Portugal é dos melhores países do mundo na área da cibersegurança
A ciberSegurança tem sido uma das áreas onde mais se tem investido. O objetivo é estarmos mais seguros no ciberespaço. Enquanto país, Portugal tem dado passos muito importantes nesta área. Afinal, em que posição do "ranking" está o nosso país?
Já está disponível o Global Cybersecurity Index (GCI), é uma iniciativa desenvolvida pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), uma agência da ONU. O principal objetivo é medir o comprometimento dos países com a segurança cibernética em cinco áreas principais:
- Medidas legais: Avaliação das leis e regulamentos nacionais que abordam crimes cibernéticos, proteção de dados e privacidade.
- Medidas técnicas: Implementação de soluções técnicas, como equipas de resposta a incidentes cibernéticos (CERTs), normas de segurança e mecanismos de proteção.
- Medidas organizacionais: Estrutura institucional para coordenar e implementar políticas de segurança cibernética, como estratégias nacionais.
- Desenvolvimento de capacidades: Programas de formação, consciencialização e apoio para fortalecer as habilidades e conhecimentos na área de cibersegurança.
- Cooperação internacional: Participação em acordos internacionais e colaboração entre países para enfrentar ameaças cibernéticas.
O GCI classifica os países com base nesses critérios, promovendo a consciencialização global sobre a importância da cibersegurança e incentivando as nações a adotar boas práticas para proteger as suas infraestruturas digitais e dados.
Portugal está no 4.º lugar do ranking mundial
De acordo com o último GCI, Portugal está no Tier 1, junto a países que obtiveram pontuação entre os 95 e 100. Segundo o documento, Portugal alcançou os 99,86 pontos, ou seja, está entre os melhores do mundo.
Portugal está atualmente no 4.º lugar do ranking mundial, com a mesma pontuação de Singapura e EUA. Em 2020, o nosso país apenas conseguiu uma pontuação de 97,32.
Numa análise mais detalhada percebe-se que o nosso país está muito próximo de ter a pontuação máxima. Há áreas que têm evoluído significativamente e há outras com potencial de crescimento.
Tais números mostram bem o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Gabinete Nacional de Segurança/Centro Nacional de Cibersegurança.
Segundo uma publicação do CNCS, esta avaliação demonstra o esforço desenvolvido, em Portugal, na área da cibersegurança, só possível com um forte empenho e trabalho colaborativo interinstitucional, que permite fazer face à evolução do quadro de ameaças e à necessidade de constante adaptação e de respostas eficazes às vulnerabilidades trazidas pelas novas tecnologias. O Global Cybersecurity Index é um relatório desenvolvido pela União Internacional das Telecomunicações, uma agência da ONU especializada nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), que identifica os esforços e o compromisso dos países com a cibersegurança, nomeadamente na implementação de medidas e políticas públicas, no âmbito da segurança do ciberespaço.
Portugal tem os melhores fadistas do mundo. Fora isso, esqueçam. É de longe o país mais rasca da Europa ocidental, basta ver os salários.
Subscrevo. Só acrescento que fadistas temos apenas 2: Camané e Carminho.
Gosto mais da Cuca Roseta…
+1
“Me engana que eu gosto”
lol
Bom, muito bom. É continuar.
Ahahah. Estas conclusões. São uma paródia. Continuem, há que alegrar o povo num momento de tristeza.
Pronto..mais uma historia da carochinha. Comparado com quem? Burkina faso?
Para além de ser falso, eu diria que agora conseguiram destacar pt como alvo preferencial. Well done
Quando são os próprios Portugueses a acharem-se inferiores aos outros está tudo dito.
Sempre fomos um pequeno grande País, sempre fizemos muito com muito pouco e continuaremos a fazer, só os outros é que são bons e nós não prestamos, mentalidade pequenina, enfim….
Percebo o que quer dizer, mas neste caso está demasiado nas mãos da N.ª Sr.ª de Fátima. Acredite
No geral, já fomos esse País que você relata no seu comentário.
PM, esse grande pequeno país de outrora não existe mais.
Nesses tempos havia homens, vontade e líderes capazes.
Hoje não tem homens, não existe vontade e líderes então o último de jeito que por cá esteve foi o Marquês de Pombal.
É sempre a descer, rumo ao terceiro mundo.
Acho que o 1º de Abril já passou!! Se as pessoas tivessem o mínimo de formação informática muitos destes malware não entravam nos PCs de casa e do trabalho
É como dizerem que somos temos o melhor futebol do mundo só por causa do Ronaldo
!somos
O problema é que em Portugal usa se muito software pago, lá fora usa se opensource.
É verdade somos os melhores temos o pastel de Belém e o Ronaldo…
Grande LOL!
Portugal usa software datado.
é o quê? epa…esqueçe…é mas é dos piores…enfim…