celeron N2840 com placa gráfica Intel HD (2,16 GHz, 1 MB de cache, 2 núcleos), uma memória SDRAM DDR3L de 2 GB a 1333 MHz (integrada) e 32 GB de armazenamento interno. Este espaço é claramente insuficiente para utilização plena do computador mas, para colmatar esse problema, é oferecido, durante 1 ano, 1 TB na Onedrive e ainda dispõe de um slot para cartão microSD.

Este portátil tem um ecrã de 13,3 polegadas HD em 16:9 e uma bateria de 3 células, 37 Wh, com autonomia para cerca de 6 horas.

Especificações

  • Processador: Intel Celeron N2840
  • Sistema Operativo: Windows 8.1 com actualização para Windows 10
  • Memória RAM: SDRAM DDR3L de 2 GB a 1333 MHz (integrada)
  • Ecrã: Ecrã HD anti-reflexo com retro-iluminação WLED de 13,3″ (1366 x 768 píxeis)
  • Placa Gráfica: Intel HD (2,16 GHz, 1 MB de cache, 2 núcleos)
  • Armazenamento: 32 GB eMMC
  • Áudio: Som DTS + com 2 altifalantes
  • Webcam: Câmara Web HP TrueVision HD (frontal) com microfone digital de matriz dupla integrado
  • Leitor de Cartões: microSD
  • Interface:
    • 1 x HDMI
    • 2 x Portas USB 2.0
    • 1 x Porta USB 3.0
    • 1 x combo para auscultadores/microfone (3,5mm);
  • Teclado: Teclado tipo ilha de tamanho completo, layout PT
  • Adaptador AC: 45W
  • Bateria: Iões de lítio 3 células, 37 Wh
  • Dimensões: 33,32 x 22,9 x 1,95 cm;
  • Peso: Apróx. 1,55 kg (com bateria)

 

Design

O design do HP Stream é muito particular e a sua cor azul faz remeter a utilização deste PC para um ambiente mais divertido. A estrutura plástica azul envolve todo o computador. É bastante fino e razoavelmente leve para um PC de 13 polegadas, já que tem uma dimensão total de 33,32 x 22,9 x 1,95 cm e pesa 1,55 kg.

Na lateral direita, vêm duas das portas USB 2.0 e a ligação para a ficha de alimentação, com o LED indicador de carregamento. Do lado esquerdo, encontra-se a porta HDMI, a porta USB 3.0, o jack de áudio de 3,5mm, a ranhura para o cartão microSD e, por fim, o LED que indica se o PC está ou não ligado.

Em baixo apenas se encontram os dois altifalantes em stereo e este é o grande ponto forte deste HP Stream 13, já que é reproduzido com grande nitidez e sem qualquer ruído. Uma vez que este computador não tem ventoinhas, não existe qualquer grelha para ajudar à circulação de ar. Talvez por isso, o PC aqueça de forma exagerada.

 

Ao levantar o ecrã

A zona do teclado é uma das zonas características deste computador: o teclado branco enquadrado na gradação de cores em tons de azul com um padrão desenhado por pequenas bolinhas e o touchpad grande num azul quase metalizado.

Apesar do design ter sido bem conseguido, tanto as teclas do teclado como o touchpad não são os melhores. As teclas são um pouco “soltas” e fazem barulho a mais a escrever e o touchpad, esporadicamente, não tem um funcionamento conveniente.

Nesta zona, o utilizador ainda tem acesso ao botão de Power, que fica localizado no canto superior esquerdo.

Acima do ecrã de 13 polegadas encontra-se a webcam, os dois microfones que captam o som em stereo e o LED que funciona como indicador de que a câmara está a funcionar. De notar, que durante a análise foi testada uma vídeo chamada à noite, com luz ambiente, através do Skype, e o resultado em termos de reprodução de imagem pode ser considerado como razoável, já que a imagem não ficou muito escura, como muitas vezes acontece.

 

Software

O HP Stream 13 vem equipado com o sistema operativo da Microsoft, o Windows 8.1 64-bit que pode ser actualizado para a versão mais recente, o Windows 10. Além do mais, traz com ele uma série de software HP, como é habitual nos computadores da marca.

 

Desempenho

Que não estamos perante um computador portátil de topo, isso é certo. Nem o preço de 289,99€ é revelador de tal coisa. Assim sendo, não se pode esperar um desempenho fenomenal.

Podemos afirmar que o HP Stream 13 cumpre com as exigências esperadas perante as suas características. De uma forma mais concreta, este portátil serve perfeitamente para executar tarefas como navegar na Internet, utilizar ferramentas como as do Microsoft Office, jogar alguns jogos existentes na loja da Microsoft, ouvir música ou ver um filme tirando partido do sistema de som DTS que integra.

Mas para quem pretende trabalhar com algum software específico que exija maior desempenho, como simplesmente um editor de vídeo, é possível que o computador já não execute as suas tarefas com tanta destreza. O mesmo aconteceu durante os testes quando foram executadas várias tarefas em simultâneo, como ter 15 páginas do browser abertas mais Word e Excel. Neste caso, até cheguei a receber a indicação de que o browser ia ser encerrado por não haver mais memória disponível.

O armazenamento interno de apenas 32 GB acaba mesmo por ser o maior dos problemas do HP Stream 13 já que fica com muito pouco espaço para arquivo de documentos ou instalação de software adicional. Problema parcialmente colmatado com a existência de um slot microSD, que poderá ser uma boa opção para instalação de software, e de 1 TB de armazenamento na cloud gratuito durante um ano, neste caso para o armazenamento de outro tipo de ficheiros.

Porque também é importante observar os resultados dos benchmarks, foi executado o PCMark 8 onde foi obtido um resultado de 1251 e o 3DMark Cloud Gate 1.1 com um resultado de 1249. De notar que os benchmarks foram executados no Windows 8.1 e no Windows 10 e não foram encontradas diferenças significativas. Em termos de desempenho real entre os dois sistemas, também não há nenhum aspecto a destacar.

 

Veredicto

Para quem procura um computador portátil a um preço acessível, que não necessita de de executar tarefas muito exigentes, tal como já foi descrito anteriormente, então este HP Stream 13 poderá ser uma boa opção de compra, principalmente para quem gosta de ter um equipamento que se destaca do ponto de vista do design.

Falta referir que, em navegação, é possível atingir as 6 horas e meia de utilização em bateria, o que acaba por se reflectir numa boa autonomia.

O Pplware agradece à HP a cedência do HP Stream 13 para análise.

Exit mobile version