PplWare Mobile

Word – Como ter cabeçalhos diferentes num documento?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. M.Manuelito says:

    Excelente tutorial, o word é aparentemente simples, mas tem carradas de funções que eu não domino, esta era uma delas.

  2. Gonçalves says:

    Boa dica,

    alguém saber inserir um índice geral, quando já usamos no mesmo documento índice “secundário” para sub-tópicos do documento?

    Cumprimentos

  3. Sky says:

    Porra não sabia que isto era possível e já me fez falta…
    Obrigado

  4. Gilmar Coimbra says:

    Excelente! – Nem sei dizer quantas vezes precisei desse recurso. – Obrigado.

  5. PTDennis says:

    Bom tutorial! Infelizmente o Word ainda não é muito simples neste processo.

  6. Nelson Freitas says:

    Nice! Agora é fazer o mesmo para o LibreOffice!

    • carlos suarez says:

      Concordo contigo Nelson, também aguardo algo deste gênero para o libreOffice, acho que por ser uma ferramente Open source deveria ter mais divulgação.

      • Pedro Pinto says:

        Boas,

        Eu pessoalmente nao tenho grande experiência com o LibreOffice, no entanto se alguém quiser dar uma ajuda é só enviar um e-mail.

        • Paulo G. says:

          O LibreOffice é livre de se experimentar, usar e até alterá-lo, se não se quer aprender é por preguiça e não por falta de dinheiro. Uso o M$Office desde a v2.0, e as diferenças entre LibreOffice e M$Word 2003 em termos de interface é quase apenas de aspecto, em termos de funcionalidades existem diferenças tal como no modo de fazer as coisas. São programas diferentes para fazer o mesmo, logo há que respeitar essas diferenças e não esperar como as pessoas esperam muitas vezes, que um documento feito com um produto fique igual no outro, para mim o que interessa é o resultado final que fica no papel (ou no pdf). Quando existem esquemas, por vezes uso o Draw como complemento do processador de texto Writer, por ser mais fácil e rápido de desenhar. O equivalente ao Draw no MsOffice é o Visio que não está presente na edição Casa e Estudante.
          Nota: O Word não respeita as dimensões quando se desenha.

    • Paulo G. says:

      No LibreOffice é bem mais simples. Cria-se tipos de páginas diferentes. Por defeito a página é do tipo predefinição. Eu costumo fazer o seguinte.
      Mudo a 1ª página para o tipo Primeira Página. Depois faço quebra de página, e escolho índice remissivo. Após esta é que uso a predefinição. Para cada tipo de página podes colocar ou não os cabeçalhos ou rodapés, com tipos de números de página também diferentes (romanos para o índice e árabes para contar as páginas).

  7. Drived says:

    Excelente. Suponho que esta é também a forma de configurar como os números de página irão aparecer (por exemplo, interromper numeração numa dada página, retomando-a normalmente numa página depois). Bom tutorial, venham mais. 😉

  8. Noémio Dória says:

    Muito bom! Dá sempre jeito saber estas coisas 😉

  9. magool says:

    Obrigado por estes excelentes guias!

    Apenas uma dica: porque não fazem um screencast? Não resultaria num documento tão longo e quem quisesse adicionava aos favoritos! 😉

    É apenas uma sugestão.

    Cmpts

  10. Carlos Bico says:

    Boa Dica esta, também não sabia.

    Agora precisava da vossa ajuda mas no Word 2007. Como inserir uma imagem directamente do scanner?? No 2003 tinha essa opção de inserir do scanner, agora no 2007 essa função não existe.

    Para inserir uma imagem sem gravar num ficheiro, tenho que abrir o paint ou outro programa, digitalizo, corto o que quero e copio depois para o word.

    Porque é que não mantiveram esta opcção no 2007. Se ela existe deve estar super escondida, porque eu já fucei o word todo e nada….

    Alguêm ajuda….

    Obrigado

    • Pedro Pinto says:

      Aqui vai:

      Para inserir uma imagem a partir de um scanner num documento do Word 2007, siga estes passos:

      – Inicie o Word 2007.
      – No separador Inserir, clique em ClipArt.
      – No painel ClipArt, clique em Organizar clips.
      – No menu Ficheiro, aponte para Adicionar Clips ao Organizer e, em seguida, clique em Do Scanner ou da Câmara.
      – Seleccione a imagem, clique em Adicionar e, em seguida, feche o Microsoft Clip Organizer.

  11. Alberto says:

    Boa dica!
    Fazia isso mas não tinha resultado, pois esquecia de tirar a opção “ligar ao anterior” :S
    Obrigado e continuem com essas dicas.

  12. Nina says:

    Ok…mas não funciona com documento acima de 2 páginas.
    Como faz?

  13. Rodrigo says:

    Baita dica cara, eu não sabia que dava pra fazer e peguei um arquivo cheio de paginas, cada uma com cabeçalho diferente da outra… com sua dica vai dar pra fazer… obrigado mesmo!!! Abraço

  14. Leonardo Jesus says:

    Boa noite,
    eu estou a escrever uma tese e tentei seguir os vossos conselhos mas acontece que desformatou todo o meu trabalho. Após fazer o que vocês sugeriram, eu tenho capítulo 1 a começar a começar com o número 1 e o capítulo 2 também começa com número 1 (já para não falar das páginas em branco). Por isso, será que não existe outra forma de editar os cabeçalhos para diferentes capítulos ou, como eu penso, o OFFICE não passa de um programa tão bom que falha nestes pequenos detalhes?

  15. boss says:

    ridiculo

    impossivel fazer pois as quebras de pagina não funcionam
    no entanto daria muito jeito

  16. Cah says:

    Oi, esse processo eu ja conhecia, mas tem um problema, ao inserir a quebra de pagina eu destruo o Indice! Alguma sugestão???

  17. adriano says:

    nao estou conseguindo fazer isso 😮

  18. Ricardo says:

    Excelente tópico! Ajudou no meu trabalho! Obrigado!

  19. Cosme says:

    ok, valeu foi muito fácil de o fazer.

  20. Bruno says:

    Resolveu…otimo!

  21. Bruno Pereira says:

    Boa noite,

    Necessito de ajuda no seguinte, na minha tese, nos cabeçalhos, de cada capítulo, temos de ter (exceto na 1ª página ímpar do capítulo, onde se apresenta o início de cada capítulo), cabeçalho diferente na página par e ímpar (até aqui simples, basta ligar o piscozinho existente para o efetio), mas depois, o cabeçalho da página par, deve ter “Capítulo X” ao lado esquerdo, o cabeçalho da página ímpar, deve ter “Nome do Capítulo” ao lado direito.

    É possível fazer isto de forma automática, para não existir erro de ao acrescentar folhas os cabeçalhos desformatarem todos (se for feito à mão acontece isso).

  22. Natália Vale says:

    Resulta num documento único. Mas quando temos um romance, com capítulos/autores/titulos diferentes não consegui, mesmo sem o link ao capitulo anterior.
    Alguém tem uma dica?
    Obrigada

  23. Jardison says:

    como faço para duplicar uma página pronta no Word?

  24. Ricardo says:

    Logo após a criação da nova Secção, o tutorial indica que se deve “desligar a opção Link to Previous” pamo fara o novo cabeçalho… Como fazer isso ?

  25. Ricardo says:

    “desligar a opção Link to Previous” para o novo cabeçalho (corrigindo).
    Descobri como fazer !! Selecionar com um duplo-click o cabeçalho da Secção desejada, no Menu “Ferramenta de Cabeçalho” clicar em “Design” e desmarcar a opção “Vincular ao Antrior”.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.