Quantcast
PplWare Mobile

Questão: qual o Sistema Operativo que mais usa atualmente no computador?

                                    
                                

Autor: Marisa Pinto


  1. Miguel says:

    O sistema que mais uso, e que muitas pessoas usam hoje em dia mais que Windows é o Android que não está nesta votação não percebo porquê.

    • Luis Henrique Santos Silva says:

      Porque consideram SO para computadores e não smartphones, embora exista como instalar android no pc, mas não conta totalmente

    • Afonso says:

      Provavelmente porque a publicação se refere a sistemas operativos de desktop/laptop 😉

    • Costa says:

      Não está? Aro que está…. Está lá Outro

    • miguelreal says:

      Android tem kernel linux.
      Afinal se pensarem bem são tudo computadores e mais potentes que os que levara astronautas a Lua.
      e que tal: TAILS para o TOR claro !!!
      E Linux é Kernel pessoal !!!perguntem ao Linus Torvalds que nunca criou o tal Sistema Operativo mas o Kernel e eu concordo com ele quando diz que existem demasiados sabores de linux.
      Como a minha Arte são Sistemas Operativos trabalho com o que tem que ser, muitos dos quais nem ouviram falar, portanto respondi Outros.
      Que sistema operativo usam as caixas ai de casa que vos ligam a Internet??? algo com Sabor Linux pois claro alem de mutios mais dispositivos pra não falar em JAVA.

  2. Samuel MG says:

    Uso o Linux Mint e não vou trocar por nenhum outro SO.

    • jonas says:

      Isso! Usei ubuntu para substituir o XP, depois aquilo correu mal ali em 2011 ou coisa assim, acho que foi o upgrade onde os gajos da canonical fizeram M*RD* com o cinnamom ou lá o que foi. Nessa altura andei depois 1 ou 2 anos com o XP novamente, mas aquilo não dava mesmo…. tive de passar para mint,… e até hoje!

    • miguelreal says:

      ai ao dia em que repares que não há absulutos !!!

    • Ruy Acquaviva says:

      Estou a usar o Linux Mint com XFCE há muitos anos e perfeitamente satisfeito com o sistema.

  3. Duarte says:

    Fora da atividade profissional: macOS
    Durante o horário de trabalho: Windows 10

  4. Jota o maior amigo says:

    Zorin Os

  5. Manel says:

    Metem o Mandriva e o Mageia (quase erradicados) à escolha mas não o Manjaro e PopOS que são só das distros mais populares? Devem viver no passado. Até me admira não terem colocado Caixa Mágica lol

  6. Perneta says:

    Marisa, sistema operativo é Linux, não é Ubuntu nem Fedora nem Debian, é Linux.

    • Keyboardcat says:

      Não. Da mesma forma que NT e Mach não são sistemas operativos.

      Linux é apenas um kernel (bastante completo porque inclui milhares de drivers). Mas para um sistema operativo precisas de muito mais. Incluindo um bootloader (como GRUB), init (como systemd), user space (binutils), C library (glibc) e muitos outros componentes para teres um sistema funcional. E já nem falo de interface gráfica como Gnome/KDE. Nenhum destes projetos pertence ao kernel Linux.

      Da mesma forma que Android é um sistema operativo, e ninguém diz que usa Linux no seu smartphone. No caso de Android nem sequer usa glibc, mas sim bionic. Que não é totalmente compatível com glibc.

      • Keyboardcat says:

        Um termo aceitável seria distribuição Linux. Ai podia incluir diversas distros num só nome.

        • Ruy Acquaviva says:

          Pela definição formal de sistema operativo, cada distribuição Linux é um sistema operativo diferente. Compartilham o mesmo Kernel mas tem interfaces gráficas e aplicativos diferentes.

  7. Tim says:

    Tanta opcao e não metem o iOS.
    Só uso iOS.

  8. Umx says:

    Ao fim do dia e feitas as contas é Android

  9. ToFerreira says:

    Porque é que a tag é Linux? 🙂

  10. O_da_Joana says:

    Esta pergunta é quase de senso comum, claro que seria MS.
    A julgar pelas tradicionais argoladas MS, e que vai continuar a ser o rei do OS, o próximo grande OS vai ser o win12, já que o 11 parece que vai ser tão tecnológico como o foi o win8 na altura 🙂

  11. VMB says:

    que coça… Agora é fazer outro para teleles embora ja se saiba: 85% / 15%…

  12. SANDOKAN 1513 says:

    Pessoalmente utilizo o Windows 10 da Microsoft,isto sem previsão de fazer o “upgrade” para o novo Windows 11,visto que este nem ainda saiu.Mas devido às restrições impostas pela Microsoft relativamente ao “upgrade” para o novo Windows 11 tenho a dizer que me parece que vou ficar no Windows 10 durante uns bons tempos,infelizmente.Como o Windows 10 tem suporte técnico até ao ano de 2025,ou seja,mais uns 4 anos,que remédio eu tenho em ficar no Windows 10.Não vou gastar neste momento mais de 600 euros por causa de um capricho(salvo seja),que é um novo sistema operativo.O dinheiro também faz falta para outras coisas mais primordiais do dia a dia.

    • SANDOKAN 1513 says:

      “Não vou gastar neste momento mais de 600 euros por causa de um capricho(salvo seja),que é um novo sistema operativo.” Queria apenas ressalvar que era no caso de vir a comprar um novo PC,era isto que eu pretendia dizer,com gastar mais de 600 euros.

