Quantcast
PplWare Mobile

SOFA – Uma alternativa ao SPSS para análise estatística

PUB

                                    
                                

Este artigo tem mais de um ano


Autor: Pedro Pinto


  1. Sousa says:

    Parece ser “user-friendly”, no entanto, não parece tão poderoso como a linguagem R. Uma boa alternativa é o gretl.

  2. Alucard says:

    Ora bem, aqui está uma boa surpresa! Há muito tempo que andava à procura de uma alternativa para o excelente GraphPad Prism, e embora este SOFA ainda não tenha muitas das suas funções, tem já uma interface intuitiva.
    Faltam claro muitos testes, não encontrei por exemplo a ANOVA bifactorial, e não gosto muito da forma como ele avalia a normalidade de uma distribuição, prefiro os testes de Komolgorov-Smirnov ou Shapiro-Wilk, mas se o desenvolvimento do programa continuar a um bom ritmo, podemos ter aqui um excelente programa.
    Claro que o R é muito mais poderoso, também o uso de vez em quando, mas o R é para quem realmente sabe e eu no R não faço grande coisa (tenho até uma cadeira na universidade só sobre o dito R à qual chumbei por isso…)
    Em suma, isto já devia estar nos repositórios do Ubuntu e demais distribuições.

  3. Raul Simplício says:

    Boas. Este programa seria absolutamente impecável para a tese que estou a fazer com testes com utilizadores e vou então precisar de fazer a análise estatística depois dos testes. Portanto, Sofa impecável para mim.

    O problema mete-se quando o instalo com as bibliotecas todas que ele pede e corre tudo bem. Mas depois tento corrê-lo e simplesmente não acontece nada. Será por estar a correr em 64bits? Mas para isso a instalar o python já teria dado erro não? Não percebo isto. Isto era o melhor que me podia aparecer e agradeço-vos pela notícia mas não consigo correr o programa de todo.

    Alguém tem alguma ideia?

    Obrigado!

    • DeeSeven says:

      Ideia não tenho, tenho é o mesmo problema 😡
      Mas estou a correr 32bits (Windows XP)

      Este programa seria útil, mas não o consigo abrir.. na instalação, tal como ao Raul, não originou qualquer erro.

  4. Vítor M. says:

    Interessante era ter esta aplicação há uns 8 anos atrás… o que eu bati com a cabeça com a versão de então do SPSS…

    Nem é bom lembrar 😀

  5. JD says:

    .. para usar algo semlhante ao SPSS open source existe o PSPP: http://www.gnu.org/software/pspp/… infelizmente, as opções de análise são ainda (tão) limitadas quanto as do Sofa… Mas para quem não puder pagar o SPSS…

    Já agora para quem estiver aflito com a estatística em SPSS pode usar este livrito (são só 900 e tal páginas): http://www.reportnumber.pt/ae
    Fiquem bem

  6. Helder says:

    Bom artigo apesar do melhor dos melhores não ser o SPSS mas sim o SAS. 🙂

  7. Miguel says:

    Boas

    A ferramenta é interessante, mas neste caso existe também ferramentas OLAP (On-line Analytical Processing), são idênticas a apresentar os dados e podemos utiliza-las também para dados estatísticos, são é um bocadinho complexas de trabalhar pois temos de utilizar linguagem MDX.
    Neste momento estou a utilizar o Pentaho e o icCube ambas open source.

  8. Berengas says:

    Aqui fica mais um utilizador que instalou o programa mais “os extras todos” e vai para correr aplicação e nada acontece.
    Temos pena…

  9. Berengas says:

    Obrigado. Irei dar uma vista de olhos ao link assim que estiver com o meu computador.

  10. BI says:

    Alguem conhece algum software que permita trabalhar com datasets enormes(CSVs com mais 2GB)?

  11. Paulo Santos says:

    Em R o RCmdr é relativamente fácil de usar.
    Podem ver em http://tratamentoestatistico.com/programar.html as instruções para a sua instalação.

    O Sofa não dava para fazer algumas coisas mais avançadas.

    Em Pentaho cheguei a trabalhar em ficheiros com 13 milhões de chamadas pelo que penso que permita pegar em ficheiros grandes com mais de 2 Gb. Faz o processamento por linha. Podes ligar a bases de dados Oracle, Informix e outras. Só a ligação a ficheiros de Access fica um pouco mais lenta.
    Existe um ponto onde conseguir trabalhar com o volume de dados é mais importante que as funções de base que se tenham.
    O Pentaho também facilita a documentação das transformações efectuadas.

    Existem alguns editores preparados para trabalhar com ficheiros com mais de 2 Gb como o winvi o que nalguns casos permite partir o ficheiro.

    • BI says:

      Desde ja agradeço a sua resposta Paulo Santos.

      No R cheguei a testar com a package “bigmemory” e “biganalytics”, mas não consegui, não sei se permite, trabalhar com algums algoritmos disponiveis no R, como por exemplo o Genetico, Apriori, etc., pois estas packages so permitem usar os algoritmos disponiveis nas mesmas.

      Alguem sabe se o Weka ou o Rapid Miner permite trabalhar com ficheros com mais de 2GB?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.