Pplware

Análise ao Android One bq Aquaris A4.5

Oferecer aos utilizadores Android um smartphone a preço acessível com a garantia de que receberá atempadamente todas as actualizações ao sistema operativo, foi o objectivo primordial da Google e da bq, ao se unirem numa parceria para trazer o projecto Android One à Península Ibérica.

O bq Aquaris A4.5 foi o modelo desenvolvido e nós já o testámos. Venha conhecer o novo Android One.

Aspectos positivos
Aspectos negativos

 

1 – Características Gerais

O bq Aquaris A4.5 é fruto de uma parceria entre a empresa espanhola bq e a Google. Há sensivelmente um ano a Google apresentava ao mundo um novo projecto, o Android One, que visava dar um suporte contínuo e adequado a equipamentos com preços mais acessíveis, que normalmente são esquecidos pelas marcas (muitas vezes logo após o seu lançamento).

Para contemplar os mercados português e espanhol, a bq foi a marca escolhida pela Google e o Aquaris A4.5 foi apresentado em meados do mês de Setembro. Um smartphone com 5 anos de garantia, com oferta de 3 meses de subscrição do serviço Google Play Music e ainda a certeza de actualização para a mais recente versão do Android Marshmallow.

O bq Aquaris A4.5 tem, tal como o nome indica, um ecrã de 4,5″. Vem equipado com um processador MediaTek MT6735M Quad Core Cortex A53 até 1 GHz e tem um GPU ARM Mali T720-MP1 até 450 MHz. Este smartphone está disponível com 1 GB de RAM e 16 GB de armazenamento interno, expansível através de microSD.

Uma das características que destaca o bq Aquaris A4.5 é a sua câmara frontal de 5 megapíxies (MP) equipada com um flash LED, permitindo a captura de selfies com uma qualidade bastante boa, características que por sinal já havia sido incluída nos bq Aquaris M. Além da câmara frontal, o Aquaris M5 tem também uma câmara traseira de 8 MP que permite captura de vídeo em FullHD (720p).

A caixa onde vem o bq Aquaris A4.5, além do smartphone traz apenas o manual de instruções rápidas, o acessório para abrir as ranhuras dos cartões e um cabo USB/microUSB. Confira este e outros pormenores através do vídeo de unboxing:

Especificações completas

  • Ecrã
    • IPS 4,5″ de resolução 540 x 960 píxeis, 244ppp
    • Protecção Dradontrail
  • Processador
    • CPU: MediaTek MT6735M Quad Core Cortex A53 até 1 GHz
    • GPU: ARM Mali T720-MP1 até 450 MHz
  • Rede
    • LTE/HSPA+/GSM
    • Dual micro SIM
  • Sistema Operativo
    • Android 5.1.1 (Lollipop)
  • Memória
    • Memória RAM: 1 GB
    • Memória interna: 16 GB
    • Memória externa: microSD
  • Câmara
    • Principal (traseira): 8 MP, com duplo flash LED
    • Secundária (frontal): 5 MP, com flash LED
  • Sensores
    • Acelerómetro, giroscópio, bússola, proximidade, luminosidade
  • Dimensões e peso
    • 63,48 x 131,77 x 8,75 mm, 115 g
  • Conectividade
    • Wi-Fi 802.11 b/g/n
    • GPS + Glonass
    • Bluetooth 4.0
    • USB: microUSB v2.0
  • Bateria
    • 2470 mAh Li-Ion
  • Cores
    • Branco e Preto
  • Preço

 

2 – Design

Em termos de design, quem conhece os smartphones da marca perceberá que não existem quaisquer diferenças entre este Aquaris A4.5 e por exemplo a gama Aquaris M, já aqui analisada.

A estrutura é feita em plástico, com grande resistência a riscos e não ganha grandes marcas de suor com a utilização. As dimensões não as mais bem conseguidas já que para um ecrã de 4,5 polegadas temos uma estrutura com 63,48 x 131,77 x 8,75 mm. Já em termos de peso, tendo em conta as dimensões este é um smartphone leve com apenas 115g.

Apesar de as dimensões não serem as melhores, a verdade é que em termos de design, de uma forma geral, estamos perante um smartphone bonito e com acabamentos de qualidade.

Na frente, além do ecrã de 4,5 polegadas, encontra-se o flash frontal o LED de notificações, a câmara de 5 MP, o altifalante e os sensores de luminosidade e proximidade, acima do ecrã. Em baixo, apenas se encontra uma grande parte da moldura sem rigorosamente nada. São quase 2 centímetros de smartphone que o utilizador não pode aproveitar. Como este espaço não tem os comuns botões capacitivos, os botões comuns do Android passaram para o ecrã.

Na lateral, em baixo, está colocada a porta microUSB entre uma grelha, onde do lado esquerdo está o microfone e do direito o altifalante. Na lateral direita encontra-se a ranhura para o cartão microSD e os botões de Power e Volume. Do lado esquerdo estão colocadas as ranhuras para dois cartões microSIM. Em cima está o jack de áudio de 3,5 mm e um segundo microfone.

