PplWare Mobile

GNS3 v0.8.6 – O mundo real das redes no seu PC


Autor: Pedro Pinto


  1. Nef says:

    Boas,

    Parece ser um optima ferramenta de redes! Outro bom simulador é o Packet Tracer.

    Cump.

    • Pedro Pinto says:

      Sim, também uso e abuso desse…mas esse é “legalmente restrito” as Academias Cisco

    • João Silva says:

      o packet tracer é bom para coisas simples, mas quando começamos a pôr protocolos mais complicados ou avançados o mesmo já não suporta ou suporta mal.
      HRSP em VLANs, NAT para load balance, MPLS, BGPv6, etc etc o packet tracer já não come.

      para não falar que quando começas a ter um numero considerável de routers com algumas configurações o PT começa a crashar como se não houvesse amanhã.

      o GNS é melhor no sentido em que estás a correr mesmo um “router verdadeiro”. tem o defeito de precisares de RAM e CPU para virtualizar cada router.

      • Pedro Pinto says:

        Pois é…eu ando a “mexer” numa ASA…com o Packet Tracer nao me safo 🙂

      • lmx says:

        pois é bem verdade…

        O packet tracer é muito limitado…

        Mas o GNS3 também o é no que toca a protocolos de routing…

        Não conseguimos utilizar muitas coisas que são tidas como básicas num router mais fraco, e temos que utilizar uma imagem de um asa, ou coisa que o valha, para protocolos de routing, etc…

        Há ja uns anos que não mexo nisso, mas essa era a principal limitação na altura…ter que recorrer a um canhão, para matar um mosquito…

        No entanto como cenario de teste, parece-me ser o melhor…

        cmps

        • Pedro Duarte says:

          O GNS3 suporta tantos protocolos quanto a imagem que carregar. Se for uma advIPenterprise pode contar com tudo desde OSPF até MPLS + BGP.

          Actualmente é perfeito… experimente

  2. Duarte Nogueira says:

    Usei na universidade. Na altura, era o único software decente para Macintosh.

  3. Pedro Duarte says:

    O GNS 3 é simplesmente o melhor simulador de redes que existe.

    Acutalmente suporta emulação de CISCO (routers, firewalls, etc) JunOS, ligação a LINUX, VirtualBOx, etc ,etc. É possivel interligar ao exterior via fastehertnet/wi-fi e tem ligação ao wireshark.

    Tirei CCNP só a utilizar o GNS3.

    Esta a acabar a campanha de crowdfunding (que atingiu 300% do financimento pedido nas 3 primeiras horas) e na versão 1.0 vai suportar SWITCHING (hello CCIE :)))) )

    • João says:

      Uso o GNS3 há uns anitos e tem vindo a ser grande ajuda mas a verdadeira grande limitação do emulador é mesmo o facto de não suportar switching, não estava a par dessa actualização para a 1.0 que irá finalmente resolver esse problema. Deixaremos de ter necessidade de ter uns tantos switches ligados ao PC para interligar ao GNS3 o que também ajuda a criar Labs com mais switches. 😀

  4. NMC says:

    Parece-me grande aplicação.. vou experimentar.
    Já agora, alguém sabe de exercícios ou tutoriais?
    pplware que tal alguns tutoriais para o ppl noob como eu?

  5. Pedro says:

    Sem dúvida que é o melhor software de emulação que existe. Falta de facto o suporte para switches (muito complicado por terem de se emular asics) e suporte para as novas versões do cisco ios xe e ios xr, substancialmente diferentes do ios.

    • Pedro Duarte says:

      A versão 1.0 que sairá no inicio de 2014 já vai suportar SWITCHING entre outras coisas…

      • Pedro says:

        Sem dúvida que é uma mais-valia. No próprio site indica que nem todas as funcionalidades de swithching serão incluídas (imagino que por ex. das private-vlans e afins, que nem todos os cisco suportam).
        Penso mesmo é que o facto dos novos IOS não serem suportados será o mais penalizante. A maioria das certificações cisco caminha para o uso do novo IOS. Penso que um dos sucessos da Cisco é a quantidade de informação na net e poder experimentar-se com algumas ferramentas com facilidade (além da qualidade de alguns dos seus produtos). Tornar o acesso à informação mais restito pode prejudicá-los, tanto que há outras marcas muito boas que lhe fazem cada vez mais concorrência.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.