  13. B@rão Vermelho says:

    Eu atualmente estou em teletrabalho e utilizo o meu Imac para me ligar a Windows, portanto utilizo os dois quase por igual 🙂

  14. Luciano says:

    falta o chromeOS

  15. Alex says:

    O sistema operativo não é linux…. Linux é a kernel….. as distribuições é que constituem o sistema operativo…..

  16. Alex says:

    Linux = Kernel que é um dos componentes que constituem um sistema operativo. No seu todo é que podemos dizer que é um S.O. Exemplos: Ubuntu, Opensuse, Manjaro, Arch….

    • Samuel MG says:

      O Linux não é só o kernel mas também existe o resto que o compõe como o interface gráfico, os drivers, o grub e as mais de 10 mil coisas que não sei o nome. Usar a wikipedia onde 80% das coisas são mentiras e é o próprio fundador que o diz é uma falta de juízo. Seguindo o teu raciocínio o MS Windows não é Windows mas sim DOS.

      • Keyboardcat says:

        Interface gráfico? GRUB? Nenhum desses componentes está incluído no kernel.

        Podes sempre dar uma olhada no código e indicar on se encontra o boot loader, ou interface gráfico: https://git.kernel.org/

        Nem sequer é possível ter uma linha de comandos, visto para isso ser preciso um terminal como bash e GNU coreutils (ou equivalente), ambos são projetos distintos.

        Não preciso de usar Wikipédia para saber isso (embora ajude). Basta ter experiência a compilar o próprio kernel e criar a própria distribuição de raiz para saber isso.

        Faz clone ao repo, e vê por ti mesmo.

        • Samuel MG says:

          Lê bem o meu comentário!! Onde é que eu digo que está incluído no Kernel?

          • Keyboardcat says:

            Dizes que Linux não é só kernel. E é aí que estás errado. Sim, é um kernel monolítico que inclui milhares de drivers (em contraste com outros como NT), mas não inclui init, bootloader ou qualquer userspace.

            Como disse, basta olhares para o código. É open source.

          • Samuel MG says:

            Mas tu sabes de onde vem o nome Linux?
            Linux = Linus+Unix
            Não tem nada a ver com o Kernel senão chamar-se ia Kernux. Deixa de ler a wikipedia.

      • Alex says:

        Já alguma vez contribuíste para o desenvolvimento de um OS? O que disse não veio da wikipedia, mas sim de anos de experiência…. Já contribuo à bastante tempo para desenvolvimento em que usamos puramente uma distribuição cuja kernel é a linux kernel…. (OpenSUSE = OS). Referindo Linux estás apenas a referir-te a kernel que existe no OS. Por outro lado se te referires ao Windows(Produto) esse actualmente tem uma Windows NT based kernel(kernel essa que originou no windows NT)…. Não tem nada de DOS actualmente…

  17. Alex says:

    Era mais concreto dizer…. na arquitectura x86_64 em desktop/laptop o mais usado é….. x,y,z…. pq se o artigo se referir no global em x86_64 o mais usado linux based O.S.s em larga percentagem.

  18. Pedro L says:

    KDE neon + Windws 10

  19. wtvlol says:

    Windows 7 64bits.

  20. Miguel A. says:

    Esqueceram-se de meter o Chrome OS que é espectacular. Consegui instalar em dois portáteis e é muito rápido, leve, permite instalação de apps android e Linux Debian.

  21. Mário Oliveira says:

    MAC OS

  22. KF says:

    Agora uso Fedora Spin KDE NEON depois de um update me dar BSOD no w10 e aparentemente vou ficar com ele por muitos anos, o PC é super rápido agora, com o Windows 10 era uma lesma.

    É tão bom chegar ao PC passado uma semana e só ter uns 500mb de lixo… Se fosse no Windows 10 passado 1 semana teria 10gb e 9 deles seriam cache do Windows…

  23. R!cardo says:

    Eu escolho outro: HiveOS

  24. Eduardo Silva says:

    Lamentavelmente uma das maiores distros dos últimos anos não está no questionário: Manjaro, e a qual uso há vários anos como principal. Coloquei Arch.

  25. VC says:

    26% para Distribuições Linux não está mau

  26. VC says:

    Linux Mint e Debian (raspberry) em casa, redhat e ubuntu no trabalho. Os meus pais de 65 anos usam Mint no pc pessoal sem no problema e dificuldades 🙂

  27. alt.menino says:

    1° Kodachi – 2° Manjaro – 3° Windows

  28. Mr. xXx says:

    E vai ser o futuro.
    Ainda que acreditem, que não seja bom (ou viável, ou outra opinião), com exceção, claro está, de toda a classe de operários fabris e restauração

  29. André Magalhães says:

    Neste momento tenho um notebook intel atom 1.6 GHz 2 GB RAM com AntiX Linux e um portatil AMD 2.00 GHz Quad Core 4 GB RAM com dual boot Windows 8.1 e SparkyLinux.

  30. Adson Joan says:

    Linux Mint

  31. Alex says:

    Se formos dizer que a arquitetura é x86/x86_64 e é IBM PC Compatible…. o OS mais usado é um Linux kernel based OS.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title="" rel=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Aviso: Todo e qualquer texto publicado na internet através deste sistema não reflete, necessariamente, a opinião deste site ou do(s) seu(s) autor(es). Os comentários publicados através deste sistema são de exclusiva e integral responsabilidade e autoria dos leitores que dele fizerem uso. A administração deste site reserva-se, desde já, no direito de excluir comentários e textos que julgar ofensivos, difamatórios, caluniosos, preconceituosos ou de alguma forma prejudiciais a terceiros. Textos de caráter promocional ou inseridos no sistema sem a devida identificação do seu autor (nome completo e endereço válido de email) também poderão ser excluídos.