Pplware

Análise: Blackview BV9600 Pro, um todo-terreno, mas mais elegante

A escolha de um smartphone, para muitos utilizadores, tem de ir além do design e da elegância, dando lugar à robustez e funcionalidades fora do padrão. No segmento dos todo-terreno é inevitável falar da marca Cat, que se mantém no topo deste segmento em termos de preço, sendo por isso inacessível a muitos utilizadores. Mas existem opções mais acessíveis e onde o cuidado na construção é cada vez mais notório.

Hoje apresentamos a análise completa ao Blackview BV9600 Pro, já com ecrã AMOLED com proporção 19:9 e com notch, com processador Helio P60, bateria com carregamento rápido e sem fios, e NFC. Mas há mais para conhecer sobre este todo-terreno.


Características gerais

O Blackview BV9600 Pro vem equipado com um ecrã de 6,21 polegadas com resolução FullHD+ e proporção de 19:9, com notch. É resistente a água e a poeiras, com certificação IP68, mas esta não é a única certificação que aufere. O BV9600 Pro tem ainda ertificação militar MIL-STD-810G, suportando grandes variações grandes de temperaturas, e tem certificado IP69K que indica ser resistente a jatos de água.

O processador que o equipa é o MediaTek Helio P60 e tem 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento interno.

Na traseira vem uma câmara dupla de 16 MP + 8 MP, para criar efeito de fundo desfocado, e na frente a câmara tem 8 MP. A bateria tem 5580 mAh com as tecnologias de carregamento rápido e carregamento sem fios. Conta ainda com NFC e GPS + GLONASS.

O Blackview BV9600 Pro tem integrado o Android na sua versão 8.1. O modelo Blackview BV9600 Plus (ainda não lançado), já virá com Android 9.

Construção e Design

Tratando-se de um todo-terreno, a construção e o design conjugam um dos pontos mais importantes nesta análise. As dimensões, já se sabe, são grandes tendo 162,9 x 81,4 x 12,85 mm e um peso de 268 g.

O que acaba por surpreender de forma positiva é o seu design e o cuidado empregue nos pormenores. Toda a construção é em metal, com as extremidades em borracha para uma maior segurança em caso de queda. A traseira tem um acabamento também ele emborrachado, mas elegante e bastante macio ao toque.

O ecrã ocupa uma exelente área do painel frontal, dos melhores aproveitamentos que já vimos num smartphone desta categoria. No notch a marca colocou a câmara de 8 MP, o altifalante e os sensores de luminosidade e proximidade. De notar que esta câmara frontal permite fazer reconhecimento facial.

Ao contrário do que acontece com outros modelos, este não tem as típicas tampas em borracha a tapar o slot de cartões e porta USB. O slot de cartões (nanoSIM + nonoSIM/microSD) tem uma ranhura com tampa metálica a que se acede sem necessidade de alfinete e está colocado na lateral esquerda; a porta USB Tipo-C não vem com nenhuma proteção, como já temos visto em muitos outros smartphones. Esta porta está colocada na lateral inferior, ao lado do microfone.

De referir que na lateral esquerda está colocado um botão para colocar rapidamente o smartphone em modo de jogo. Do lado direito vêm os botões de volume e power e ainda o sensor de impressões digitais, tudo isto com bons acabamentos.

Na traseira, encontra-se a câmara dupla com o flash LED de dois tons, a indicação da marca e de algumas informações como o certificado IP68, NFC e carregamento sem fios. Há ainda um altifalante que reproduz som de boa qualidade e não fica abafado quando assente numa superfície, no entanto, é um pouco estridente com o volume no máximo. A marca ainda colocou uma argola para colocar algum acessório acoplado ao smartphone.

Ecrã

Os ecrãs com proporção acima do 16:9 já começam a ser vistos em vários modelos de rugged phones. As marcas que criam estes modelos têm que seguir as tendências e têm que se adaptar às exigências dos consumidores.

Assim, a Blackview criou um smartphone com ecrã de 6,21 polegadas com resolução 1080 x 2248 píxeis e proporção 19:9. Este ecrã apresenta um entalhe em cima, uma outra tendência de 2018. Além disso, este ecrã tem tecnologia AMOLED.

