M-Horse… Já tinha ouvido falar desta marca? Pois bem, esta é mais uma prova de que o mercado está tão bem recheado de smartphones que conseguem sempre surgir marcas que nos surpreendem.
O M-Horse Pure 1 é um smartphone Android de baixo custo mas com características pouco habituais nesta gama, como 3 GB de RAM, 4 câmaras (duas frontais e duas traseiras) e bateria de 4380 mAh, com um desempenho que surpreende para a gama. Mas leia a análise completa e conheça em pormenor este smartphone.
Características Gerais
O M-Horse Pure 1 têm ecrã IPS de 5,7 polegadas, com resolução HD (1440 x 720 px), numa proporção de 18:9. É dual-SIM LTE (com suporte da banda 20) ou, abdicando de um cartão SIM, o utilizador pode expandir a memória através de cartão microSD até 32 GB. Inclui tecnologias Wi-Fi e Bluetooth 4.0.
O seu processador é um MediaTek MTK6737H, vem com 3 GB de RAM e 32 GB de armazenamento interno. O Android encontra-se na versão 7.0, numa forma quase pura. No que respeita à bateria, esta tem uma capacidade de 4380 mAh.
O grande destaque do M-Horse Pure 1 vai para o seu módulo de câmaras, tanto frontal quanto traseiro, ambos com câmara dupla. A função da segunda câmara será criar o efeito de fundo desfocado característico de câmaras profissionais, mas não tenhamos ilusões… estamos perante um smartphone de 85€. Veja depois os resultados mais abaixo.
Especificações completas
Ecrã
- 5,7″ de resolução 720 x 1440 píxeis (2.5D), proporção 18:9
Processador
- CPU: MTK6737H; quad-core 1,3 GHz
Rede
- Dual SIM LTE/HSPA+/GSM (com suporte da banda 20 LTE)
Sistema Operativo
- Android 7.0 (Nougat)
Memória
- Memória RAM: 3 GB
- Memória interna: 32 GB
- Memória externa: até 32 GB
Câmara
- Principal (traseira): 8 + 2 MP com flash LED (gravação de vídeo até 720p@30fps)
- Secundária (frontal): 5 + 2 MP
Sensores
- Acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio, impressões digitais
Dimensões e peso
- 153 x 73 x 90 mm, 204 g
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n
- GPS
- Bluetooth 4.0
- USB: microUSB 2.0
Bateria
- 4380 mAh
Cores
- Preto, prata, azul e dourado
Preço
Na caixa
- 1 Smartphone
- 1 adaptador de corrente
- 1 cabo USB/microUSB
- 1 capa protetora em silicone transparente
- 1 clip para remoção do slot para cartões
Hardware e Design
Em termos de design a M-Horse oferece um smartphone com linhas que fazem lembrar a traseira de um Samsung de nova geração, com acabamento espelhado, cantos arredondados, traseira arredondada e sensor de impressões digitais ao lado da câmara.
A estrutura é em metal com a traseira revestida a plástico espelhado e no vidro da frente já vem aplicada uma película protetora de ecrã. Em termos de ergonomia, o smartphone acaba por ser confortável, mas a questão do sensor ao lado da câmara poderá causar alguma confusão entre o módulo dos LED para flash e o próprio sensor. Em termos de materiais de construção, estão enquadrados para a gama onde se insere.
O ecrã de 5,7 polegadas tem um acabamento 2.5D, ou seja, é ligeiramente curvo nas extremidades, e tem uma proporção de 18:9, oferecendo um maior número de linha horizontais que o habitual, tendo assim 720 x 1440 píxeis. A qualidade do ecrã e da imagem reproduzida é bastante boa, com um excelente equilíbrio de cores e definição de conteúdos.
Acima do ecrã existem os sensores de luminosidade e proximidade, o altifalante e as duas câmaras de 8 e de 2 MP. Abaixo do ecrã não existe qualquer sensor ou botão.
Nas laterais, do lado esquerdo, estão os botões de power e volume; em baixo o altifalante, porta microUSB e microfone; do lado direito o slot para cartões; e em cima, a porta jack de áudio de 3,5mm. Em volta de toda a moldura são visíveis alguns traços de plástico injetado, para separação das antenas.
Interface e Desempenho
O Android vem na versão 7.0 sem grandes alterações àquilo que é o Android puro. Apresenta os ícones simples, as aplicações em gaveta, e as definições rápidas e notificações surgem com o deslizar do ecrã para baixo.
Vem com as aplicações Google básicas e com outras como Calculadora, Gestor de Ficheiros, Rádio FM, ou até o Facebook.
