Pplware

Análise ao smartphone Android InnJoo 4

O InnJoo 4 é o mais recente flagship da marca, surgindo como uma verdadeira rutura em termos de design dos seus modelos anteriores. Além disso, vem equipado com hardware que o coloca numa gama média/alta, como o processador da MediaTek Helio X20, os 4 GB de RAM ou a câmara principal de 16 MP.

Mas mais do que analisar características, é importante perceber como é que este smartphone se comporta numa utilização real e é isso que queremos dar a conhecer na análise de hoje. Conheça em pormenor o InnJoo 4 e as suas potencialidades.


Características Gerais

O InnJoo 4 é um smartphone dual-SIM, com suporte à rede LTE (não incluindo a banda 20) e tem um ecrã de 5,5 polegadas de resolução FullHD (1920 x 1080 píxeis), com acabamento 2.5D. Vem equipado com o SoC deca-core da MediaTek, o Helio X20, 4 GB de RAM e 64 GB de armazenamento interno, com possibilidade de expansão até 128 GB, através de cartão microSD (abdicando de um cartão SIM).

A bateria é de 3400 mAh e tem tecnologia de carregamento rápido. O sistema operativo que o integra é o Android na versão 6.0 Marshmallow, com launcher própria da marca, o FlyLauncher. Segundo a InnJoo, irá existir atualização da versão do Android para 7 (Nougat).

A câmara principal tem um sensor de 16 MP com flash LED duplo e a câmara secundária tem 5 MP. Tem ainda Bluetooth 4.0, GPS e Wi-Fi 802.11 b/g/n. Quanto a sensores, vem equipado com sensor de impressão digital, sensor de luminosidade, bússola, sensor de proximidade, acelerómetro e giroscópio.

Especificações completas

Ecrã
  • 5,5″ de resolução 1920 x 1080 píxeis (2.5D)
Processador
  • CPU: MediaTek Helio X20 Deca-core a 2,3 GHz
  • GPU: Mali-T880MP4 780MHz
Rede
  • Dual SIM LTE/HSPA+/GSM (sem suporte da banda 20 LTE)
Sistema Operativo
  • Android 6.0 (Marshmallow)
Memória
  • Memória RAM: 4 GB
  • Memória interna: 64 GB
  • Memória externa: microSD até 128 GB
Câmara
  • Principal (traseira): 16 MP, com flash LED duplo
  • Secundária (frontal): 5 MP
Sensores
  • Acelerómetro, bússola, luminosidade, sensor de proximidade, giroscópio, impressões digitais
Dimensões e peso
  • 151,8 x 75,6 x 9,6 mm, 175 g
Conectividade
  • Wi-Fi 802.11 b/g/n
  • GPS
  • Bluetooth 4.0 + EDR
  • USB: Tipo-C
Bateria
  • 3400 mAh Li-Ion
Cores
  • preto e dourado
Preço

Na caixa

 

Hardware e Design

O InnJoo 4 tem uma construção em alumínio com a zona das extremidades em plástico, onde estão colocadas as várias antenas. O vidro frontal tem acabamento 2.5D dando-lhe um ar mais requintado. O modelo em análise é o dourado com a frente branca, mas também existe um modelo totalmente em preto.

Na frente, acima do ecrã de 5,5″, encontra-se o LED de notificações (com grande intensidade de luz), os sensores de luminosidade e proximidade, a câmara de 5 MP para selfies e o altifalante para chamadas. Em baixo não existe qualquer botão físico, sendo que os botões típicos do Android vêm integrados no ecrã.

Na lateral, em baixo, está colocado o microfone, a porta USB Tipo-C e o altifalante. Na lateral esquerda encontram-se os slots dos cartões, onde o de cima pode ser utilizado para um cartão nanoSIM ou um cartão microSD, e no debaixo há a possibilidade de colocar um cartão micro-SIM. Na direita, encontram-se os botões de volume e power e em cima está colocado apenas o jack de áudio de 3,5 mm.

Na traseira, a InnJoo abandonou o design do InnJoo 3, colocando a câmara ao centro, com o flash LED de dois tons à sua esquerda e o sensor de impressões digitais logo abaixo, seguido da inscrição da marca.

 

Interface e Desempenho

O Android e o FlyLauncher

O InnJoo 4, ao contrário do que era desejado, vem equipado com Android 6.0 (Marshmallow), ainda que a marca nos tenha afirmado que a versão 7 irá chegar “em breve”. Em termos de interface de utilizador a marca disponibiliza o Android considerado puro, ou uma interface modificada através de um launcher, o FlyLauncher.

