A Laiq é uma recente marca de smartphones portuguesa que já conta com dois modelos disponíveis no mercado nacional há já alguns meses, o Laiq New York e o Laiq Dubai.
Para análise a marca cedeu-nos o Laiq New York e hoje apresentamos-lhe todos os pormenores deste smartphone com assinatura nacional.
1 – Características Gerais
O Laiq New York surgiu no mercado nacional como uma nova opção no mundo dos smartphones. Tem um ecrã IPS de 5 polegadas, vem equipado com um SoC Mediatek MT6582, quad-core a 1,3 GHz e com um GPU ARM Mali-400. Está disponível com 1 GB de RAM e 8 de armazenamento interno, expansível através de microSD até 32GB. Este é um smartphone dual microSIM.
A câmara principal é de 13 megapíxeis (MP) e conta com o auxílio de um flash LED e tem foco automático, com gravação de vídeo em FullHD, e a câmara secundária é de 5 MP.
A caixa onde vem o Laiq New York, além do smartphone, tem o cabo USB/microUSB, o carregador, os habituais manuais de instruções rápidas e ainda uma película de protecção de ecrã. O modelo cedido para análise conta ainda com um cartão que sugere a oferta de uns auriculares grátis após o registo do smartphone no site da Laiq.
Especificações completas
-
Ecrã
- IPS de 5″ com resolução 720 x 1280 píxeis
-
Processador
- CPU: Mediatek MT6582, quad core de 1,3 GHz
- GPU: ARM Mali-400
-
Rede
- HSPA+/GSM
-
Sistema Operativo
- Android 4.4 (Kitkat), com actualização para Lollipop
-
Memória
- Memória RAM: 1 GB
- Memória interna: 8GB
- Memória externa: microSD até 32 GB
-
Câmara
- Principal (traseira): 13 MP, com flash LED
- Secundária (frontal): 5 MP
-
Sensores
- Acelerómetro, proximidade, luminosidade
-
Dimensões e peso
- 143,6 x 72,3 x 8,3 mm, 154,4 g
-
Conectividade
- Wi-Fi 802.11 b/g/n
- GPS, A-GPS
- Bluetooth 4.0, A2DP
- USB: microUSB v2.0, USB Host
- Gestos inteligentes
- Activação de ecrã sensível a luvas
- Gestor de Ficheiros
- Rádio FM
-
Bateria
- 2250 mAh Li-Ion
-
Cores
- Preto
-
Preço
2 – Design
O Laiq New York é um smartphone com um desing simples, minimalista que se adapta facilmente a qualquer tipo de utilizador. Apesar de não ter um design tão moderno quanto a concorrência e ter construção em plástico, este smartphone acaba por ser um equipamento bastante elegante e bastante leve. Tem 8,3 mm de espessura e pesa apenas 154,4 g.
Na frente tem o ecrã de 5 polegadas, a cima, a câmara de 5 MP, o altifalante e os sensores de luminosidade e proximidade. Abaixo existem os botões capacitivos comuns dos smartphones Android mais antigos.
Nas laterais, do lado esquerdo existe o botão de volume e do direito o botão para ligar e desligar o ecrã. Em baixo encontra-se o microfone a porta microUSB e em cima a porta de áudio de 3,5mm.
Na traseira em cima encontra-se a câmara de 13 MP e o flash LED e em baixo encontra-se o altifalante principal. A capa traseira é removível e dá acesso aos 3 slots para os dois cartões SIM e micro SD. O material da capa traseira é propícia a dedadas como vai poder constatar através do seguinte vídeo.
3 – O Laiq New York em vídeo
4 – Desempenho
Tal como se pode ver pelo vídeo, este é um Android 4.4 sem grandes alterações face ao que é um Android comum, pelo que em termos de utilização é bastante simples e com as funcionalidades necessárias para uma boa utilização. De notar que a marca já tem disponível a actualização para a versão Lollipop do Android.
Estamos perante um smartphone com características de gama baixa pelo que assim deverá ser analisado. Em termos de desempenho, durante o tempo em análise, foi capaz de executar de forma eficiente todas as tarefas exigidas, entre jogos, leitura de e-mail, utilização de redes sociais… Os desfasamentos e bloqueios com várias aplicações abertas em simultâneo não foram além daquilo que é já esperado nesta gama.
Em termos de reprodução de som, aí sim foi uma surpresa graças à sua excelente qualidade e o altifalante colocado na traseira do smartphone acaba por não perder quase qualidade nenhuma quando assente numa superfície, algo que não acontece com a grande maioria dos equipamentos.
5 – Câmaras
O New York vem equipado com uma câmara principal de 13 MP e uma secundária de 5 MP. A câmara principal conta ainda com o auxílio de um flash LED e faz gravação de vídeo a 1080p.
A aplicação da câmara é muito básica e comum nos Android e consegue captar imagens com qualidade aceitável, mas não a melhor que já foi testada com as mesmas características, nomeadamente no que toca à captação de imagens em HDR, já que é necessária grande estabilidade. Veja alguns exemplos:
6 – Veredicto
De uma forma geral, a utilização do New York revelou-se positiva face às suas especificações, ainda assim, o preço poderia ser ligeiramente inferior para competir de uma forma mais justa com a restante concorrência, já que se encontra disponível por 149,90€.
Em termos de autonomia, foi possível um dia sem restrições de utilização considerada “comum” (e-mail, redes sociais, chamadas, vídeos no YouTube, reprodução de música e alguns minutos de chamadas), o que também não deixa de ser o normal.
O Pplware agradece à Laiq a cedência do Laiq New Yorq para análise.