A sensibilidade do ecrã é muito boa, tem uma definição de contornos irrepreensível, as cores são bastante vivas e realistas. Com incidência de luz direta a visualização não é muito prejudicada.

Interface e desempenho

O Blackview BV9600 Pro vem equipado com Android na versão 8.1 (Oreo), com um launcher próprio que ao Android puro modifica basicamente os ícones.

Além das aplicações básicas de qualquer smartphone, incluindo o pack de aplicações Google já pré-instalado, traz apps como Chrome, Gmail, Maps, YouTube ou Drive. Existe ainda um pedómetro, um rádio FM, gestor de tarefas, gravador de som, gestor de ficheiros e um tradutor.

É de elogiar o modo criança existente, algo que ainda não está disponível em muitas marcas. O Child Mode permite ao utilizador passar o smartphone para a mão das crianças, controlando as aplicações a que têm acesso bem como o tempo que podem estar a utilizá-las.

Tem ainda disponível o modo jogo, ativado com um clique longo no botão do lado esquerdo, que desativa as notificações e apresenta apenas as aplicações correspondentes.

O desempenho do smartphone é garantido pelo SoC MediaTek Helio P60, pelos seus 6 GB de RAM e pela GPU Mali-G72-MP3. A fluidez é notória e nenhuma tarefa fica por cumprir no tempo esperado.

As ligações à Internet por Wi-Fi e por dados móveis são garantidas com estabilidade e as chamadas telefónicas têm boa qualidade. O mesmo aconteceu na utilização de aplicações com recursos à localização. Este smartphone ainda inclui NFC o que configura também um aspeto positivo.

Eis alguns resultados de testes de benchmark executados:

Câmaras

A câmara frontal apresenta-se com 8 MP com abertura f/2.0 e a câmara traseira é dupla, com sensor de 16 + 8 MP, ambas com abertura f/2.0. Na traseira existe também um flash LED.

A app dedicada à captura de vídeos e fotos é mais completa que as da maioria dos smartphones semelhantes, já que tem disponíveis mais modos de captura. Além de Foto e Vídeo comuns, conta com o Estéreo (para fotos com efeito de fundo desfocado), Beauty (com reconhecimento facial e ajustes no rosto), panorâma, mono (a preto e branco) e ainda Pro (para um ajuste manual de todos os parâmetros).

O Modo HDR também está presente na câmara.

Os resultados não são extraordinários mas correspondem àquilo que outras marcas do segmento rugged também oferecem. Com boa iluminação conseguem-se fotos boas, tanto na frente como na traseira, mas em ambientes mais escuro há mais grão e mais dificuldade em focar.

O modo “Estéreo” está melhor e consegue desfocar os elementos em segundo plano com mais qualidade.

Bateria

A bateria é de 5580 mAh com tecnologia de carregamento rápido (12V 2A) e tecnologia de carregamento sem fios. Em carregamento é importante usar sempre o cabo USB Tipo-C original, uma vez que a entrada é mais longa que o habitual.

O Blackview BV9600 Pro carrega na sua totalidade em 96 minutos (de 1% a 100%). Através do teste de consumo de bateria, com recurso à app PCMark – Work 2.0, foram atingidas as 9 horas e 54 minutos, tempo que, na prática, se traduz em 1 dia de utilização intensiva e 2 dias de utilização “comum”.

Veredicto

Além do bom desempenho, com uma grande fluidez exigida pelos utilizadores atualmente, o Blackview BV9600 Pro destaca-se pelo seu design. Este é o ponto que mais é contestado nos smartphones todo o terreno mas que a Blackview soube realmente aproveitar, tendo empregue um cuidado exímio nos em todos os pormenores.

O ecrã AMOLED apresenta-se também como um aspeto positivo a destacar e é apenas no campo da fotografia que a marca ainda tem que investir mais.

O Blackview BV9600 Pro está disponível nas cores cinza ou prateado, com 6 GB de RAM e 128 GB de armazenamento, a partir de cerca de 400 €. Está disponível a partir da loja oficial em Espanha e da loja oficial da Blackview.

Blackview BV9600 Pro

Exit mobile version