De uma forma resumida, além da máscara aos ícones das aplicações, este apresenta um menu com todas as aplicações em gaveta, o que facilita a pesquisa, mas todas elas estão também espalhadas pelos vários ecrãs.

Ao deslizar para o ecrã da esquerda é possível aceder a um menu auxiliar que dá acesso aos vídeos mais populares do YouTube, algo que já existia no InnJoo 3 e que, para quem é consumidor de YouTube, pode dar muito jeito.

De referir ainda que ao fazer um clique longo no ecrã ou ao deslizar o ecrã para cima, surgem algumas configurações, nomeadamente, a personalização da interface, efeitos de transições, widgets ou configurações do próprio launcher.

As aplicações

Tal como anteriormente, este modelo quase não inclui aplicações Google, à exceção da Play Store, Maps, Gmail e Pesquisa por voz. Inclui, sim, outras básicas, como calculadora, rádio FM, gestor de ficheiros, relógio, entre outras. Além destas aplicações, traz algum software adicional, como Demos de jogos conhecidos e as apps Clean Master e o teclado TouchPal.

Estas duas apps merecem ser referidas porque podem ser desinstaladas. Sim, desinstaladas. A Clean Master até poderá ser uma boa ajuda para muitos utilizadores, na gestão de aplicações, no entanto, a app do TouchPal é demasiado intrusiva e depois de uma atualização automática começa a surgir publicidade em todo o smartphone a qualquer altura. Desinstaladas estas apps, tem um smartphone novo.

Desempenho

O InnJoo 4 vem equipado com um SoC deca-core da MediaTek (Helio X20) a 2,3 GHz, tem 4 GB de RAM e a GPU é Mali-T880MP4. A combinação deste hardware resulta num smartphone com bom desempenho, muito mais elevado comparativamente ao seu antecessor, também flagship da marca na altura.

Os testes de benchmark são sempre um bom comparativo em relação à concorrência, ainda que em alguns casos, não sejam reveladores do real desempenho. Neste caso, considero que os valores são justos face àquilo que o InnJoo 4 oferece.

O sensor de impressões digitais colocado na traseira tem um desempenho positivo, sendo rápido a desbloquear o smartphone. A utilização em navegação através de GPS, com recurso às aplicações Google Maps e Waze, decorreu sem falhas tanto em viagens em estrada como em caminhadas.

No que respeita à qualidade do ecrã, com resolução FullHD (1920 x 1080 píxeis), fiquei bastante satisfeita com a definição e com o equilíbrio de cores. Em ambientes com muita luz solar, a iluminação do ecrã também demonstrou um bom desempenho. O altifalante é um dos aspetos negativos deste InnJoo uma vez que o som é demasiado estridente, infelizmente um problema transversal a muitos smartphones dentro desta gama de preços.

 

Câmaras

A câmara principal do InnJoo 4 tem um sensor de 16 MP e a secundária um sensor de 5 MP. Quanto à aplicação Câmara é a conhecida da Google e permite a captura em modo panorâmico, com HDR, tem deteção de rosto, de sorriso, captura com atraso e ainda captura por gestos. Além disso, conta com vários filtros de imagem.

Apesar de não ter ficado propriamente surpreendida com os resultados fotográficos, principalmente, a focar objetos muito próximos, o balanço final acaba por ser positivo.

De seguida estão alguns exemplos de fotos.

 

Autonomia

A bateria do smartphone tem uma capacidade de 3400 mAh, sendo que a autonomia fica um pouco abaixo do esperado, dando muito à justa para um dia inteiro de utilização moderada, mais ou menos para 3 horas e meia de ecrã ligado.

Para colmatar este problema, existe o carregamento rápido associado, este sim com bom desempenho. Em 30 minutos de carragamento consegue atingir mais de 40% de carga, atingindo os 100% em apenas 1 hora e 20 minutos.

 

Veredicto

Ainda que o desempenho não seja tão bom quanto se esperava de um smartphone com 4 GB de RAM, a verdade é que nenhuma tarefa ficou por executar e mesmo em jogos com maior necessidade de recursos, o InnJoo 4 comportou-se de forma digna.

Em termos de autonomia, para a minha utilização diária, um dia é perfeitamente aceitável para a duração da bateria, já que coloco o smartphone à carga todas as noites, independentemente da percentagem de bateria. No entanto, para quem dá uma utilização mais intensiva, uma carga não dará para o dia inteiro.

A qualidade das fotografias e mesmo de vídeo e o facto de já vir com 64 GB de armazenamento interno são, sem dúvida, aquilo que de mais positivo tem este smartphone.

O InnJoo 4 está disponível no mercado nacional a partir de 309,90€.

O Pplware agradece à InnJoo e à Ivar Mobile a cedência do equipamento para análise.

Exit mobile version