Na traseira em cima encontra-se a câmara de 8 MP e o duplo flash LED. A marca bq encontra-se inscrita a meio da capa traseira (não removível) e a baixo a menção ao Android One.

 

3 – Interface, aplicações e funcionalidades

O bq Aquaris M5 vem com a versão 5.1.1 do Android e não traz quaisquer alteração face ao Android Puro. Aliás, essa será outra das características do projecto Android One.

Como tal, vem equipado com o conjunto de aplicações Google dando destaque para o Google Play Music, onde são oferecidos 90 dias de música grátis e ilimitada.

Em termos de outras aplicações não há nada que o destaque de verdade. Tem um gestor de transferências, o gestor de áudio Dolby, um gravador de som e Rádio FM.

Uma das funcionalidades interessantes do Android Lollipop é a gestão de som e de perfis, com um toque no botão de volume, surge o pop-up indicador de volume onde se pode seleccionar entre não receber nenhuma notificação (até ordem em contrário ou durante um período estabelecido), receber apenas notificações prioritárias (nas mesmas condições temporais, mas definindo quais a aplicações ou contactos que podem ser recebidas notificações).

A qualidade do ecrã do bq Aquaris A4.5 é boa, apesar da resolução, os conteúdos aparecem bastante bem definidos. O brilho e a saturação são factores muito positivos neste smartphone, onde as cores são vivas e bastante reais.

O desempenho do Aquaris A4.5 de 1 GB de RAM é concordante com as especificações do smartphone e a gama onde se insere. Através do benchmark AnTuTu foi alcançado um resultado de 20380. Não sendo extraordinário, é o valor comum alcançado por este tipo de equipamentos. De notar que, durante os dias de análise intensiva não foram detectados quaisquer bloqueios consideráveis, ou desfasamentos entre troca de aplicações que não fossem espectáveis. Em navegação no browser comportou-se bastante bem e apenas foi notada alguma lentidão no download de aplicações.

 

4 – Câmaras

Tal como toda a gama Aquaris M lançada pela bq recentemente, o Aquaris A4.5 vem com flash LED integrado junto à câmara frontal, uma tendência que se está a verificar em cada vez mais smartphones. Esta câmara frontal conta com 5 MP e a traseira, que vem com duplo flash LED tem 8 MP.

Com a câmara traseira são conseguidas boas fotografias em diferentes ambientes, que podem tirar partido ainda dos diferentes modos de captura disponíveis. Esta câmara permite filmar em modo normal, a 720p, em câmara lenta e time laps e ainda fotografar em modo de panorama. Permite capturar ainda fotos em modo panorâmico e esféricas.

A câmara frontal consegue resultados bastante satisfatórios em diferentes ambientes e, no escuro, o flash trás realmente uma vida nova às selfies. Nos seguintes exemplos foi fotografado um objecto num ambiente com boa luz e num ambiente com más condições para fotografar, com e sem flash. De notar, que a captura de fotos com rostos reais através desta câmara frontal, onde mais facilmente se ajustam os vários componentes de uma foto, consegue resultados ainda melhores.

  O mesmo teste foi feito com a câmara traseira e as melhorias de qualidade são evidentes:

  Confira outros exemplos de fotos capturadas pela câmara traseira:

 

5 – Veredicto

Durante o tempo de análise, o bq Aquaris A4.5 acabou por se revelar uma boa surpresa em termos de desempenho. É verdade que apenas tem um 1GB de RAM, mas nenhuma tarefa exigida ficou por cumprir ou foi executada de forma deficiente.

De referir que a bateria do Aquaris A4.5 tem uma capacidade de 2470 mAh que lhe garante facilmente autonomia para 2 dias de utilização comum. Mesmo em dias de testes mais intensivos, a correr jogos e a ver vídeos, foi conseguido mais de um dia completo de utilização.

Apesar de, em termos de optimização da construção do novo Aquaris, os seus materiais prezam pela qualidade e resistência. O mesmo acontece com o ecrã, que permite uma excelente qualidade de visualização de conteúdos. A existência de um modelo Android One com ecrã de 5 polegadas poderia ser encarada de forma muito positiva mas, infelizmente, para já, não há indicação de que tal possa vir a acontecer.

O flash da câmara frontal, apesar de quase não ter sido necessário utilizá-lo, já que a câmara consegue resultados satisfatórios mesmo em ambientes com luz mais fraca, a verdade é que pode melhorar bastante uma selfie.

Além dos 90 dias de música grátis e ilimitada através do Google Play Music, o Aquaris A4.5 conta ainda com a certeza de actualização para a nova versão do Android Marshmallow e 5 anos de garantia.

O bq Aquaris A4.5 está disponível pelo preço médio de 177€ em Portugal.

O Pplware agradece à bq a cedência do Aquaris A4.5 para análise.

bq Aquaris A4.5

Exit mobile version