Quantcast
PplWare Mobile

Esta é a técnica que Elon Musk usa para saber quem mente nas entrevistas de emprego

                                    
                                

Fonte: Autobild

Autor: Marisa Pinto


  1. miguel says:

    “Quem mente, normalmente fala menos”

    Existe estudos que provam o contrário.

  2. Luis says:

    É ele que faz as entrevistas? não tem equipa RH ?

    • Namek says:

      Depende do que se está a contratar…. acredito que determinados cargos, ele tem 99% de voto na matéria da escolha final, mesmo que os RH indiquem outro candidato/perfil….

    • Manuel da Costa says:

      Ele é que faz as escolhas dos líderes dos departamentos. Nesses casos, já tem uma ficha, realizada por 50 a 8000 pessoas, para ir falando com os candidatos. Assim, é fácil apanhar alguém que tente vangloriar o que não deve.

  3. Jorge says:

    «…falar muito é símbolo da inocência»
    Uma pena não de aplicar aos demagogos dos nossos políticos…. era só inocentes.

    Mas como diz a “sabedoria popular”: uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa.

  4. Miguel Nóbrega says:

    O problema das empresas são os RH..

    • Namek says:

      Não são os RH, são maus colaboradores dos RH… existe uma grande diferença.
      Tal como CEO, TI, DAF, Logistica…. o problema são as pessoas e nunca os departamentos.

  5. Ze says:

    A carne ta bem moida? É preciso para encher mais chouriços

  6. Euéquesei says:

    Aqui na Tugalândia a pergunta certa é… É militante do PS?
    Sim? Está aprovado, mesmo que seja burro que nem uma porta.
    Não? Ah e tal depois telefonamos….

    • QuemSabeSouEu says:

      Reformulando….
      Não? Ah ok, continua burro que nem uma porta…

      Esta retorica serve para os dois lados

    • Manuel da Costa says:

      É?
      Então e os 11 jovens (até aos 25 anos) que Passos Coelho nomeou líderes regionais da segurança social, alguns com 56 anos de diuturnidades? 8 nem 3 meses conseguiram aguentar, outro exigiu 723 milhões de euros, devido as diuturnidades, para ser dispensado (tribunal lixou-o e não levou nada), um demitiu-se por ir trabalhar para a Holanda e um desapareceu, enviando a carta de demissão com a data de entrada ao serviço, 6 meses depois.

  7. Sigma Conglulativo says:

    O próprio Elon Musk não é de falar muito…

  8. José Ramalho says:

    CEO a fazer entrevistas de emprego…

    • xtremis says:

      Deves achar que ele chegou onde chegou à espera que outros lhe façam o trabalhinho…

      Muitas entrevistas de emprego deve ele ter feito durante o percurso profissional, nas várias empresas que criou, até chegar ao ponto onde pode delegar isso noutras pessoas. Além disso, há de certeza cargos (ou pessoas) que ele faz questão de entrevistar pessoalmente.

      • Manuel da Costa says:

        Os líderes dos departamentos tem de ser entrevistados por ele… depois de passarem 73 fases com outros membros, quer seja de empresas de consultadoria ou recursos humanos. Até os funcionários das empresas, antes de subirem, tem de passar por 9 a 60 entrevistas, até que a última é com ele. Se confirmar que os relatórios tem razão, no dia seguinte a pessoa está no cargo. Se ele não gostar, tá despedido.

  9. Tuga says:

    A técnica é uma e só uma e não é no falar que está a questão mas sim no olhar da pessoa. Quem fala de forma criativa, constrói uma narrativa ou argumento apresenta um olhar diferente de quem fala com assertividade e com a certeza do que diz. É uma técnica muito simples (mas tem de ser treinada), não quer dizer que a pessoa seja mentirosa , mas já diz muito sobre o interlocutor e o que esperar do mesmo.

  10. Não Obstante says:

    Tudo depende das áreas profissionais, se há escassez ou não. As técnicas mudam como mudamos de camisa.

  11. ... says:

    Trabalhei em RH mais de 1 década, e posso comprovar que são tudo tretas.
    Não existe nenhum método eficaz para seleccionar um candidato.
    Quantos tinham um perfil como excelentes, para depois mostrarem que eram apenas incompetentes.

    • José Fonseca Amadeu says:

      É muito facil, contratos sem termo 6 meses de experiencia, chega ao 3º mês e já deu para perceber se é para ficar ou não.
      Nisso prefiro mercados como US que tens liberdade de despedimento.

    • ... says:

      Como essa incompetência em criar um nick original?
      -foi uma década perdida em RH!

