Pplware

Análise ao relógio inteligente Runtastic Moment Basic

Os wearables são hoje a grande tendência tecnológica e há cada vez mais gente a aderir. Dentro desta vasta área, os relógios e as bandas inteligentes são talvez dos mais procurados, sendo também onde as grandes marcas mais investem.

A Runtastic é uma das marcas de referência no mundo do desporto aliado à tecnologia, com um grande número de aplicações dedicadas a diferentes práticas de exercício físico. Mas esta marca não desenvolve só aplicações móveis, a Runtastic tem também alguns destes gadgets com o objectivo de tornar a vida de cada um de nós mais activa, como é o caso do Runtastic Moment Basic que já tivemos oportunidade de testar. Conheça-o em pormenor.

O wearable Runtastic Moment Basic é um relógio que se adapta às mais variadas situações. Prático para fazer uma corrida e elegante para utilizar no dia-a-dia em qualquer ocasião, seja no trabalho ou num jantar.

É esta versatilidade que cada vez mais é exigida pelos consumidores e a Runtastic, com este Moment, poderá ter encontrado um equilíbrio interessante para quem quer monitorizar alguns pormenores da sua vida, mas sem ter que usar bandas ou relógios que o mercado oferece com um design distinto daquilo que é um verdadeiro relógio.

 

Unboxing ao Runtastic Moment Basic

O Runtastic Moment Basic vem dentro de uma caixa que inclui ainda uma chave de estrelas para desaparafusar a tampa de acesso à bateria, parafusos extra e o manual de instruções. Recorde tudo em pormenor através do seguinte vídeo.

 

Design

Este sim é um verdadeiro relógio de pulso. Um relógio moderno, que se adapta facilmente a um braço feminino ou masculino que, à primeira vista, ninguém diria que pudesse trazer alguma tecnologia inclusa.

A sua bracelete é em silicone e o mostrador é comum a um relógio convencional de ponteiros. O mostrador tem uma espessura de cerca de 1 cm, uma espessura a cima do que é mais comum mas, ainda assim, nada que seja desconfortável ou pouco estético. Na lateral vem incluído o único botão do relógio para que haja a interacção tecnológica necessária. Tanto o mostrador, quanto a fivela são em alumínio escovado.

O facto de a bracelete ser em silicone, tem a desvantagem de ganhar muitos pelos.

O Runtastic Moment Basic está disponível em preto e bege, mas a marca tem ainda um modelo de características semelhantes, o Runtastic Moment Fun, pelo mesmo preço, 129 €, com as cores dourado, azul, rosa e roxo.

 

Características gerais

 

Compatibilidade

A Runtastic disponibiliza uma aplicação dedicada aos seus wearables, a Runtastic Me, uma aplicação gratuita e disponível para Android, iOS e Windows, que será compatível com um grande número de dispositivos móveis, dependendo, naturalmente da versão e do seu sistema operativo.

Para que haja então uma ligação entre o smartphone e o relógio deverá ligar o Bluetooth do seu smartphone e ligar o Runtastic Moment Basic com um clique longe no seu botão, durante 3 segundos. Depois de abrir a aplicação é só seguir os passos, tal como poderá ver no vídeo abaixo, e está pronto a usar!

 

Runtastic Me

A Runtastic Me é a aplicação que interage com o relógio e que grava, gere e apresenta toda a informação relativa à actividade do seu utilizador via Bluetooth. Efectuado o registo na aplicação e sincronizado o relógio, as suas funcionalidades estão prontas a ajudá-lo a perceber quais as rotinas que deve alterar para ter uma vida mais saudável.

Os passos que dá diariamente, o tempo que esteve mais activo, as horas que dormiu, são algumas das informações que o relógio recolhe sempre que está no seu pulso. Através da aplicação poderá ainda definir as aplicações das quais pretende receber notificações, poderá activar o despertador e ainda um alerta vibratório para quando passa muitas horas inactivo.

anterior próxima

 

Veredicto

De uma forma geral, toda a monitorização é feita de uma forma bastante eficiente. Seja a contagem de passos, seja na corrida e distância percorrida, seja a monitorização do sono. Ainda que nesta última, o gráfico apresente um sono leve durante períodos de tempo muito curtos em relação à Mi Band da Xiaomi, não querendo com isto dizer que é a da Xioami que faz essa monitorização de melhor ou pior forma.

Ainda em relação à monitorização do sono é onde reside o maior problema deste relógio, uma vez é necessário pressionar sempre o botão, ou aceder à app, sempre que se deita e sempre que acorda, para activar e desactivar o modo nocturno. Caso isso não aconteça poderá ter um gráfico de sono assim:

A recepção de notificações funciona de forma bastante eficiente, ainda que a vibração devesse ser um pouco mais forte. Por vezes é quase imperceptível.

A opção de ter um relógio que pode utilizar dia-a-dia em qualquer situação é a grande vantagem deste relógio inteligente e que não ocorre com outros equipamentos do mercado, mesmo aqueles que são mais “inteligentes”. O design e a sua resistência aliados à sua versatilidade são factores a ter em consideração no momento de escolha de um destes gadgets.

Relativamente à autonomia, não terá que se preocupar, pelos menos, durante 6 meses, já que é o tempo que a bateria dura. Depois desse tempo basta colocar uma pilha nova.

O Runtastic Moment Basic e o Runtastic Moment Fun estão disponíveis em Portugal por 129 €, nas lojas da Media Markt e Fnac.

O Pplware agradece à CleverHouse a cedência do Runtastic Moment Basic para análise.

Exit mobile version