PplWare Mobile

Dokuwiki – Porque continuamos a construir sites?

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Morbus says:

    A grande razão para se continuar a investir em webdesign e afins: para não haverem tantos sites de merda como tantos blogs que por aí andam e os sites do myspace… Não falo do conteúdo, falo do design. A maior parte desses sites são tão NÃO usáveis que eu nem os visito. Então há páginas do myspace que um gajo nem sabe onde esta 😡

    —–
    http://nocontinues.net/ – Os jogos que interessam

  2. m00nbl00d says:

    @ Morbus

    Tens razao.

    Contudo, nem sempre o “bonito” e interessante. E, por vezes, o “feio”, ate e interessante. So que, pelo facto de ser “feio”, ninguem quer ver. Ficariam, era, espantados com o seu conteudo.

    Quantas e quantas vezez ja nao visitei x ou y sitio da Internet, em pesquisas, que ate tinham um bom desenho, mas, no que dizia respeito ao conteudo, deixava muito a desejar. Mas, la esta, a uma primeira reacçao, o que interessa e a “beleza”.

  3. aospapéis says:

    O problema com os wikis é a sintaxe. Na minha empresa temos uma coisa destas instalada que, supostamente, serve para registarmos as “ratices” que temos de fazer no código “open source”. Mas a sintaxe é chata e dá muito trabalho manter as coisas com um aspecto minimamente agradável.

    Arranjem um editor visual para os wikis e a sua utilização certamente crescerá.

    http://aospapeis.blogspot.com

    • farelos says:

      Concordo plenamente com essa afirmação, estou a começar a dar os primeiros passos nas wiki. Experimentei o Dokuwiki, e sinceramente deixa muito a desejar em termos de usabilidade. Simples tarefas as vezes tornam-se complicadas.
      Como há muito caminho a percorrer no que diz respeito às wikis, espero que trabalhem nesse sentido.

  4. DGuerreiro says:

    Concordo com os 2, mas verdade seja dita, o que chama as pessoas a verem muita das x o site, é mesmo a atracão visual.

    Imaginem lá um pplware escuro, descentrado entre outras coisas, claro que não era tão apelativo…. mesmo tendo um bom conteúdo.

  5. Você pode montar um portal com WordPress como blogger, escolher o “Dokuwiki” ou o “MediaWiki” da Wikipedia como Wikki,
    e entre mais de 600 outros módulos (pelo que eu contei) e mais de 3.000 interfaces. Tudo isso com o XOOPS Cube Legacy: tecnologia japonesa, open source.

    Demo:
    http://cubeshow.co.cc/

    Download do XOOPS Cube:
    http://xoopscube.svn.sourceforge.net/viewvc/xoopscube/Package_Legacy/trunk.tar.gz?view=tar

    Download do WordPressME para XOOPS Cube Legacy:
    http://www.toemon.com/modules/wfdownloads/singlefile.php?lid=184

    Demo do WordPress no XOOPS Cube:
    http://www.toemon.com/modules/xpress/

    Site com demonstração de 1186 temas disponíveis (infelizmente esses todos ainda são da antiga versão do xoops)
    http://theme.xoofoo.org/

    XOOPS Brasil:
    http://xoopscube.com.br/

  6. bigkaiser says:

    Post de grande interesse.
    As wikis são realmente muito úteis. Prova disso é que recentemente adoptei a Dokuwiki para construir a página de apoio à minha dissertação de mestrado!

  7. Pedro Pinto says:

    @aospapeis
    Tens toda a razão. Eu ja andei a procura dessa ferramenta e ainda não encontrei.

    Quantos aos restantes comentários, também concordo. No entanto eu no artigo queria-me referir as boas plataformas que temos, como por exemplo o nosso wordpress, Joomla,etc..
    Ontem alguem dizia no twitter:
    “…Mas quem é que desenha estes sites no ano 2009? http://www.dgrhe.min-edu.pt … Será que não há alguém com bom gosto?…”

  8. Pedro Pinto says:

    @bigkaiser
    Também ja criei uma para a minha 🙂 ..E que jeito dá !!!!

  9. bigkaiser says:

    Também concordo que as wikis em termos de aspecto gráfico possam deixar um pouco a desejar, mas também acho que o seu principal propósito não é esse. Penso que as wikis são destinadas a outros propósitos, como centro de trabalho colaborativo, repositõrio de documentos, etc… para este tipo de coisas cumpre e muito bem a função.
    Claro que para aspecto gráfico existem muitas outras opções bem melhores.
    Concordam ou não comigo?