Em termos de desempenho, o M-Horse Pure 1 comporta-se à altura do seu hardware. Não é muito fluido, tendo um ligeiro atraso em algumas ações, perceptível mais na troca entre aplicações ou início das mesmas, mas não bloqueia durante a utilização de aplicações nem apresenta dificuldades em correr jogos com mais poder de processamento gráfico.
Outro dos testes feito foi a navegação através de GPS, tanto em percursos pedestres quanto de carro. Em ambos os casos não foram detetados quaisquer problemas de navegação ou deteção de satélites.
Os resultados de benchmark são reveladores do seu desempenho:
Resultados de benchmark
- AnTuTu v.6.2.7
- 34410 pontos
- Geekbench 4
- Single-Core: 581 pontos
- Multi-Core: 1647 pontos
Câmaras
O grande trunfo deste smartphone de baixo custo é sem qualquer dúvida as suas câmaras. E não, não falo das câmaras duplas, porque essas são só “marketing”. Mas a qualidade fotográfica, de uma forma geral, é bastante boa (volto a repetir) para um smartphone de 100€.
A câmara principal (de 8 MP) tem uma distância focal bastante boa e curta, o que para apanhar pormenores nas fotos é muito positivo. Em fotos a paisagens o resultado também não deixa a desejar, com bons resultados no modo HDR. As fotografias com luz artificial conseguem ser também de qualidade aceitável.
Quanto à câmara frontal, esta conta com 5 MP e os resultados em modo fotografia satisfazem, havendo um bom equilíbrio da exposição quando existe muita luz atrás da pessoa, e o modo Beleza Facial permite o ajuste de vários parâmetros.
O modo SLR
Fica por perceber porque é que as marcas insistem em investir em algo que não resulta. Se marcas como a Apple, Huawei ou Xiaomi não foram ainda capazes de criar um sistema realmente perfeito no que respeita às câmaras duplas nos seus topos de gama, para criar o efeito que as câmaras SRL permitem, porque é que as marcas mais pequenas, que criam smartphones de gamas inferiores, insistem em investir nesta tecnologia?!
No caso do M-Horse Pure 1 as segundas câmaras, tanto na traseira como na frontal, funcionam, no entanto, o efeito desfocado que criam é muito abaixo do esperado. Nas selfies, o equilíbrio de cores que tínhamos no modo Photo e Beleza Facial perde-se completamente, ficando a foto mais escura. Em ambos os casos o efeito de fundo desfocado, ao invés de ser à volta do objeto, fica localizado em cima e em baixo da foto.
Câmara frontal
Câmara traseira
Autonomia
A bateria é de 4380 mAh garantindo uma autonomia real de cerca de 2. Ou seja, numa utilização diária comum, de gestão de e-mail, redes sociais, captação de algumas fotos e algumas chamadas. Numa utilização mais intensiva foi conseguido um dia de utilização sem problemas.
Uma vez mais, recorremos ao teste de consumo da PC Mark e o M-Horse Pure 1 consegue 7h15m, no consumo da bateria dos 80 aos 20%.
No que respeita ao carregamento, esta bateria não dispõe de carregamento rápido, pelo que em meia hora de carregamento não consegue carregar mais do que 20%, de uma forma constante ao longo de todo o carregamento.
De notar que este tem modo de poupança de bateria comum e quando atinge os 15% entra em modo de poupança mais avançado, dando apenas acesso a algumas funcionalidades básicas do smartphone.
Veredicto
Depois de alguns dias de utilização fica evidente que, para uma gama baixa de smartphones, este M-Horse Pure 1 corresponde inteiramente às necessidades e expectativas, conseguindo superar-se nalguns aspetos.
O seu design é interessante, com um ecrã de proporção 18:9 de grande qualidade de imagem, mas os materiais de construção não surpreendem, tendo já alguns micro-riscos na capa traseira e na moldura, junto à porta microUSB. A utilização da capa protetora poderá ser mesmo necessária e o positivo é que já vem incluída na caixa.
O desempenho é bom. É evidente que não é muito rápido, mas nenhuma tarefa ficou por cumprir e até teve um bom desempenho em jogos. Algo que também é positivo é a qualidade de som que se mantém equilibrada ao longo de todo o volume, sem distorções ou agudos estridentes.
Quanto às câmaras, o facto de serem duplas em nada valoriza este smartphone, já que o modo onde a segunda câmara é utilizada não tem qualquer influência positiva sobre o resultado final. Já na qualidade das imagens captadas em modo normal e nas selfies, consegue resultados bons para a gama onde se enquadra.
O Pplware agradece à M-Horse a cedência do Pure 1 para análise.