    • Miguel C says:

      Os RHs são sempre os mesmos vigaristas, sempre a mentirem…
      Pelo que dá para perceber pelo que escreveu, também não são capazes de admitir os seus erros!
      Se o sr. … contrata uma pessoa com perfil “excelente” e depois descobre-se que essa pessoa é “incompetente”, então a culpa não será do sr. …? que fez um erro muito grave, em vez de contratar uma pessoa boa para o cargo decidiu contratar um “incompetente”!

      • ... says:

        Caro @Miguel C,ele é incapaz de pensar tão elaboradamente;a única coisa que consegue é,após uma disputa no passado comigo,passar a usar o nick que eu uso,esquecendo-se que a cópia é a maior lisonja!Não sabe é copiar o resto…
        -o que você disse sobre a competência dele como RH é certeira!

        Cumprimentos.

      • Manuel da Costa says:

        Depende da função… infelizmente, por cá, é muito habitual usar o currículo como base de recrutamento. Para um cargo, escolhem as pessoas com currículos académicos melhores, passando por cima das experiências profissionais. Uma licenciatura tem sido reconhecida como valendo mais de 20 anos de trabalho na mesma área. Daí que os RH escolhem só quem tem licenciatura para ir ás entrevistas. Nessas, é escolhido quem tem mais graus académicos e agrada aos entrevistadores. Quando entra ao serviço, precisa de muita formação e a arrogância aparece…

  12. José Fonseca Amadeu says:

    grande coisa que o Musk faz, não só faço isso desde que entrevisto pessoas como já me fizeram o mesmo em inumeras entrevistas, qualquer posiçao onde se pretenda de orientação a resultados é tipico esta questao.

  13. Mastermind says:

    Tudo balelas! O que Elon Musk quer saber é se fazes o mesmo trabalho que o teu colega mas por menos salário. O resto é circo e pão para a populaça se entreter.

  14. AlexX says:

    No entanto Elon é das figuras mediáticas mais fáceis de detectar quando está mentindo ou prestes a impingir uma mentira. O sorriso forçado, o desconforto que demonstra seja porque não tem onde esconder as mãos e os braços, seja porque engole as palavras e quase gagueja. Quando diz verdade é vê-lo feliz, descontraído e falando até demais. Está no grupo dos inocentes. Daria um péssimo político. “Um dos maiores erros que as pessoas geralmente cometem é o pensamento positivo (Trad de Wishful Thinking) e também sou culpado disso. Queres que algo seja verdade, mesmo que não seja verdade, então ignoras a verdade real por causa daquilo que queres que seja a verdade. Esta é uma armadilha muito difícil de evitar.” Elon Musk. Dizendo uma verdade.
    Existe outra forma de detectar uma mentira, que é para onde a pessoa dirige o olhar quando responde. Mas todas as técnicas podem ser ultrapassadas com treino, mesmo detectores de mentiras e eventualmente até soros injectados. Menos uma: a assinatura imediatamente “impressa” no campo electromagnético da pessoa mentindo. Não se vê mas sente-se.

  15. LA says:

    Estudos da treta. Normalmente quem mais fala, mente mais. E quem sabe vender o seu peixe, seja mentira, ou não, fica com o emprego. Não há nada como pôr os candidatos à experiência, durante um mês. Se sabem, têm de o provar.

  16. Sardinha Enlatada says:

    Se for so entrevista em 10 minutos digam o que disserem nao e com esse tempo que ficam a conhecer o potencial do candidato. Ja testes psicotecnicos ja ajudam um pouco a entender o perfil tracado do candidato mediante o resultado dos testes.

    • Manuel da Costa says:

      Em muito poucas profissões os testes valem alguma coisa… qualquer pessoa pode estudar para um teste e ter 100%. Quando chega a ter de provar o que sabe, sem ter tido tempo de estudar… é pior do que lhe meterem uma parede à frente.
      É por isso que 75% das pessoas são dispensadas do primeiro emprego antes dos 3 meses de trabalho…

  17. maskOn-MaskOff Kung-Fu says:

    Tem lógica quando a pessoa é apanhada de surpresa.
    Agora que já sabem já não deve funcionar assim tão bem
    ….

  18. darth says:

    gosto sempre de vir ler os comentarios a este tipo de noticias, para ver o grau de egocentrismo e ridiculo que muitos leitores aqui exibem, achando que sabem mais do que Musk (ou outra pessoa que obteve imenso sucesso e com provas). pateticos

    • Manuel da Costa says:

      Caso não saiba, a Tesla tem 1730 funcionários na área de recursos humanos. O Elon deve ter entrevistado menos de 100. Sabe fazer uma conta simples?

  19. Sujeito says:

    Ainda bem que em psicologia o standard é o oposto, que quem mente costuma falar mais, não menos.

    Esses estudos são todos descontextualizados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.