  10. rsl says:

    @ bigkaiser e Pedro Pinto

    Boas,
    Também ando a realizar uma dissertação de mestrado mas não percebi a utilidade que isto pode oferecer.
    Gostariam que aprofundassem mais a ideia, se faz favor.
    Quem sabe também crio uma para a minha! 🙂
    Obrigado!

  11. @Pedro Pinto

    Se eu entendi bem…

    http://www.dokuwiki.org/plugin:wysiwyg

    Não é isto que procuras?

  12. aospapéis says:

    O problema do bom gosto nos sites tem a ver com vários aspectos, sendo os principais a sensibilidade para a beleza e o dinheiro.

    É preciso compreender que a embalagem conta. Infelizmente, esta percepção parece ser monopólio das mulheres e dos produtos gourmet. E todos sabemos como pagamos por isso. 🙂

    Depois, fazer coisas bonitas custa dinheiro e quando os sites são sobretudo “funcionais” e não tanto promocionais, imediatamente, quem está por cima diz “não vale a pena gastar dinheiro”.

    Falou-se aqui em Joomla. Ora aí está um bom exemplo de uma ferramenta “open source” que também funciona em Windows…

    http://aospapeis.blogspot.com

  13. bigkaiser says:

    @rsl

    Eu optei por utilizar uma wiki para a minha dissertação de mestrado, porque permite uma edição fácil e rápida das várias páginas que pretendo que constem dela…sem ser preciso ter que andar a fazer edição de ficheiros e depois o seu upload, já que tenho a página alojada no servidor da faculdade.
    Um outro aspecto que me levou a optar por wiki e mais concretamente a Dokuwiki, foi o facto de esta não necessitar de base-de-dados, já que não tinha facilidade em ter uma constantemente à disposição.
    Existiam outras opções que gostava de experimentar, como o Joomla ou Drupal, mas dadas as circunstâncias, a wiki foi mesmo a melhor opção.

  14. Pedro Pinto says:

    @rsl
    Deixa ver se te consigo converter 🙂
    Um pequeno exemplo…ja alguma vez te aconteceu teres algo a funcionar, e andas-te 1 semana a procura da solução que apenas uma comandito??? mas passado uma serie de tempo voltas a ter o mesmo problema mas ja não te lembras de novo como fizeste… Ou viste um documento interessante num sitio e passado algum tempo ja não sabes onde foi?
    Vantagem: A wiki é fácil de editar !!! WYSIWYG

  15. Nuno Amaral says:

    O problema muitas vezes é que encontramos sites muito iguais. Porquê? porque usam templates. É a desvantagem de usarmos ferramentas online.

    Agora se usarmos WordPress, Joomla ou outro CMS e criarmos de raiz um template de raíz, aí fica um trabalho em condições.

    —-
    www,cidadeviseu.com

  16. bigkaiser says:

    Pois, lá está … a finalidade das wiki não é mesmo proporcionar um grande aspecto visual nem originalidade ao site. É como já disse permitir facilidade de edição e um bom suporte para upload e repositório de documentos.
    Também não quero dizer que um CMS não permita isso, mas a verdade é que nunca experimentei trabalhar com um.

  17. JPP says:

    Pois é? Porque Continuamos?

    Eu conheço uma ferramenta muito boa que já foi aqui falada várias vezes e chama-se WordPress e é com ela que costruo os meus sites.

    Mesmo o pessoal da pplware a utiliza para a publicação deste.

    Qualquer coisa que precisemos de fazer, basta procurar um plugin e colocar um Widget a funcionar. Maravilha. 🙂

  18. BESTCINE says:

    Muito bom post… Parabéns!!!

    Abraço,

    ———-

    http://www.best-cine.com/

  19. (obrigatório) says:

    Só não constrói websites quem está num espírito da “lei do mínimo esforço” ou não percebo nada do assunto.
    Já várias pessoas apresentaram aqui diversos factores que são a favor da “construção de raiz”, outras, como o post apresenta propostas em prol do “já está tudo feito”.
    Mas há espaço para todas as opiniões, vontades e é disto que se vive da liberdade de opção.
    Eu pessoalmente prefiro construir websites de raiz quer em termos programáticos, quer em termos de layout. Mas também utilizo a ferramenta blogspot para outros fins porque não há nenhuma necessidade em ser website…

  20. Barbara says:

    Tenho um portal para construir, e ando às voltas com o joomla e o drupal para a criação do mesmo, no entanto não sei se é por ter conhecimentos de wedDesign, mas parece-me que falta sempre qualquer coisa… Fiz varias tentativas, instalei templates, plugins testei conteudo…. mas…

    ontem desisti, e decidi criar o portal de raiz. Desenhar eu o layout (não encontrei nenhum template que gostasse que fosse gratuito) e fazer o desenvolvimento em PHP e MYSQL…

  21. Hélio Félix says:

    E construir web site ou loja de comério electrónico a partir de uma plataforma com a papinha feita. Em que podem partir de um template base pronto a funcionar e o podem alterar ajustando cores, tamanhos fundos… e isto sem aceder a qualquer html ou css ou outra linguagem de codificação/programação, também pode ser bom, e costuma-se pagar. Consegue-se que um designer construa o seu design directamente no site.

    A empresa que comercializa a plataforma é http://www.epages.de/en.
    Quem já vende em Portugal é http://www.amen.pt http://www.arsys.pt e http://www.lojas-na.net
    Quem oferece serviços e formação é http://www.lojas-na.net

    E claro, é pago.

    Conseguem encontrar exemplos – http://bit.ly/2pwE1q – de design desenvolvido na mesma plataforma e com designs personalizados, com usabilidade e até conseguimos ver onde estamos a nível de navegação.

  22. rsl says:

    @ bigkaiser e Pedro Pinto
    Eu ainda não percebi bem, talvez por nao conhecer e entender bem o conceito wiki, de que forma uma wiki pode ajudar no desenvolvimento de dissertação de mestrado. Será pela troca de opiniões que outras pessoas poderão expressar? Não sei se consegui explicar bem a minha dúvida.
    Desde já obrigado pelo disponibilidade.
    Abraço

  23. Rascunho says:

    mesmo com wordpress e joomla é sempre preciso o toque do webdesigner…

    e esperemos q assim continue, para n ficar sem emprego!!

    http://www.jogosecharadas.com

  24. Manuelito says:

    Já instalei para testes na minha intranet. Mas devo ter feito qualquer coisa de mal pois agora só consigo aceder no próprio servidor (IIS). A partir dos outros computadores não consigo aceder…!!!
    Alguém me dá uma dica de onde poderá estar o erro? Permissões, certamente!!!
    Abraço

  25. bigkaiser says:

    @rsl
    A wiki não é para ajudar o desenvolvimento da dissertação, mas sim para manter os interessados a par do que se anda a passar. Coloco lá o planeamento de trabalho, as indicações do que foi desenvolvido em determinado período de tempo, documentos redigidos, etc…
    Cá na faculdade é um dos pontos de apreciação na dissertação.
    Espero que agora tenhas ficado esclarecido, mas nada melhor que instalares e testares por ti próprio para veres…não é nada difícil e a ajuda está toda aí no post do Pedro Pinto.

  26. Indaleto says:

    @Pedro Pinto

    O plugin http://www.dokuwiki.org/plugin:wysiwyg parece que não funciona com a instalação do php sobre o IIS. Alguém tem este problema?

  27. Rui says:

    Boa tarde,

    Como programador web, não poderia de dar o meu contributo. Realmente para quê, fazer uma coisa “nova” quando existe tanta coisa por aí já a funcionar? Talvez por existirem palavras no dicionário que me impulsionam, tais como , Inovação, desenvolvimento, aperfeiçoamento, descoberta, aprendizagem, sei lá…devem existir muitos mais motivos por aí espalhados que me escapam.

    Tento implementar em cada novo site, algo de novo que no anterior, desconhecia, ou que não tinha sentido ser aplicado. Existem clientes que “comem” o que lhes é apresentado, mas há muitos clientes exigentes que querem cada vez mais, tem noção do mundo web e das suas exigências.

    Os que utilizam modelos, ou não sabem, ou não querem ter trabalho, ou acham que o futuro está em usufruir unicamente daquilo que alguém criou. Bom aos que assim pensam, um conselho, tentem adoptar um filho já crescido de outro casal… Assim não tem de criar o vosso de raiz…que da muito gozo, acreditem. Não tenho filhos mas já tenho um no projecto..ehehe

  28. Manuelito says:

    @Rui
    Não deixo de estar de acordo contigo, acho que tens toda a razão quando referes a inovação, desenvolvimento, aperfeiçoamento, descoberta, aprendizagem e o prazer que dá fazer algo de raíz, sem ter por base modelos.
    Para quem tem os conhecimentos necessários, como certamente tú tens, isso será mesmo o ideal, o pior é que, há muita gente que, como eu, não tem os conhecimentos técnicos necessários para fazer um web site de raíz, com as funcionalidades que qualquer wiki trás, daí que estas soluções são uma verdadeira mais valia.
    Se fosse possível, talvez não fosse descabida a ideia de um grupo de programadores e web designers que frequentam o pplware e o forum, criarem uma solução totalmente “Made in Português” de uso gratuito.
    Se houver capacidade de produção (e acho que há de sobra), capacidade de divulgação (o site do pplware) e um grupo enorme de “consumidores” (muitos dos que frequentamos este site) ávidos de coisas novas e verdadeiramente originais e inovadoras, estou certo que o projecto seria um sucesso.
    Fica a ideia…
    Abraço

  29. Ok, pelo menos nenhum dos que escreveram comentários entendeu o que eu disse. Vou repetir: essa coisa de “scripts competindo um com o outro” é algo obsoleto. É possível ter os melhores scripts trabalhando em conjunto, formando um sistema, que no caso, chamamos de Portal Web. XOOPS Cube é isso. Você pode ter o WordPress, MediaWikki, Dokuwiki, tudo instalado no mesmo tempo em compartilhando o mesmo tema, os mesmos utilizadores, etc….. De novo: http://cubeshow.co.cc/ ; http://www.toemon.com/modules/xpress/ ; http://www.toemon.com/modules/xpwiki/

    ***EOF***

  30. @Manuelito: querer fazer algo sem ter nada como base é, antes de tudo, um misto de loucura e burrice. Tem gente que ainda acha lindo “Criar!” usando um Vim do Linux ou um MS Bloco de Notas. Outros preferem criar seus próprios Blocos de notas, seus próprios editores. Outros, Mais burros ou doidos ainda, preferem criar uma linguagem programação para só depois criar o bloco de notas para depois criar a tal página HTML.

    Claro, isso foi um exemplo. Mas deu para ilustrar o meu meu ponto de vista nonsense…

    OBS: não troco o meu ultraedit por nada. 😉

  31. Nuno Amaral says:

    @Barbara, podes usar o Joomla e criar um template de raíz.
    Basta teres conhecimento de html e css e fazes um layout. Depois é só acresentares os módulos nas posições.

    —-
    http://www.cidadeviseu.com

  32. bigkaiser says:

    @Rui
    Em parte também concordo contigo…é muito bom criarmos algo de raiz. Já fiz alguns websites desde o início, essencialmente para trabalhos académicos e digo que me deram muito gozo!
    No entanto, e voltando ao exemplo que dei da página de apoio à minha dissertação, bem como outras muitas aplicações (porque estas são infinitas), não faz sentido estar a ter esse trabalho e uma wiki, onde já vem tudo prontinho a funcionar é mesmo uma boa opção.
    Não generalizem, porque cada caso é um caso e como tal, cada um pode umas ter soluções melhores que outras.

  33. Manuelito says:

    @Mikhail Miguel
    Se calhar expliquei-me mal, não é bem criar tudo de raiz …se calhar demoraria anos e quando a solução estivesse pronta já estava obsoleta 🙂
    Agora fazer a adaptação de uma solução open source e acrescentar-lhe um ou outro toque inovador isso já não me parece tão descabido, embora admita que no meio de tanta oferta é capaz de ser difícil.

  34. Artigos relacionados aqui no Pplware
    – Quero uma Wiki em 60 segundos – https://pplware.sapo.pt/2009/01/14/quero-uma-wiki-em-60-segundos/
    – Como “montar” uma WIKI – DOKUWIKI – https://pplware.sapo.pt/2008/09/30/como-montar-uma-wiki-dokuwiki/

    Os sites em wiki são sistemas para produção de conteúdos rápidos e organizados sem ter necessidade de se preocupar com gestão do site. A edição é feita na página directamente e permite a gravação de versões dos artigos e sua comparações.
    Para trabalhos colaborativos (incluindo trabalhos de grupo em escola) ou para simples sites de conteúdos são uma boa solução.
    Se não percebem o que se está a falar podem criar um wiki online gratuito com uma das plataformas disponíveis (com edição em modo gráfico):
    – Wetpaint: http://www.wetpaint.com/
    o melhor e mais simples, permite gadgets, tendo um menu dinâmico (algo não wiki mas que o torna ainda mais perfeito!)

    – Wikispaces – http://www.wikispaces.com/ .. mais purista em relação ao conceito wiki mas não tão elástico.
    Nota: o wikispaces permite idiomas, o português está meio traduzido e a precisar de quem o complete!

    Estes sistemas permitem a disponibilização de fóruns, comentários, armazenamento de ficheiros para download, integração de serviços web externos, etc.

    Exemplos de wikis que criei para temas específicos:
    http://bibliotecasalgarve.wetpaint.com
    http://livrodigital.wetpaint.com
    http://belex.wetpaint.com
    http://joomlapt.wetpaint.com

    Comparação de motores de wikis
    http://www.wikimatrix.org/
    http://www.wikimatrix.org/compare/PBwiki+Wetpaint+Wikispaces

    * Wetpaint: http://www.wetpaint.net
    * Wikispaces: http://www.wikispaces.com
    * PBwiki: http://www.pbwiki.com

    Nota: O Google sites está a ficar parecido com os sistemas wiki gráficos
    http://www.google.com/sites

    PS: um sistema para identificação de artigos relacionados (tags ou algo mais efectivo) seria uma funcionalidade muito útil aqui no PPlware!

  35. aospapéis: testa as soluções que indiquewi antes pçois possuem editores gráficos
    No wetpaint até podes copiar e colar do word que o código fica limpinho!

    bigkaiser e outros:
    Grafismo ou conteúdo: soluções online são menos elegantes pois estamos mais limitados na configuração. Mas se instalarem em servidor um wiki é aquilo que tiverem capacidade para criarem!
    Nos meus wikis faço o que quero (mesmo nos online) … e o que acho que os leitores precisam!!

    Pedro Pinto:
    Há sites que se forem bonitos atrapalham os seus utilizadores.
    Por vezes é uma realidade, outras são mesmo os autores que nada percebem dos seus utilizadores!

    Para quem quer ter conteúdos acessíveis online e anda sempre de um lado para o outro… um wiki é muito bom. E se não querem ter o trabalho de arrumar tudo para os visitantes.. podem ter o wiki privado… é o que eu tenho num dos casoa servindo como meu bloco de notas online!!
    Encontro coisas, copio e colo no wiki… mais tarde posso reeditar e acrescentar algo… e a coisa vai correndo. Mudo de máquina e o mundo vai comigo!

  36. Gota says:

    Porque continuam as grandes empresas a pagar balúrdios por sites feitos por webmasters, programadores, webdesigners etc? Vamos fazer “sites” todos iguais uns aos outros… Porque pagamos a médicos se temos enfermeiros?

  37. Gota says:

    PS: Experimentem fazer isto com os wiki’s…. LOL

    http://www.jonathanyuen.com/main.html

  38. Blizard says:

    O design… não trás usabilidade…
    Até porque normalmente não trás…

    http://truquestelemoveis.blogspot.com/

  39. Gota says:

    Blizard, nenhum site que queira realmente vender produtos ou a imagem vai preferir um site com grande usabilidade versus design… vai ver o site da sonyericson, coca-cola, bmw, etc… O segredo é saber misturar o máximo de design com o máximo de usabilidade… Por isso é que há quem estude esses assuntos durante anos à espera de se tornar um webmaster ou webdesigner…

  40. Daniel Pontes says:

    Acho o título do post tremendamente infeliz… as pessoas já pouco valorizam o trabalho dos webdesigners…então assim…

  41. bigkaiser says:

    @Paulo Izidoro
    É só para esclarecer que eu nunca falei em soluções de wikis online…sempre me referi a instalações em servidor, como aliás tenho a minha e aí claro que sim, dá para fazermos o que quisermos delas, ainda por cima com uma opção open-source como é a Dokuwiki.

    Agora um pouco à margem disto, DESIGN não é só aspecto gráfico, mas também, e quase arriscaria dizer principalmente, USABILIDADE! Podem perguntar a qualquer Designer sério.

    E para acabar acho que deviam deixar de comparar as wikis com sites, ditos comerciais e/ou tradicionais, onde claro que o aspecto é muito importante. As wikis servem um propósito bastante distinto, como é o trabalho colaborativo, só para dar um exemplo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.